CONCURSO LOCAL DE ACESSO (REGIME NORMAL)
1. REQUISITOS GERAIS
PROVAS DE INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS
Uma das condições de candidatura à matricula e inscrição no ensino superior em Portugal é a titularidade das provas de ingresso que permitem avaliar a capacidade para a frequência do curso pretendido. Existem três vias para a sua obtenção:
a) Como estudante do ensino secundário português
Para os estudantes titulares de um curso de ensino secundário português as provas de ingresso concretizam-se através da realização de exames finais nacionais do ensino secundário. Podem apresentar-se ao concurso de acesso à Licenciatura em Música os candidatos titulares de curso do ensino secundário (12º ano) com aprovação, em exame nacional, numa das seguintes provas:
- Filosofia
- Geometria Descritiva
- História da Cultura e das Artes
- Inglês
- Matemática
- Português
b) Como estudante do ensino profissional ou do ensino artístico especializado português
Para os alunos provenientes do ensino profissional ou dos cursos do ensino artístico especializado, as provas de ingresso concretizam-se através da realização de exames finais nacionais. Podem apresentar-se ao concurso de acesso à Licenciatura em Música os candidatos com aprovação, em exame nacional, numa das seguintes provas:
- Filosofia
- Geometria Descritiva
- História da Cultura e das Artes
- Inglês
- Matemática
- Português
ATENÇÃO: Estes estudantes deverão ainda verificar junto da Escola Secundária onde realizarem os exames nacionais se reúnem todas as condições necessárias para obterem a ficha ENES (Exames Nacionais do Ensino Secundário). Sem a Ficha ENES não é possível efectuar a candidatura ao Ensino Superior em Portugal. Recomendamos a leitura do seguinte artigo, muito breve mas explicativo de como obter a Ficha ENES: https://uniarea.com/8-coisas-que-deves-saber-sobre-a-ficha-enes/ |
c) Como estudante de cursos não portugueses equivalentes ao ensino secundário português
Para os estudante titulares de cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português, as provas de ingresso podem ser substituidas por exames finais de disciplinas daqueles cursos, no termos do disposto no artigo 20.º -A do Decreto-Lei nº 296-A/98, de 25 de setembro, na sua deliberação nº1043/2021. Para mais informações (carregue aqui).
2. REQUISITOS ESPECÍFICOS DA LICENCIATURA EM MÚSICA
Tendo em conta o carácter particular do curso de Licenciatura em Música enquanto formação ao nível de ensino superior artístico é esperado que o candidato tenha previamente adquirido um conjunto de competências e conhecimentos mínimos, específicos da área da Música onde pretende prosseguir os seus estudos. Como tal, o candidato será sujeito a uma série de provas de avaliação destas mesmas competências e conhecimentos, cujos elementos de avaliação para cada Variante/Ramo se apresentam de seguida.
2.1 - Variante de Jazz
PROVA ESPECÍFICA
A avaliação dos candidatos a qualquer Ramo da Variante de Jazz é efetuada através de uma Prova Específica. Esta consiste numa série de testes práticos e teóricos onde o candidato terá de demostrar capacidades referentes ao Ramo pretendido.
IMPORTANTE: Os candidatos com avaliação inferior a 10 (dez) valores, ou que FALTEM à Prova Específica estarão imediatamente EXCLUÍDOS do Concurso de Acesso à Licenciatura em Música. |
Conteúdos Programáticos e Critérios de Avaliação
A cada ano de candidaturas, os conteúdos e critérios de avaliação das Provas Específicas para os Ramos da Variante de Jazz são publicados no site da ESML, à data anunciada no Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música.
Datas das Provas Específicas
Para cada ano letivo é anunciada qual a semana de realização de todas as Provas Específicas, no correspondente Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música. Posteriormente são anunciadas no site da ESML a(s) data(s) da(s) Prova(s) para cada Variante/Ramo.
2.2 - Variante de Execução (todos os ramos) | Variante de Composição, Direcção e Formação Musical
Para todos os Ramos da Variante de Execução, e da Variante de Composição, Direcção e Formação Musical, a avaliação dos candidatos é efetuada através dos seguintes elementos:
2.2.1 - Prova Específica
A Prova Específica consiste numa série de testes práticos e teóricos onde o candidato terá de demostrar capacidades referentes ao Ramo pretendido.
IMPORTANTE: Os candidatos com avaliação inferior a 10 (dez) valores, ou que FALTEM à Prova Específica estarão imediatamente EXCLUÍDOS do Concurso de Acesso à Licenciatura em Música. |
Conteúdos Programáticos e Critérios de Avaliação
A cada ano de candidaturas, os conteúdos e critérios de avaliação das Provas Específicas para os Ramos da Variante de Execução, e Variante de Composição, Direcção e Formação Musical são publicados no site da ESML, à data anunciada no Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música.
Datas das Provas Específicas
Para cada ano letivo é anunciada qual a semana de realização de todas as Provas Específicas, no correspondente Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música. Posteriormente são anunciadas no site da ESML a(s) data(s) da(s) Prova(s) para cada Variante/Ramo.
2.2.2 - Prova de Conhecimentos Gerais de Música (PCGM)
A Prova de Conhecimentos Gerais de Música pretende avaliar de um modo transversal as competências e conhecimentos musicais do candidato, no sentido de garantir os mínimos necessários para a frequência da Licenciatura em Música na ESML. Consiste num teste em duas partes:
- Formação Auditiva:
- Ditado de melodia;
- Análise harmónica auditiva, escrita do baixo e cifra harmónica;
- Ditado Polifónico;
- Ditado Rítmico;
- Análise e História da Música.
NOTA: Apenas os candidatos que tenham obtido avaliação positiva na Prova Específica poderão realizar a PCGM. |
Prova Modelo
Uma prova modelo poderá ser consultada AQUI.
Classificação e aprovação na PCGM
A classificação da Prova de Conhecimentos Gerais de Música é a media aritmética simples das classificações das duas partes que a integram, arredondada às unidades, considerando como unidade a fracção não inferior às cinco décimas. São aprovados os candidatos que obtenham nesta prova classificação igual ou superior a 8 valores, desde que não obtenham nota inferior a 5 valores em nenhuma das suas partes.
IMPORTANTE: Os candidatos que REPROVEM ou FALTEM à PCGM estarão imediatamente EXCLUÍDOS do Concurso de Acesso à Licenciatura em Música. |
Condições para dispensa da PCGM
Estão em condições de ser dispensados das provas de conhecimentos gerais de música, se assim o desejarem, os candidatos que reúnam uma das seguintes condições,até ao final do ano letivo em que ocorre o concurso:
a) Terem concluído um curso secundário de Música;
b) Terem concluído um curso profissional de Música;
c) Terem frequência de um curso superior de Música;
d) O 8º grau de Formação Musical, o 3º de Análise e Técnicas de Composição e o 3º de História da Música;
O preenchimento destes critérios deverá ser demonstrado através da prova legal das habilitações que lhes permitem obter a dispensa
Os candidatos que fizerem provas específicas para DCFM estão dispensados da componente de Formação Auditiva, contudo tem de realizar a prova de Análise e História da Música.
3. NOTA DE CANDIDATURA, SERIAÇÃO E COLOCAÇÃO
A seriação dos candidatos para matrícula e inscrição no ciclo de estudos é realizada com base numa nota de candidatura. A nota de candidatura é a resultante do cálculo, até às décimas, da seguinte expressão:
NC = (0,9 x PE) + (0,1 x HA)
em que:
NC = Nota de candidatura;
PE = Nota obtida na prova específica
HA = Classificação final da habilitação com que se candidata (constante no ponto 8 da Ficha ENES)
Colocação nas vagas
A colocação dos candidatos nas vagas fixadas é feita por ordem decrescente da lista seriada elaborada. O resultado final exprime-se através de uma das seguintes situações: colocado, não colocado, excluído.
4. PROCESSO DE CANDIDATURA
4.1 - Documentos necessários
- Certificado do 12º ano ou declaração de frequência do 12º ano (só para candidatos que estão a frequentar o 12º ano);
- Cópia do cartão de cidadão (para efeitos de candidatura);
- 1 fotografia tipo passe em formato digital (jpg);
- Requerimento a solicitar a dispensa da PCGM (carregue aqui) entregar a cópia digital (pdf) no portal CSSnet, durante o processo de candidatura ;
- Ficha ENES emitida no ano de candidatura, a submeter no portal até ao dia 7 de agosto.
ENTREGA DE DOCUMENTOS EM FORMATO DIGITAL
Todos os documentos a serem entregues em formato digital deverão corresponder ao tipo requerido, habitualmente .jpg ou .pdf. Caso necessite de converter os ficheiros para o tipo correcto, aconselhamos a utilização das seguintes ferramentas:
- Conversão e união de vários documentos para um único ficheiro .pdf - topdf.com
- Converter ficheiros de vários tipos em ficheiros tipo .jpg - iloveimg.com
- Agrupar vários documentos num único ficheiro comprimido - ezyzip.com
4.2 - Iniciar o processo de candidatura
ANTES DE COMEÇAR
a) Certifique-se do Concurso de Acesso pelo qual pretende candidatar-se.
A escolha é unicamente da responsabilidade do candidato e não será possível efectuar troca de Concurso após a formalização da candidatura.
b) Prepare todos os documentos descritos no ponto 4.1.
c) Garanta que tem acesso a um computador ou dispositivo móvel com ligação à internet.
Todo o processo de candidatura é realizado online.
c) Certifique-se que tem acesso a uma conta de email funcional.
Irá receber via email os dados do seu registo no portal das candidaturas.
d) De preferência, utilize um dos seguintes browsers para aceder ao portal das candidaturas:
- Mozilla Firefox (download);
- Google Chrome (download).
PROCESSO DE CANDIDATURA
O candidato deverá realizar a sua candidatura online, dentro dos prazos estabelecidos pelo Calendário das Candidaturas correspondente a cada ano letivo.
1) Aceder ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet. O portal não estará disponível para candidaturas antes e depois do prazo estipulado.
2) Seleccionar o menu "Candidaturas".
3) Seleccionar o Concurso/Regime de Acesso pretendido.
4) Criar um novo Registo de Utilizador.
5) Ler e aceitar os Termos e Condições.
6) Preencher os campos para criação de um novo Registo.
ATENÇÃO: o Nome de Utilizador deverá ser apenas em letras minúsculas, e não deverá conter espaços nem acentos.
7) Clicar em "Submeter".
8) Entrar na conta de email que introduziu para registo. Deverá ter recebido um email com um pedido de confirmação do Registo que acabou de realizar.
9) Clicar no link de confirmação apresentado no email.
10) Regressar ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet, e clicar em "Entrar/Registar", no canto superior direito do ecrã.
11) Introduzir, na zona "Autenticação", o Nome de Utilizador e Password que escolheu.
12) Prosseguir com a candidatura cicando no link "Seleccionar regime".
13) Iniciar o preenchimento da candidatura clicando no botão "Seguinte".
14) Preencher os campos com os dados requeridos. No final clicar no botão "Seguinte".
15) Seleccione o Curso a que se pretende candidatar. Depois cique no botão "Seguinte".
15b) APENAS PARA REGIME DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR (se não escolheu candidatar-se por este Concurso de Acesso, salte para o passo 16)
Preencher os campos com a informação requerida. Depois clicar em "Seguinte"
16) Preencher os campos com os seus dados pessoais. Depois clicar em "Seguinte".
17) Seleccione a Área de Especialização a que se candidata (Variante/Ramo). Não necessitará de realizar nenhuma acção para o item "Taxa de candidatura". Depois clique no botão "Seguinte".
18) Carregue os documentos descritos no ponto 4.1, clicando no botão "Browse" do item correspondente. No final clique no botão "Seguinte".
ATENÇÃO:
a) Os documentos digitais a serem enviados deverão estar disponíveis numa pasta de ficheiros do dispositivo (computador, tablet, smartphone) a partir do qual se encontra a fazer a candidatura.
b) Para cada item só poderá carregar um ficheiro. Se necessitar de agrupar documentos com várias partes num único ficheiro, recomendamos que leia a secção "ENTREGA DE DOCUMENTOS EM FORMATO DIGITAL" no final do ponto 4.1.
c) A candidatura só poderá ser finalizada após ter entregue todos os documentos obrigatórios.
d) Se necessitar de informações adicionais sobre algum documento, passe o cursor sobre o ponto de interrogação (?) ao lado da descrição.
19) Nesta altura deverá ser-lhe apresentado um Resumo da Candidatura. Confirme que todos os dados que introduziu anteriormente estão correctos. No final clique no botão "Finalizar".
20) Neste passo deverá realizar a Formalização da Candidatura. Ser-lhe-á pedido que, uma vez mais, confirme os dados introduzidos. Se necessitar de alterar algum dos campos clique em "Alterar Dados Candidatura". Se tudo estiver correcto seleccione a opção "Formalizar Candidatura".
21) A sua candidatura terá sido formalizada. Descarregue os documentos (.pdf) para "Pagamentos de Pré-Requisitos" e o "Comprovativo Candidatura". Ambos serão necessários para as fases seguintes do processo. Deverá também receber um email com a confirmação da formalização da candidatura.
22) Poderá agora proseguir para o ponto "4.3 - Pagamento da taxa de candidatura".
4.3 - Pagamento da taxa de candidatura
O valor fixado para a Taxa de Candidatura ao Concurso Local de Acesso na Licenciatura em Música é de:
82,00 euros (oitenta e dois euros).
O pagamento da taxa de candidatura apenas poderá ser realizado após ter sido formalizada a candidatura (ver 4.2). O candidato deverá utilizar as informações facultadas no documento "Pagamentos de Pré-Requisitos", disponível para descarga no final do processo de candidatura.
A taxa de candidatura deverá ser paga através da rede de Caixas Automáticas Multibanco, seleccionando a operação "Pagamentos" -> "Pagamentos de Serviços em Euros". A Referência MB estará diponível entre 24 a 48h úteis após o momento de formalização da candidatura.
Deverá realizar o pagamento da Taxa de Candiatura no máximo até à data limite apresentada no documento "Pagamento de Pré-Requisitos". Se o pagamento não for efectuado até esta data, a candidatura será considerada como inválida.
IMPORTANTE: Em caso de desistência do candidato o pagamento da taxa de candidatura não lhe será reembolsado. |
CONCURSOS ESPECIAIS
Os regulamentos encontram-se de acordo com o Decreto de Lei n.º113/2014, de 16 de Junho, que regula os concursos especiais para acesso e ingresso no ensino superior.
MAIORES DE 23 ANOS
Regulamento do Concurso Especial Maiores de 23 Anos
Os regulamentos encontram-se de acordo com o Decreto de Lei n.º113/2014, de 16 de Junho, que regula os concursos especiais para acesso e ingresso no ensino superior.
1. REQUISITOS GERAIS
Podem apresenta-se ao concurso de acess o à Licenciatura em Música os candidatos que:
- Sejam maiores de 23 anos; (A legislação não estabelece um limite máximo de idade para a inscrição e realização das provas, mas define um limite mínimo em que, para que o estudante se possa inscrever, tem de ter 23 anos completos até 31 de dezembro do ano em que antecede essa realização).
- Não sejam titulares da habilitação de acesso ao ensino superior; (De acordo com o regulamento específico destas provas previstas no Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho e pelo despacho nº 2241/2018).
2. REQUISITOS ESPECÍFICOS DA LICENCIATURA EM MÚSICA
Tendo em conta o carácter particular do curso de Licenciatura em Música enquanto formação ao nível de ensino superior artístico é esperado que o candidato tenha previamente adquirido um conjunto de competências e conhecimentos mínimos, específicos da área da Música onde pretende prosseguir os seus estudos. Como tal, o candidato será sujeito a uma série de provas de avaliação destas mesmas competências e conhecimentos, cujos elementos de avaliação para cada Variante/Ramo se apresentam de seguida.
2.1 - Variante de Jazz
Para todos os Ramos da Variante de Jazz, a avaliação dos candidatos é efetuada através dos seguintes elementos:
2.1.1 - Prova Específica
A avaliação dos candidatos a qualquer Ramo da Variante de Jazz é compreende uma Prova Específica. Esta consiste numa série de testes práticos e teóricos onde o candidato terá de demostrar capacidades referentes ao Ramo pretendido.
IMPORTANTE: Os candidatos com avaliação inferior a 10 (dez) valores, ou que FALTEM à Prova Específica estarão imediatamente EXCLUÍDOS do Concurso de Acesso à Licenciatura em Música. |
Conteúdos Programáticos e Critérios de Avaliação
A cada ano de candidaturas, os conteúdos e critérios de avaliação das Provas Específicas para os Ramos da Variante de Jazz são publicados no site da ESML, à data anunciada no Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música.
Datas das Provas Específicas
Para cada ano lectivo é anunciada qual a semana de realização de todas as Provas Específicas, no correspondente Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música. Posteriormente são anunciadas no site da ESML a(s) data(s) da(s) Prova(s) para cada Variante/Ramo.
2.1.2 - Apreciação do currículo escolar e profissional do candidato
A apreciação do currículo escolar e profissional do candidato privilegiará a experiência profissional, tendo este critério como objetivo avaliar o nível de preparação adquirido ao longo da vida, em resultado de formação ou de experiência, para a frequência do curso superior a que o candidato concorre.
2.1.3 - Entrevista
A entrevista destina-se a esclarecer questões relativas ao currículo e à experiência profissional do candidato, bem como a sua disponibilidade para os cumprimentos das obrigações escolares. Irão ainda ser avaliadas as motivações para a escolha do curso apresentadas pelo candidato.
2.2 - Variante de Execução (todos os ramos) | Variante de Composição, Direcção e Formação Musical
Para todos os Ramos da Variante de Execução, e da Variante de Composição, Direcção e Formação Musical, a avaliação dos candidatos é efetuada através dos seguintes elementos:
2.2.1 - Prova de Avaliação de Conhecimentos e Competências
A Prova de Avaliação de Conhecimentos e Competências consiste em duas provas distintas, nomeadamente:
2.2.1.1 - Prova Específica
A Prova Específica consiste numa série de testes práticos e teóricos onde o candidato terá de demostrar capacidades referentes ao Ramo pretendido.
IMPORTANTE: Os candidatos com avaliação inferior a 10 (dez) valores, ou que FALTEM à Prova Específica estarão imediatamente EXCLUÍDOS do Concurso de Acesso à Licenciatura em Música. |
Conteúdos Programáticos e Critérios de Avaliação
A cada ano de candidaturas, os conteúdos e critérios de avaliação das Provas Específicas para os Ramos da Variante de Execução, e Variante de Composição, Direcção e Formação Musical são publicados no site da ESML, à data anunciada no Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música.
Datas das Provas Específicas
Para cada ano lectivo é anunciada qual a semana de realização de todas as Provas Específicas, no correspondente Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música. Posteriormente são anunciadas no site da ESML a(s) data(s) da(s) Prova(s) para cada Variante/Ramo.
2.2.1.2 - Prova de Conhecimentos Gerais de Música (PCGM)
A Prova de Conhecimentos Gerais de Música pretende avaliar de um modo transversal as competências e conhecimentos musicais do candidato, no sentido de garantir os mínimos necessários para a frequência da Licenciatura em Música na ESML. Consiste num teste em duas partes:
- Formação Auditiva:
- Ditado de melodia;
- Análise harmónica auditiva ? escrita do baixo e cifra harmónica;
- Ditado Polifónico;
- Ditado Rítmico;
- Análise e História da Música.
NOTA: Apenas os candidatos que tenham obtido avaliação positiva na Prova Específica poderão realizar a PCGM. |
Prova Modelo
Uma prova modelo poderá ser consultada AQUI.
Classificação e aprovação na PCGM
A classificação da Prova de Conhecimentos Gerais de Música é a media aritmética simples das classificações das duas partes que a integram, arredondada às unidades, considerando como unidade a fracção não inferior às cinco décimas. São aprovados os candidatos que obtenham nesta prova classificação igual ou superior a 8 valores, desde que não obtenham nota inferior a 5 valores em nenhuma das suas partes.
IMPORTANTE: Os candidatos que REPROVEM ou FALTEM à PCGM estarão imediatamente EXCLUÍDOS do Concurso de Acesso à Licenciatura em Música. |
Condições para dispensa da PCGM
Estarão dispensados da PCGM os candidatos que preeencham pelo menos um dos seguintes critérios.
a) tenham concluído ou estejam em condições de concluir cumulativamente o 8º grau de Formação Musical ou equivalente, o 3º ano de Análise e Técnicas de Composição ou equivalente, e o 3º ano de História da Música, História da Cultura e das Artes ou equivalente, até ao final do corrente ano lectivo;
b) tenham concluído um curso profissional de Música ou um curso de ensino articulado de Música.
O preenchimento destes critérios deverá ser demonstrado através da prova legal das habilitações que lhes permitem obter a dispensa.
2.1.2 - Apreciação do currículo escolar e profissional do candidato
A apreciação do currículo escolar e profissional do candidato privilegiará a experiência profissional, tendo este critério como objetivo avaliar o nível de preparação adquirido ao longo da vida, em resultado de formação ou de experiência, para a frequência do curso superior a que o candidato concorre.
2.1.3 - Entrevista
A entrevista destina-se a esclarecer questões relativas ao currículo e à experiência profissional do candidato, bem como a sua disponibilidade para os cumprimentos das obrigações escolares. Irão ainda ser avaliadas as motivações para a escolha do curso apresentadas pelo candidato.
3. NOTA DE CANDIDATURA, SERIAÇÃO E COLOCAÇÃO
A seriação dos candidatos à matrícula e inscrição na Licenciatura em Música é realizada com base na nota de candidatura. A nota de candidatura é a resultante do cálculo, até às décimas, da seguinte expressão:
NC = (0,80 x PE) + (0,15 x CV) + (0,05 x E)
em que:
NC = Nota de candidatura;
PE = Nota obtida na prova específica;
CV = Nota obtida na avaliação do currículo escolar e profisisonal do candidato;
E = Nota obtida na entrevista.
Colocação nas vagas
A colocação dos candidatos nas vagas fixadas é feita por ordem decrescente da lista seriada elaborada. O resultado final exprime-se através de uma das seguintes situações: colocado, não colocado, excluído.
4. PROCESSO DE CANDIDATURA
4.1 - Documentos necessários
- 1 fotografia tipo passe em formato digital (.jpg);
- Cópia digital do documento comprovativo da titularidade da habilitação com que o estudante se candidata (.pdf);
- Curriculum Profissional e Académico em formato digital (.pdf);
- Carta de motivação ao curso (1 página A4, formato .pdf).
Para os candidatos em condições de dispensa da Prova de Conhecimentos Gerais de Música (PCGM), conforme o ponto 2.2.2 do presente Regulamento
a) Se já possui o Comprovativo à data da candidatura: b) Se ainda se encontra em processo de conclusão do curso/disciplinas do Conservatório: |
ENTREGA DE DOCUMENTOS EM FORMATO DIGITAL
Todos os documentos a serem entregues em formato digital deverão corresponder ao tipo requerido, habitualmente .jpg ou .pdf. Caso necessite de converter os ficheiros para o tipo correcto, aconselhamos a utilização das seguintes ferramentas:
- Conversão e união de vários documentos para um único ficheiro .pdf - topdf.com
- Converter ficheiros de vários tipos em ficheiros tipo .jpg - iloveimg.com
- Agrupar vários documentos num único ficheiro comprimido - ezyzip.com
4.2 - Iniciar o processo de candidatura
ANTES DE COMEÇAR
a) Certifique-se do Concurso de Acesso pelo qual pretende candidatar-se.
A escolha é unicamente da responsabilidade do candidato e não será possível efectuar troca de Concurso após a formalização da candidatura.
b) Prepare todos os documentos descritos no ponto 4.1.
c) Garanta que tem acesso a um computador ou dispositivo móvel com ligação à internet.
Todo o processo de candidatura é realizado online.
c) Certifique-se que tem acesso a uma conta de email funcional.
Irá receber via email os dados do seu registo no portal das candidaturas.
d) De preferência, utilize um dos seguintes browsers para aceder ao portal das candidaturas:
- Mozilla Firefox (download);
- Google Chrome (download).
PROCESSO DE CANDIDATURA
O candidato deverá realizar a sua candidatura online, dentro dos prazos estabelecidos pelo Calendário das Candidaturas correspondente a cada ano lectivo.
1) Aceder ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet. O portal não estará disponível para candidaturas antes e depois do prazo estipulado.
2) Seleccionar o menu "Candidaturas".
3) Seleccionar o Concurso/Regime de Acesso pretendido.
4) Criar um novo Registo de Utilizador.
5) Ler e aceitar os Termos e Condições.
6) Preencher os campos para criação de um novo Registo.
ATENÇÃO: o Nome de Utilizador deverá ser apenas em letras minúsculas, e não deverá conter espaços nem acentos.
7) Clicar em "Submeter".
8) Entrar na conta de email que introduziu para registo. Deverá ter recebido um email com um pedido de confirmação do Registo que acabou de realizar.
9) Clicar no link de confirmação apresentado no email.
10) Regressar ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet, e clicar em "Entrar/Registar", no canto superior direito do ecrã.
11) Introduzir, na zona "Autenticação", o Nome de Utilizador e Password que escolheu.
12) Prosseguir com a candidatura cicando no link "Seleccionar regime".
13) Iniciar o preenchimento da candidatura clicando no botão "Seguinte".
14) Preencher os campos com os dados requeridos. No final clicar no botão "Seguinte".
15) Seleccione o Curso a que se pretende candidatar. Depois cique no botão "Seguinte".
15b) APENAS PARA REGIME DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR (se não escolheu candidatar-se por este Concurso de Acesso, salte para o passo 16)
Preencher os campos com a informação requerida. Depois clicar em "Seguinte"
16) Preencher os campos com os seus dados pessoais. Depois clicar em "Seguinte".
17) Seleccione a Área de Especialização a que se candidata (Variante/Ramo). Não necessitará de realizar nenhuma acção para o item "Taxa de candidatura". Depois clique no botão "Seguinte".
18) Carregue os documentos descritos no ponto 4.1, clicando no botão "Browse" do item correspondente. No final clique no botão "Seguinte".
ATENÇÃO:
a) Os documentos digitais a serem enviados deverão estar disponíveis numa pasta de ficheiros do dispositivo (computador, tablet, smartphone) a partir do qual se encontra a fazer a candidatura.
b) Para cada item só poderá carregar um ficheiro. Se necessitar de agrupar documentos com várias partes num único ficheiro, recomendamos que leia a secção "ENTREGA DE DOCUMENTOS EM FORMATO DIGITAL" no final do ponto 4.1.
c) A candidatura só poderá ser finalizada após ter entregue todos os documentos obrigatórios.
d) Se necessitar de informações adicionais sobre algum documento, passe o cursor sobre o ponto de interrogação (?) ao lado da descrição.
19) Nesta altura deverá ser-lhe apresentado um Resumo da Candidatura. Confirme que todos os dados que introduziu anteriormente estão correctos. No final clique no botão "Finalizar".
20) Neste passo deverá realizar a Formalização da Candidatura. Ser-lhe-á pedido que, uma vez mais, confirme os dados introduzidos. Se necessitar de alterar algum dos campos clique em "Alterar Dados Candidatura". Se tudo estiver correcto seleccione a opção "Formalizar Candidatura".
21) A sua candidatura terá sido formalizada. Descarregue os documentos (.pdf) para "Pagamentos de Pré-Requisitos" e o "Comprovativo Candidatura". Ambos serão necessários para as fases seguintes do processo. Deverá também receber um email com a confirmação da formalização da candidatura.
22) Poderá agora proseguir para o ponto "4.3 - Pagamento da taxa de candidatura".
4.3 - Pagamento da taxa de candidatura
O valor fixado para a Taxa de Candidatura ao Concurso de Acesso para Maiores de 23 Anos na Licenciatura em Música é de:
- 63,00 (sessenta e três euros).
O pagamento da taxa de candidatura apenas poderá ser realizado após ter sido formalizada a candidatura (ver 4.2). O candidato deverá utilizar as informações facultadas no documento "Pagamentos de Pré-Requisitos", disponível para descarga no final do processo de candidatura.
A taxa de candidatura deverá ser paga através da rede de Caixas Automáticas Multibanco, seleccionando a operação "Pagamentos" -> "Pagamentos de Serviços em Euros". A Referência MB estará diponível entre 24 a 48h úteis após o momento de formalização da candidatura.
Deverá realizar o pagamento da Taxa de Candiatura no máximo até à data limite apresentada no documento "Pagamento de Pré-Requisitos". Se o pagamento não for efectuado até esta data, a candidatura será considerada como inválida.
Após o pagamento poderá validar a conclusão acedendo ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet com as suas credenciais.
IMPORTANTE: Em caso de desistência do candidato o pagamento da taxa de candidatura não lhe será reembolsado. |
TITULARES DE CURSOS SUPERIORES
1. REQUISITOS GERAIS
O concurso especial abrange os estudantes que sejam titulares de pelo menos um dos seguintes graus:
- Bacharel;
- Licenciado;
- Mestre;
- Doutor;
E que, cumulativamente, reúnam as condições fixadas pela Instituição de Ensino Superior (IES).
Os titulares de habilitações estrangeiras (que não estejam abrangidos pelo Estatuto de Estudante Internacional) apenas poderão apresentar candidatura ao presente concurso, desde que, nos termos das disposições legais em vigor, sejam titulares de reconhecimento de grau académico superior.
ATENÇÃO: Os estudantes que estejam abrangidos pelo estatuto do estudante internacional regulado pelo Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto, não podem candidatar-se ao concurso. |
2. REQUISITOS ESPECÍFICOS DA LICENCIATURA EM MÚSICA
Tendo em conta o carácter particular do curso de Licenciatura em Música enquanto formação ao nível de ensino superior artístico é esperado que o candidato tenha previamente adquirido um conjunto de competências e conhecimentos mínimos, específicos da área da Música onde pretende prosseguir os seus estudos. Como tal, o candidato será sujeito a uma série de provas de avaliação destas mesmas competências e conhecimentos, cujos elementos de avaliação para cada Variante/Ramo se apresentam de seguida.
2.1 - Variante de Jazz
PROVA ESPECÍFICA
A avaliação dos candidatos a qualquer Ramo da Variante de Jazz é efetuada através de uma Prova Específica. Esta consiste numa série de testes práticos e teóricos onde o candidato terá de demostrar capacidades referentes ao Ramo pretendido.
IMPORTANTE: Os candidatos com avaliação inferior a 10 (dez) valores, ou que FALTEM à Prova Específica estarão imediatamente EXCLUÍDOS do Concurso de Acesso à Licenciatura em Música. |
Conteúdos Programáticos e Critérios de Avaliação
A cada ano de candidaturas, os conteúdos e critérios de avaliação das Provas Específicas para os Ramos da Variante de Jazz são publicados no site da ESML, à data anunciada no Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música.
Datas das Provas Específicas
Para cada ano lectivo é anunciada qual a semana de realização de todas as Provas Específicas, no correspondente Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música. Posteriormente são anunciadas no site da ESML a(s) data(s) da(s) Prova(s) para cada Variante/Ramo.
2.2 - Variante de Execução (todos os ramos) | Variante de Composição, Direcção e Formação Musical
Para todos os Ramos da Variante de Execução, e da Variante de Composição, Direcção e Formação Musical, a avaliação dos candidatos é efetuada através dos seguintes elementos:
2.2.1 - Prova Específica
A Prova Específica consiste numa série de testes práticos e teóricos onde o candidato terá de demostrar capacidades referentes ao Ramo pretendido.
IMPORTANTE: Os candidatos com avaliação inferior a 10 (dez) valores, ou que FALTEM à Prova Específica estarão imediatamente EXCLUÍDOS do Concurso de Acesso à Licenciatura em Música. |
Conteúdos Programáticos e Critérios de Avaliação
A cada ano de candidaturas, os conteúdos e critérios de avaliação das Provas Específicas para os Ramos da Variante de Execução, e Variante de Composição, Direcção e Formação Musical são publicados no site da ESML, à data anunciada no Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música.
Datas das Provas Específicas
Para cada ano letivo é anunciada qual a semana de realização de todas as Provas Específicas, no correspondente Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música. Posteriormente são anunciadas no site da ESML a(s) data(s) da(s) Prova(s) para cada Variante/Ramo.
2.2.2 - Prova de Conhecimentos Gerais de Música (PCGM)
A Prova de Conhecimentos Gerais de Música pretende avaliar de um modo transversal as competências e conhecimentos musicais do candidato, no sentido de garantir os mínimos necessários para a frequência da Licenciatura em Música na ESML. Consiste num teste em duas partes:
- Formação Auditiva:
- Ditado de melodia;
- Análise harmónica auditiva ? escrita do baixo e cifra harmónica;
- Ditado Polifónico;
- Ditado Rítmico;
- Análise e História da Música.
NOTA: Apenas os candidatos que tenham obtido avaliação positiva na Prova Específica poderão realizar a PCGM. |
Prova Modelo
Uma prova modelo poderá ser consultada AQUI.
Classificação e aprovação na PCGM
A classificação da Prova de Conhecimentos Gerais de Música é a media aritmética simples das classificações das duas partes que a integram, arredondada às unidades, considerando como unidade a fracção não inferior às cinco décimas. São aprovados os candidatos que obtenham nesta prova classificação igual ou superior a 8 valores, desde que não obtenham nota inferior a 5 valores em nenhuma das suas partes.
IMPORTANTE: Os candidatos que REPROVEM ou FALTEM à PCGM estarão imediatamente EXCLUÍDOS do Concurso de Acesso à Licenciatura em Música. |
Condições para dispensa da PCGM
Estarão dispensados da PCGM os candidatos que preeencham pelo menos um dos seguintes critérios.
a) tenham concluído ou estejam em condições de concluir cumulativamente o 8º grau de Formação Musical ou equivalente, o 3º ano de Análise e Técnicas de Composição ou equivalente, e o 3º ano de História da Música, História da Cultura e das Artes ou equivalente, até ao final do corrente ano lectivo;
b) tenham concluído ou estejam em condições de concluir o Curso Secundário de Música, ou o Curso Secundário de Canto, ou o Curso Secundário de Canto Gregoriano ou um Curso Profissional de Música, até ao final do corrente ano lectivo.
O preenchimento destes critérios deverá ser demonstrado através de um Comprovativo de Conclusão correspondente, emitido pelo Conservatório frequentado pelo candidato.
3. NOTA DE CANDIDATURA, SERIAÇÃO E COLOCAÇÃO
A seriação dos candidatos para matrícula e inscrição no ciclo de estudos é realizada com base numa nota de candidatura. A nota de candidatura é a resultante do cálculo, até às décimas, da seguinte expressão:
NC = (0,9 x PE) + (0,1 x HA)
em que:
NC = Nota de candidatura;
PE = Nota obtida na prova específica
HA = Classificação final da habilitação com que se candidata (média final do curso com o qual se candidata)
Colocação nas vagas
A colocação dos candidatos nas vagas fixadas é feita por ordem decrescente da lista seriada elaborada. O resultado final exprime-se através de uma das seguintes situações: colocado, não colocado, excluído.
4. PROCESSO DE CANDIDATURA
4.1 - Documentos necessários
- Cópia do Cartão de Cidadão (frente e verso), do Estado-membro da União Europeia, de proveniência do candidato ou passaporte com respetivo visto de estudo ou, quando aplicável, do atestado de residência temporária ou permanente, em formato digital (.pdf);
- 1 fotografia tipo passe em formato digital (.jpg ou .pdf);
- Plano de estudos com a carga horária (publicação do DR ou documento autenticado pelos serviços académicos);
- Cópia digital do Certificado de conclusão de Curso do estabelecimento de proveniência (português ou estrangeiro) com a respetiva classificação final (.pdf);
- Requerimento a solicitar a dispensa da PCGM requerimento entregar a cópia digital (pdf) no portal CSSnet, durante o processo de candidatura ;
Para os candidatos em condições de dispensa da Prova de Conhecimentos Gerais de Música (PCGM), conforme o ponto 2.2.2 do presente Regulamento
a) Se já possui o Comprovativo à data da candidatura: b) Se ainda se encontra em processo de conclusão do curso/disciplinas do Conservatório: |
ENTREGA DE DOCUMENTOS EM FORMATO DIGITAL
Todos os documentos a serem entregues em formato digital deverão corresponder ao tipo requerido, habitualmente .jpg ou .pdf. Caso necessite de converter os ficheiros para o tipo correcto, aconselhamos a utilização das seguintes ferramentas:
- Conversão e união de vários documentos para um único ficheiro .pdf - topdf.com
- Converter ficheiros de vários tipos em ficheiros tipo .jpg - iloveimg.com
- Agrupar vários documentos num único ficheiro comprimido - ezyzip.com
4.2 - Iniciar o processo de candidatura
ANTES DE COMEÇAR
a) Certifique-se do Concurso de Acesso pelo qual pretende candidatar-se.
A escolha é unicamente da responsabilidade do candidato e não será possível efectuar troca de Concurso após a formalização da candidatura.
b) Prepare todos os documentos descritos no ponto 4.1.
c) Garanta que tem acesso a um computador ou dispositivo móvel com ligação à internet.
Todo o processo de candidatura é realizado online.
c) Certifique-se que tem acesso a uma conta de email funcional.
Irá receber via email os dados do seu registo no portal das candidaturas.
d) De preferência, utilize um dos seguintes browsers para aceder ao portal das candidaturas:
- Mozilla Firefox (download);
- Google Chrome (download).
PROCESSO DE CANDIDATURA
O candidato deverá realizar a sua candidatura online, dentro dos prazos estabelecidos pelo Calendário das Candidaturas correspondente a cada ano lectivo.
1) Aceder ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet. O portal não estará disponível para candidaturas antes e depois do prazo estipulado.
2) Seleccionar o menu "Candidaturas".
3) Seleccionar o Concurso/Regime de Acesso pretendido.
4) Criar um novo Registo de Utilizador.
5) Ler e aceitar os Termos e Condições.
6) Preencher os campos para criação de um novo Registo.
ATENÇÃO: o Nome de Utilizador deverá ser apenas em letras minúsculas, e não deverá conter espaços nem acentos.
7) Clicar em "Submeter".
8) Entrar na conta de email que introduziu para registo. Deverá ter recebido um email com um pedido de confirmação do Registo que acabou de realizar.
9) Clicar no link de confirmação apresentado no email.
10) Regressar ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet, e clicar em "Entrar/Registar", no canto superior direito do ecrã.
11) Introduzir, na zona "Autenticação", o Nome de Utilizador e Password que escolheu.
12) Prosseguir com a candidatura cicando no link "Seleccionar regime".
13) Iniciar o preenchimento da candidatura clicando no botão "Seguinte".
14) Preencher os campos com os dados requeridos. No final clicar no botão "Seguinte".
15) Seleccione o Curso a que se pretende candidatar. Depois cique no botão "Seguinte".
15b) APENAS PARA REGIME DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR (se não escolheu candidatar-se por este Concurso de Acesso, salte para o passo 16)
Preencher os campos com a informação requerida. Depois clicar em "Seguinte"
16) Preencher os campos com os seus dados pessoais. Depois clicar em "Seguinte".
17) Seleccione a Área de Especialização a que se candidata (Variante/Ramo). Não necessitará de realizar nenhuma acção para o item "Taxa de candidatura". Depois clique no botão "Seguinte".
18) Carregue os documentos descritos no ponto 4.1, clicando no botão "Browse" do item correspondente. No final clique no botão "Seguinte".
ATENÇÃO:
a) Os documentos digitais a serem enviados deverão estar disponíveis numa pasta de ficheiros do dispositivo (computador, tablet, smartphone) a partir do qual se encontra a fazer a candidatura.
b) Para cada item só poderá carregar um ficheiro. Se necessitar de agrupar documentos com várias partes num único ficheiro, recomendamos que leia a secção "ENTREGA DE DOCUMENTOS EM FORMATO DIGITAL" no final do ponto 4.1.
c) A candidatura só poderá ser finalizada após ter entregue todos os documentos obrigatórios.
d) Se necessitar de informações adicionais sobre algum documento, passe o cursor sobre o ponto de interrogação (?) ao lado da descrição.
19) Nesta altura deverá ser-lhe apresentado um Resumo da Candidatura. Confirme que todos os dados que introduziu anteriormente estão correctos. No final clique no botão "Finalizar".
20) Neste passo deverá realizar a Formalização da Candidatura. Ser-lhe-á pedido que, uma vez mais, confirme os dados introduzidos. Se necessitar de alterar algum dos campos clique em "Alterar Dados Candidatura". Se tudo estiver correcto seleccione a opção "Formalizar Candidatura".
21) A sua candidatura terá sido formalizada. Descarregue os documentos (.pdf) para "Pagamentos de Pré-Requisitos" e o "Comprovativo Candidatura". Ambos serão necessários para as fases seguintes do processo. Deverá também receber um email com a confirmação da formalização da candidatura.
22) Poderá agora proseguir para o ponto "4.3 - Pagamento da taxa de candidatura".
4.3 - Pagamento da taxa de candidatura
O valor fixado para a Taxa de Candidatura ao Concurso de Acesso para Titulares de Cursos Superiores, na Licenciatura em Música é de:
- ? 63,00 (sessenta e três euros).
O pagamento da taxa de candidatura apenas poderá ser realizado após ter sido formalizada a candidatura (ver 4.2). O candidato deverá utilizar as informações facultadas no documento "Pagamentos de Pré-Requisitos", disponível para descarga no final do processo de candidatura.
A taxa de candidatura deverá ser paga através da rede de Caixas Automáticas Multibanco, seleccionando a operação "Pagamentos" -> "Pagamentos de Serviços em Euros". A Referência MB estará diponível entre 24 a 48h úteis após o momento de formalização da candidatura.
Deverá realizar o pagamento da Taxa de Candiatura no máximo até à data limite apresentada no documento "Pagamento de Pré-Requisitos". Se o pagamento não for efectuado até esta data, a candidatura será considerada como inválida.
Após o pagamento poderá validar a conclusão acedendo ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet com as suas credenciais.
IMPORTANTE: Em caso de desistência do candidato o pagamento da taxa de candidatura não lhe será reembolsado. |
REGIME DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR
REINGRESSO
O concurso de acesso à Licenciatura em Música por via de reingresso é aplicável apenas a estudantes que já frequentaram a ESML.
O reingresso é o ato pelo qual um estudante, após uma interrupção dos estudos num determinado curso e instituição de ensino superior, se matricula na mesma instituição e se inscreve no mesmo curso ou em curso que lhe tenha sucedido.
Entende-se por ?mesmo curso?, os cursos com idêntica designação e conduzindo à atribuição do mesmo grau ou os cursos com designações diferentes mas situados na mesma área científica, tendo objetivos semelhantes, ministrando uma formação científica similar e conduzindo:
a) À atribuição do mesmo grau;
b) À atribuição de grau diferente, quando tal resulte de um processo de modificação ou adequação entre um ciclo de estudos conducente ao grau de bacharel e um ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado ou entre um ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado e um ciclo de estudos integrado de mestrado.
Não tem limitações quantitativas, ou seja, não estão sujeitos a vagas.
PROCESSO DE CANDIDATURA
1. Documentos necessários
- Cópia do Cartão de Cidadão - frente e verso - em formato digital (.pdf);
- 1 fotografia tipo passe em formato digital (.jpg ou .pdf);
ENTREGA DE DOCUMENTOS EM FORMATO DIGITAL
Todos os documentos a serem entregues em formato digital deverão corresponder ao tipo requerido, habitualmente .jpg ou .pdf. Caso necessite de converter os ficheiros para o tipo correcto, aconselhamos a utilização das seguintes ferramentas:
- Conversão e união de vários documentos para um único ficheiro .pdf - topdf.com
- Converter ficheiros de vários tipos em ficheiros tipo .jpg - iloveimg.com
- Agrupar vários documentos num único ficheiro comprimido - ezyzip.com
2. Iniciar o processo de candidatura
ANTES DE COMEÇAR
a) Certifique-se do Concurso de Acesso pelo qual pretende candidatar-se.
A escolha é unicamente da responsabilidade do candidato e não será possível efectuar troca de Concurso após a formalização da candidatura.
b) Prepare todos os documentos descritos no ponto 1.
c) Garanta que tem acesso a um computador ou dispositivo móvel com ligação à internet.
Todo o processo de candidatura é realizado online.
c) Certifique-se que tem acesso a uma conta de email funcional.
Irá receber via email os dados do seu registo no portal das candidaturas.
d) De preferência, utilize um dos seguintes browsers para aceder ao portal das candidaturas:
- Mozilla Firefox (download);
- Google Chrome (download).
PROCESSO DE CANDIDATURA
O candidato deverá realizar a sua candidatura online, dentro dos prazos estabelecidos pelo Calendário das Candidaturas correspondente a cada ano lectivo.
1) Aceder ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet. O portal não estará disponível para candidaturas antes e depois do prazo estipulado.
2) Seleccionar o menu "Candidaturas".
3) Seleccionar o Concurso/Regime de Acesso pretendido.
4) Criar um novo Registo de Utilizador.
5) Ler e aceitar os Termos e Condições.
6) Preencher os campos para criação de um novo Registo.
ATENÇÃO: o Nome de Utilizador deverá ser apenas em letras minúsculas, e não deverá conter espaços nem acentos.
7) Clicar em "Submeter".
8) Entrar na conta de email que introduziu para registo. Deverá ter recebido um email com um pedido de confirmação do Registo que acabou de realizar.
9) Clicar no link de confirmação apresentado no email.
10) Regressar ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet, e clicar em "Entrar/Registar", no canto superior direito do ecrã.
11) Introduzir, na zona "Autenticação", o Nome de Utilizador e Password que escolheu.
12) Prosseguir com a candidatura cicando no link "Seleccionar regime".
13) Iniciar o preenchimento da candidatura clicando no botão "Seguinte".
14) Preencher os campos com os dados requeridos. No final clicar no botão "Seguinte".
15) Seleccione o Curso a que se pretende candidatar. Depois cique no botão "Seguinte".
15b) APENAS PARA REGIME DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR (se não escolheu candidatar-se por este Concurso de Acesso, salte para o passo 16)
Preencher os campos com a informação requerida. Depois clicar em "Seguinte"
16) Preencher os campos com os seus dados pessoais. Depois clicar em "Seguinte".
17) Seleccione a Área de Especialização a que se candidata (Variante/Ramo). Não necessitará de realizar nenhuma acção para o item "Taxa de candidatura". Depois clique no botão "Seguinte".
18) Carregue os documentos descritos no ponto 1, clicando no botão "Browse" do item correspondente. No final clique no botão "Seguinte".
ATENÇÃO:
a) Os documentos digitais a serem enviados deverão estar disponíveis numa pasta de ficheiros do dispositivo (computador, tablet, smartphone) a partir do qual se encontra a fazer a candidatura.
b) Para cada item só poderá carregar um ficheiro. Se necessitar de agrupar documentos com várias partes num único ficheiro, recomendamos que leia a secção "ENTREGA DE DOCUMENTOS EM FORMATO DIGITAL" no final do ponto 1.
c) A candidatura só poderá ser finalizada após ter entregue todos os documentos obrigatórios.
d) Se necessitar de informações adicionais sobre algum documento, passe o cursor sobre o ponto de interrogação (?) ao lado da descrição.
19) Nesta altura deverá ser-lhe apresentado um Resumo da Candidatura. Confirme que todos os dados que introduziu anteriormente estão correctos. No final clique no botão "Finalizar".
20) Neste passo deverá realizar a Formalização da Candidatura. Ser-lhe-á pedido que, uma vez mais, confirme os dados introduzidos. Se necessitar de alterar algum dos campos clique em "Alterar Dados Candidatura". Se tudo estiver correcto seleccione a opção "Formalizar Candidatura".
21) A sua candidatura terá sido formalizada. Descarregue os documentos (.pdf) para "Pagamentos de Pré-Requisitos" e o "Comprovativo Candidatura". Ambos serão necessários para as fases seguintes do processo. Deverá também receber um email com a confirmação da formalização da candidatura.
22) Poderá agora proseguir para o ponto "3. Pagamento da taxa de candidatura".
3. Pagamento da taxa de candidatura
O valor fixado para a Taxa de Candidatura ao Concurso de Acesso por Reingresso, na Licenciatura em Música é de:
- 40,00 ? (quarenta euros)
O pagamento da taxa de candidatura apenas poderá ser realizado após ter sido formalizada a candidatura (ver 2). O candidato deverá utilizar as informações facultadas no documento "Pagamentos de Pré-Requisitos", disponível para descarga no final do processo de candidatura.
A taxa de candidatura deverá ser paga através da rede de Caixas Automáticas Multibanco, seleccionando a operação "Pagamentos" -> "Pagamentos de Serviços em Euros". A Referência MB estará diponível entre 24 a 48h úteis após o momento de formalização da candidatura.
Deverá realizar o pagamento da Taxa de Candiatura no máximo até à data limite apresentada no documento "Pagamento de Pré-Requisitos". Se o pagamento não for efectuado até esta data, a candidatura será considerada como inválida.
Após o pagamento poderá validar a conclusão acedendo ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet com as suas credenciais.
IMPORTANTE: Em caso de desistência do candidato o pagamento da taxa de candidatura não lhe será reembolsado. |
MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO
1. REQUISITOS GERAIS
A mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se matricula e ou inscreve em par instituição/curso diferente daquele(s) em que, em anos letivos anteriores, realizou uma inscrição, podendo ter lugar com ou sem interrupção de matrícula e inscrição numa instituição de ensino superior.
A Portaria n.º 181-D/2015, de 19 de junho aprova o Regulamento dos Regimes Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior.
Podem requerer a mudança para um par instituição/curso os estudantes que:
a) Tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso e não o tenham concluído;
b) Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso ? os quais podem ter sido realizados em qualquer ano letivo;
c) Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso.
Este regime de mudança de par instituição/curso aplica-se igualmente aos estudantes que tenham estado matriculados e inscritos em instituição de ensino superior estrangeira em curso definido como superior pela legislação do país em causa, e não o tenham concluído.
A mudança de par instituição/curso técnico superior profissional, ou curso estrangeiro de nível correspondente não é permitida para ciclos de estudos de licenciatura ou ciclos de estudos integrados de mestrado.
No ano letivo em que o estudante tenha sido colocado em par instituição/curso de ensino superior ao abrigo de qualquer regime de acesso e ingresso e se tenha matriculado e inscrito, não é permitida a mudança de par instituição/curso.
Legislação:
- Portaria nº 181-D/2015, de 19 junho
- Regulamento da ESML (despacho 2771/2017)
2. REQUISITOS ESPECÍFICOS DA LICENCIATURA EM MÚSICA
Tendo em conta o carácter particular do curso de Licenciatura em Música enquanto formação ao nível de ensino superior artístico é esperado que o candidato tenha previamente adquirido um conjunto de competências e conhecimentos mínimos, específicos da área da Música onde pretende prosseguir os seus estudos. Como tal, o candidato será sujeito a uma série de provas de avaliação destas mesmas competências e conhecimentos, cujos elementos de avaliação para cada Variante/Ramo se apresentam de seguida.
2.1 - Variante de Jazz
PROVA ESPECÍFICA
A avaliação dos candidatos a qualquer Ramo da Variante de Jazz é efetuada através de uma Prova Específica. Esta consiste numa série de testes práticos e teóricos onde o candidato terá de demostrar capacidades referentes ao Ramo pretendido.
IMPORTANTE: Os candidatos com avaliação inferior a 10 (dez) valores, ou que FALTEM à Prova Específica estarão imediatamente EXCLUÍDOS do Concurso de Acesso à Licenciatura em Música. |
Conteúdos Programáticos e Critérios de Avaliação
A cada ano de candidaturas, os conteúdos e critérios de avaliação das Provas Específicas para os Ramos da Variante de Jazz são publicados no site da ESML, à data anunciada no Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música.
Datas das Provas Específicas
Para cada ano lectivo é anunciada qual a semana de realização de todas as Provas Específicas, no correspondente Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música. Posteriormente são anunciadas no site da ESML a(s) data(s) da(s) Prova(s) para cada Variante/Ramo.
2.2 - Variante de Execução (todos os ramos) | Variante de Composição, Direcção e Formação Musical
Para todos os Ramos da Variante de Execução, e da Variante de Composição, Direcção e Formação Musical, a avaliação dos candidatos é efetuada através dos seguintes elementos:
2.2.1 - Prova Específica
A Prova Específica consiste numa série de testes práticos e teóricos onde o candidato terá de demostrar capacidades referentes ao Ramo pretendido.
IMPORTANTE: Os candidatos com avaliação inferior a 10 (dez) valores, ou que FALTEM à Prova Específica estarão imediatamente EXCLUÍDOS do Concurso de Acesso à Licenciatura em Música. |
Conteúdos Programáticos e Critérios de Avaliação
A cada ano de candidaturas, os conteúdos e critérios de avaliação das Provas Específicas para os Ramos da Variante de Execução, e Variante de Composição, Direcção e Formação Musical são publicados no site da ESML, à data anunciada no Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música.
Datas das Provas Específicas
Para cada ano lectivo é anunciada qual a semana de realização de todas as Provas Específicas, no correspondente Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música. Posteriormente são anunciadas no site da ESML a(s) data(s) da(s) Prova(s) para cada Variante/Ramo.
2.2.2 - Prova de Conhecimentos Gerais de Música (PCGM)
A Prova de Conhecimentos Gerais de Música pretende avaliar de um modo transversal as competências e conhecimentos musicais do candidato, no sentido de garantir os mínimos necessários para a frequência da Licenciatura em Música na ESML. Consiste num teste em duas partes:
- Formação Auditiva:
- Ditado de melodia;
- Análise harmónica auditiva ? escrita do baixo e cifra harmónica;
- Ditado Polifónico;
- Ditado Rítmico;
- Análise e História da Música.
NOTA: Apenas os candidatos que tenham obtido avaliação positiva na Prova Específica poderão realizar a PCGM. |
Prova Modelo
Uma prova modelo poderá ser consultada AQUI.
Classificação e aprovação na PCGM
A classificação da Prova de Conhecimentos Gerais de Música é a media aritmética simples das classificações das duas partes que a integram, arredondada às unidades, considerando como unidade a fracção não inferior às cinco décimas. São aprovados os candidatos que obtenham nesta prova classificação igual ou superior a 8 valores, desde que não obtenham nota inferior a 5 valores em nenhuma das suas partes.
IMPORTANTE: Os candidatos que REPROVEM ou FALTEM à PCGM estarão imediatamente EXCLUÍDOS do Concurso de Acesso à Licenciatura em Música. |
Condições para dispensa da PCGM
Estão em condições de ser dispensados das provas de conhecimnetos gerais de música, se assim o desejarem, os candidatos que reúnam uma das seguintes condições,até ao final do ano letivo em que ocorre o concurso:
a) Terem concluído um curso secundário de Música;
b) Terem concluído um curso profissional de Música;
c) Terem frequência de um curso superior de Música.
O preenchimento destes critérios deverá ser demonstrado através da prova legal das habilitações que lhes permitem obter a dispensa.
3. NOTA DE CANDIDATURA, SERIAÇÃO E COLOCAÇÃO
A seriação dos candidatos para matrícula e inscrição no ciclo de estudos é realizada com base numa nota de candidatura. A nota de candidatura é a resultante do cálculo, até às décimas, da seguinte expressão:
CF = (Ax0.75+Bx0.25)
em que:
CF = Classificação final da candidatura;
A = Classificação final obtida nas provas específicas dos concursos locais de acesso ao curso da ESML;
B = Média aritmética das notas das unidades curriculares realizadas no curso frequentado anteriormente.
Colocação nas vagas
A colocação dos candidatos nas vagas fixadas é feita por ordem decrescente da lista seriada elaborada. O resultado final exprime-se através de uma das seguintes situações: colocado, não colocado, excluído.
4. PROCESSO DE CANDIDATURA
4.1 - Documentos necessários
Para candidatos nacionais (oriundos de estabelecimentos de ensino superior nacionais):
- Documento de identificação (apenas para efeitos de candidatura e para fins académicos);
- Fotografia tipo passe (formato jpg);
- Ficha ENES (documento comprovativo das classificações obtidas nos exames nacionais das disciplinas específicas exigidas para o acesso ao curso a que se candidata);
- Certidão das unidades curriculares realizadas no curso e instituição de proveniência, com indicação das respetivas classificações e do número de créditos (ECTS) (documento oficial autenticado e carimbado pelos Serviços Académicos);
- Plano de estudos do curso superior que frequentou (publicação do Diário da República ou documento autenticado pelos Serviços Académicos);
- Declaração de não prescrição de matrícula referente ao ano letivo 2024/2025 (documento emitido pelos Serviços Académicos).
- Requerimento a solicitar a dispensa da PCGM requerimento entregar a cópia digital (pdf) no portal CSSnet, durante o processo de candidatura (apenas para os candidatos, cujo curso de origem não seja de música).
Para os candidatos em condições de dispensa da Prova de Conhecimentos Gerais de Música (PCGM), conforme o ponto 2.2.2 do presente Regulamento
a) Se já possui o Comprovativo à data da candidatura: b) Se ainda se encontra em processo de conclusão do curso/disciplinas do Conservatório: |
Para candidatos estrangeiros (oriundos de estabelecimentos de ensino superior estrangeiros):
NOTA: Estes candidatos poderão ser abrangidos pelo Estatuto do Estudante Internacional, sendo o valor da propina diferenciado.
? Documento de identificação (apenas para efeitos de candidatura e para fins académicos);
? Fotografia tipo passe (formato jpg);
? Certidão de Equivalência do Ensino Secundário em Portugal;
? Documento que comprove a habilitação de acesso ao Ensino Superior (ENEM para candidatos do ensino brasileiro);
? Certidão de conclusão do curso de Ensino Secundário, legalmente equivalente ao português, com a discriminação da média final e das classificações das disciplinas efetuadas, bem como dos exames finais de âmbito nacional, das disciplinas terminais do Ensino Secundário consideradas homólogas às provas de ingresso exigidas para o curso a que se candidatam (documento oficial devidamente autenticado pelo agente consular português no país de origem do diploma e/ou legalizados pela Apostila de Haia);
? Certidão comprovativa da inscrição em curso superior estrangeiro em, pelo menos, dois anos letivos e dois anos curriculares (documento oficial devidamente autenticado pelo agente consular português no país de origem do diploma e/ou legalizados pela Apostila de Haia);
? Certidão de disciplinas concluídas no curso e instituição de origem, com os correspondentes créditos (ECTS) e as classificações obtidas, com explicitação da escala de classificação utilizada no país de origem (documento oficial devidamente autenticado pelo agente consular português no país de origem do diploma e/ou legalizados pela Apostila de Haia);
? Plano de estudos do curso superior que frequentou (publicação oficial do Diário da República ou documento autenticado pela universidade).
NOTA: São aceites candidaturas de estudantes brasileiros que realizaram o ENEM e que detenham o diploma do Ensino Médio. É exigido um mínimo de 500 pontos na prova de redação e, pelo menos, 475 pontos em cada uma das restantes provas do Exame Nacional do Ensino Médio.
ENTREGA DE DOCUMENTOS EM FORMATO DIGITAL
Todos os documentos a serem entregues em formato digital deverão corresponder ao tipo requerido, habitualmente .jpg ou .pdf. Caso necessite de converter os ficheiros para o tipo correcto, aconselhamos a utilização das seguintes ferramentas:
- Conversão e união de vários documentos para um único ficheiro .pdf - topdf.com
- Converter ficheiros de vários tipos em ficheiros tipo .jpg - iloveimg.com
- Agrupar vários documentos num único ficheiro comprimido - ezyzip.com
4.2 - Iniciar o processo de candidatura
ANTES DE COMEÇAR
a) Certifique-se do Concurso de Acesso pelo qual pretende candidatar-se.
A escolha é unicamente da responsabilidade do candidato e não será possível efectuar troca de Concurso após a formalização da candidatura.
b) Prepare todos os documentos descritos no ponto 4.1.
c) Garanta que tem acesso a um computador ou dispositivo móvel com ligação à internet.
Todo o processo de candidatura é realizado online.
c) Certifique-se que tem acesso a uma conta de email funcional.
Irá receber via email os dados do seu registo no portal das candidaturas.
d) De preferência, utilize um dos seguintes browsers para aceder ao portal das candidaturas:
- Mozilla Firefox (download);
- Google Chrome (download).
PROCESSO DE CANDIDATURA
O candidato deverá realizar a sua candidatura online, dentro dos prazos estabelecidos pelo Calendário das Candidaturas correspondente a cada ano lectivo.
1) Aceder ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet. O portal não estará disponível para candidaturas antes e depois do prazo estipulado.
2) Seleccionar o menu "Candidaturas".
3) Seleccionar o Concurso/Regime de Acesso pretendido.
4) Criar um novo Registo de Utilizador.
5) Ler e aceitar os Termos e Condições.
6) Preencher os campos para criação de um novo Registo.
ATENÇÃO: o Nome de Utilizador deverá ser apenas em letras minúsculas, e não deverá conter espaços nem acentos.
7) Clicar em "Submeter".
8) Entrar na conta de email que introduziu para registo. Deverá ter recebido um email com um pedido de confirmação do Registo que acabou de realizar.
9) Clicar no link de confirmação apresentado no email.
10) Regressar ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet, e clicar em "Entrar/Registar", no canto superior direito do ecrã.
11) Introduzir, na zona "Autenticação", o Nome de Utilizador e Password que escolheu.
12) Prosseguir com a candidatura cicando no link "Seleccionar regime".
13) Iniciar o preenchimento da candidatura clicando no botão "Seguinte".
14) Preencher os campos com os dados requeridos. No final clicar no botão "Seguinte".
15) Seleccione o Curso a que se pretende candidatar. Depois cique no botão "Seguinte".
15b) APENAS PARA REGIME DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR (se não escolheu candidatar-se por este Concurso de Acesso, salte para o passo 16)
Preencher os campos com a informação requerida. Depois clicar em "Seguinte"
16) Preencher os campos com os seus dados pessoais. Depois clicar em "Seguinte".
17) Seleccione a Área de Especialização a que se candidata (Variante/Ramo). Não necessitará de realizar nenhuma acção para o item "Taxa de candidatura". Depois clique no botão "Seguinte".
18) Carregue os documentos descritos no ponto 4.1, clicando no botão "Browse" do item correspondente. No final clique no botão "Seguinte".
ATENÇÃO:
a) Os documentos digitais a serem enviados deverão estar disponíveis numa pasta de ficheiros do dispositivo (computador, tablet, smartphone) a partir do qual se encontra a fazer a candidatura.
b) Para cada item só poderá carregar um ficheiro. Se necessitar de agrupar documentos com várias partes num único ficheiro, recomendamos que leia a secção "ENTREGA DE DOCUMENTOS EM FORMATO DIGITAL" no final do ponto 4.1.
c) A candidatura só poderá ser finalizada após ter entregue todos os documentos obrigatórios.
d) Se necessitar de informações adicionais sobre algum documento, passe o cursor sobre o ponto de interrogação (?) ao lado da descrição.
19) Nesta altura deverá ser-lhe apresentado um Resumo da Candidatura. Confirme que todos os dados que introduziu anteriormente estão correctos. No final clique no botão "Finalizar".
20) Neste passo deverá realizar a Formalização da Candidatura. Ser-lhe-á pedido que, uma vez mais, confirme os dados introduzidos. Se necessitar de alterar algum dos campos clique em "Alterar Dados Candidatura". Se tudo estiver correcto seleccione a opção "Formalizar Candidatura".
21) A sua candidatura terá sido formalizada. Descarregue os documentos (.pdf) para "Pagamentos de Pré-Requisitos" e o "Comprovativo Candidatura". Ambos serão necessários para as fases seguintes do processo. Deverá também receber um email com a confirmação da formalização da candidatura.
22) Poderá agora proseguir para o ponto "4.3 - Pagamento da taxa de candidatura".
4.3 - Pagamento da taxa de candidatura
O valor fixado para a Taxa de Candidatura ao Concurso de Acesso por Regime de Mudança de Par Instituição/Curso, na Licenciatura em Música é de:
- ? 63,00 (sessenta e três euros).
O pagamento da taxa de candidatura apenas poderá ser realizado após ter sido formalizada a candidatura (ver 4.2). O candidato deverá utilizar as informações facultadas no documento "Pagamentos de Pré-Requisitos", disponível para descarga no final do processo de candidatura.
A taxa de candidatura deverá ser paga através da rede de Caixas Automáticas Multibanco, seleccionando a operação "Pagamentos" -> "Pagamentos de Serviços em Euros". A Referência MB estará diponível entre 24 a 48h úteis após o momento de formalização da candidatura.
Deverá realizar o pagamento da Taxa de Candiatura no máximo até à data limite apresentada no documento "Pagamento de Pré-Requisitos". Se o pagamento não for efectuado até esta data, a candidatura será considerada como inválida.
Após o pagamento poderá validar a conclusão acedendo ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet com as suas credenciais.
IMPORTANTE: Em caso de desistência do candidato o pagamento da taxa de candidatura não lhe será reembolsado. |
ESTUDANTE INTERNACIONAL
ESTATUTO DE ESTUDANTE INTERNACIONAL
O Estatuto do Estudante Internacional, aprovado em março de 2014, permite a um estudante que não tenha nacionalidade portuguesa ou da União Europeia ingressar num curso de licenciatura em instituições públicas e privadas portuguesas.
O Estatuto de Estudante Internacional aplica-se a quem:
- Não tem nacionalidade portuguesa;
- Não tem nacionalidade de qualquer estado membro da União Europeia;
- Não tenha requerido o ingresso através dos regimes especiais de acesso e ingresso regulados e organizados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES);
- Não frequente o Politécnico de Lisboa, no âmbito de qualquer programa de mobilidade internacional, acordo bilateral de intercâmbio, ou no âmbito de um ciclo de estudos em associação com uma ou mais instituições de ensino superior estrangeiras;
- Não resida legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendam ingressar no ensino superior, bem como os filhos que com eles residam, sendo que o tempo de residência para estudos não releva para este efeito;
- Não seja beneficiário, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior, do estatuto de igualdade de direitos e deveres atribuído ao abrigo qualquer tratado internacional outorgado entre o Estado Português e o Estado de nacionalidade;
- Não tenha familiares de portugueses ou de nacionais de um estado membro da União Europeia, independentemente da sua naciona
As candidaturas a este concurso especial são centralizadas nos Serviços da Presidência do Politécnico de Lisboa, no Grima - Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica.
Para mais informações, contacte: GRIMA (Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica do IPL)
E-mails
Geral: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Dr.ª Cristina Marques (coordenadora do GRIMA): Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefones: 21 046 47 62 / 64 / 61
O GRIMA situa-se nas traseiras do edifício da Escola Superior de Educação (ESELx), em frente aos Serviços de Ação Social do IPL (SAS-IPL).
CANDIDATURAS
Quem pretenda aceder à Licenciatura em Música como Estudante Internacional deverá seguir o link: https://www.ipl.pt/internacional/estudante-internacional