Variante de Composição, Direção Coral e Formação Musical e de Direção de Orquestra de Sopros
COMPOSIÇÃO
1) Prova de Criatividade
A prova de criatividade engloba duas componentes. Uma prova escrita e a entrega de um portefólio.
1.1 - Prova escrita
A prova escrita consiste na elaboração de dois exercícios de composição estilística, escolhidos de entre quatro (Renascença, Coral Barroco, Lied Romântico, Sec. XX)
1.2 - Portefólio
No portefólio os candidatos deverão apresentar uma a três composições originais que considerem representativas da sua produção. Deverá ser entregue 1 exemplar em papel do Portefólio no início da Prova Escrita e também em formato digital, até ao dia 8 de abril, para o email - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Prova Escrita
- Domínio técnico e conhecimento do estilo - 60%
- Controlo da forma - 20%
- Capacidade para completar o exercício no tempo disponível - 20%
Portefólio
- Domínio técnico - 25%
- Controlo da forma - 25%
- Acabamento e clareza da escrita instrumental - 25%
- Criatividade/originalidade - 25%
Entrevista
É feita uma avaliação global da entrevista, tendo em conta os seguintes elementos (notados a título indicativo numa grelha de insuficiente, suficiente, bom, muito bom):
- Cultura Musical
- Preparação de base
- Questões relacionadas com a prestação na prova de Técnicas de Composição e/ou sobre a Composição Original apresentada
DIREÇÃO CORAL E FORMAÇÃO MUSICAL
1) Prova escrita
Reconhecimento auditivo de intervalos e acordes (tipo e estado), análise harmónica auditiva de funções harmónicas e classificação de cadência
Ditado rítmico
Ditado de uma melodia
Ditado de uma obra polifónica (melodia e baixo)
Reconhecimento auditivo de erros (a partitura estará certa, mas a gravação terá erros)
2) Prova oral estudada
Escolher duas provas entre três possibilidades:
- Direção de uma peça para coro executada por um pianista - Partitura disponível nos Serviços Académicos;
- Execução ao piano de uma peça à escolha do candidato;
- Execução de uma peça para canto e piano estudada, escolhida pelo candidato, de entre quatro possibilidades. O candidato deverá cantar a melodia em sílaba neutra e acompanhar-se ao piano – Partituras disponíveis nos Serviços Académicos.
3) Prova oral à primeira vista
Duas leituras rítmicas: uma em divisão binária e uma em divisão ternária
Duas leituras cantadas: uma melodia tonal e uma série intervalar atonal isorrítmica
NOTA: Os candidatos admitidos às Provas de Conhecimentos Gerais de Música estão dispensados da prova de Formação Auditiva.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação final da Prova Específica resulta da média aritmética das três provas que a constituem.
Nas três provas são avaliadas competências auditivas, de execução à 1ª vista e de interpretação de obras estudadas, cantando, tocando ao piano e dirigindo.
Na prova escrita avaliam-se capacidades auditivas, de análise e de escrita.
Na prova oral valorizam-se o rigor e a precisão rítmica; a qualidade vocal, a afinação, o fraseado e a interpretação expressiva e estilística na peça para canto e piano estudada e nas leituras à 1ª vista cantadas; a técnica pianística, a qualidade do som e da interpretação na execução da peça para canto e piano.
DIREÇÃO DE ORQUESTRA DE SOPROS
1) Prova de Direção
Gustav HOLST, First Suite in Eb - Um andamento à escolha (IMSLP / Boosey&Hawkes).
2) Entrevista
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Prova de Técnicas de Direção
- Domínio técnico e estilístico da obra (direção em silêncio);
- Audição interior (ritmo, harmonia);
- Controle do tempo;
- Géstica e lingaugem corporal.
Entrevista
É feita uma avaliação global da entrevista, tendo em conta os seguintes elementos:
- Experiência na área da Direção de Orquestra de Sopros;
- Motivações para a frequência do curso.
Variante de Jazz
VARIANTE DE JAZZ
Prova prática de instrumento
a) Execução de escalas maiores e menores (melódica e harmónica) em todos os tons. Os bateristas executam rudimentos (como descrito abaixo).
b) O candidato escolherá 3 temas contrastantes em carácter e tempo para executar (melodia, improviso e comping). Poderá executar cada um dos temas a solo, com um (no máximo) músico acompanhador, ou recorrendo a play-a-long (Aebersold, Band-in-a-Box, iReal ou outro). No caso de ser acompanhado, o candidato é responsável pela pontualidade do seu acompanhador, assim como pelo material necessário para a execução (instrumentos, cabos, pratos de bateria, baquetas, etc.). Serão disponibilizados piano, bateria, amplificador de baixo e amplificador de guitarra.
c) Prova de leitura à vista (melodia e cifra, com improvisação e comping ou walking). Os bateristas farão leitura de estudos rítmicos e/ou de excertos de orquestra ou de Big Band.
NOTAS
- Todos os candidatos deverão trazer partituras dos temas escolhidos para execução.
- Os candidatos de voz deverão obrigatoriamente escolher pelo menos um tema com letra e outro “instrumental" (sem letra). Microfone e amplificação para voz estarão disponíveis na sala. (Por questões de higiene, aconselha-se o uso de microfone próprio.)
- Os candidatos de bateria deverão mostrar conhecimentos sobre rudimentos (single stroke, double stroke, paraddidle simples, duplo e triplo), swing (4/4 e 3/4), latino e bossa-nova. Os bateristas deverão trazer baquetas e vassouras.
- Os candidatos de guitarra e baixo deverão trazer os seus instrumentos assim como os cabos necessários. Amplificadores de guitarra ou de baixo estarão disponíveis na sala.
- Os candidatos deverão trazer os seus play-a-longs (smartphone, leitor mp3, tablet ou computador portátil; qualquer um deles com saída ou adaptador para mini-jack).
- Com exceção do piano, da bateria e do vibrafone, os candidatos são responsáveis por trazer o seu instrumento.
- Os instrumentos lecionados são: voz, saxofone, trompete, trombone, piano, guitarra elétrica, contrabaixo e bateria. Candidatos a outros instrumentos deverão exibir muito bom domínio técnico que o Júri considere suficiente e de desenvolvimento autónomo, uma vez que poderão vir a ter aula de instrumento com outro instrumentista.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
É realizada uma avaliação global da execução, tendo em conta os seguintes elementos (notados a título indicativo numa grelha de insuficiente, suficiente, bom e muito bom):
- qualidade de som e afinação;
- competência técnica (articulação, destreza, etc.);
- sentido rítmico;
- noção de forma/harmonia (grau de consciência harmónica no improviso);
- criatividade/vocabulário;
- expressividade/musicalidade;
- leitura à vista.
Variante de Execução
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
1) Prova prática instrumental/vocal:
- Domínio da Técnica instrumental (35%);
- Rigor na interpretação do texto musical (35%);
- Compreensão do estilo (15%);
- Interpretação musical (15%).
2) Entrevista:
- Objetivos para frequência do curso (25%);
- Formação realizada (25%);
- Justificação das opções do programa apresentado na prova (25%);
- Atividade instrumental (integração de agrupamentos, concertos, recitais, etc) (25%).
Observações
a) Os júris das provas específicas reservam-se o direito de ouvir os programas apresentados pelos candidatos integral ou parcialmente;
b) Nas provas de aptidão instrumental, os candidatos deverão executar as cadências, sempre que estas façam parte das obras;
c) O acompanhamento ao piano das provas que o exigem será da responsabilidade do candidato.
CANTO
1) Prova de Aptidão Vocal
- 1 ária de Oratória ou Cantata;
- 1 "Lied" ou 1 "Mélodie";
- 1 ária de ópera.
Nota: O candidato terá de trazer um Pianista Acompanhador.
2) Entrevista
CORDAS DEDILHADAS
Guitarra
1) Prova de Aptidão Instrumental
- A prova específica de Guitarra consistirá na apresentação de três peças contrastantes com uma duração total entre 10 a 15 minutos.
Nota: Uma ou duas das três peças poderão ser estudos.
2) Entrevista
ARCOS
Contrabaixo
1) Prova de Aptidão Instrumental
- Um Estudo;
- 2 andamentos de uma Sonata ou de um Concerto.
2) Entrevista
Viola de Arco
1) Prova de Aptidão Instrumental
a) Um Estudo à escolha do candidato de entre os seguintes ou de dificuldade igual ou superior:
- DONT | Op. 37
- J. PALASCKO | op. 36
- KREUTZER | 42 Estudos
- HOFFEMEISTER |12 Estudos- M. VIEUX | "10 Études Nouvelles"
b) J.S.BACH | Um andamento das suites para violoncelo ou das sonatas para violino solo (transc. para viola)
c) 1º andamento de um dos seguintes concertos ou de dificuldade igual ou superior:
- G. F. HÄNDEL | Concerto em si menor
- J.C. BACH | Concerto em dó menor
- K. STAMITZ | Concerto em Ré Maior
- F. A. HOFFMEISTER | Concerto em Ré Maior
- JOSEPH SCHUBERT | Concerto em Dó Maior
2) Entrevista
Violino
1) Prova de Aptidão Instrumental
a) Um Estudo à escolha do candidato de entre os seguintes ou de dificuldade igual ou superior:
- KREUTZER
- DONT
- PAGANINI
b) J. S. BACH | 1 andamento de uma Sonata ou Partita para violino solo
c) 1 andamento à escolha de um Concerto a partir do período clássico.
2) Entrevista
Violoncelo
1) Prova de Aptidão Instrumental
a) 1 Estudo à escolha entre os de:
- POPPER | Op. 76
- POPPER | 40 estudos op. 73
- DOTZAUER | Livro nº 3
- DUPORT | 21 estudos
- GRUTZMACHER | Estudos op. 38 (1º livro)
b) J. S. BACH | 1 andamento à escolha entre as três primeiras suites para violoncelo solo.
c) 1º andamento à escolha entre os seguintes concertos:
- BOCHERINNI | Concerto nº 3 em Sol Maior
- HAYDN | Concerto em Dó Maior
- SAINT-SAENS | Concerto em Lá menor
- KLENGEL | Concerto nº 3, op. 31 Pièce de Concert
- KLUGHART | Concerto em Lá menor, op. 59
- LALO | Concerto em Ré menor
- GOLTERMANN | Concerto em Sol Maior, op. 65
2) Entrevista
SOPROS E PERCUSSÃO
Clarinete
1) Prova de Aptidão Instrumental
- a) Peça Obrigatória: 3 Peças para Clarinete de Igor Stravinsky
- b) 1 obra (ou parte de obra) com ca 7 min., obrigatoriamente com acompanhamento de Piano, à escolha do candidato;
- c) Leitura à 1ª vista.
2) Entrevista
Fagote
1) Prova de Aptidão Instrumental
- a) Estudos de concerto opus 26 (1 estudo à escolha), L. Milde;
- b) Estudos sobre escalas e arpejos opus 24 (1 estudo à escolha), L. Milde;
- c) Uma peça à escolha do candidato.
2) Entrevista
Flauta
1) Prova de Aptidão Instrumental
- a) MOZART | Rondo em Ré, k184,versão Flauta e Piano em Ré M (ca. 6 minutos) Edição sugerida: UE 17 296
- b) Uma peça contrastante com a anterior, à escolha do candidato c/ duração de cerda de 5 minutos;
- c) MATHIEU ANDRÉ REICHERT | nº1 (completo).
2) Entrevista
Oboé
1) Prova de Aptidão Instrumental
- 48 estudos de F. Ferling, 2 estudos à escolha do candidato, 1 rápido e um lento;
- 1º andamento de um concerto do período clássico;
- Leitura à 1ª vista.
2) Entrevista
Saxofone
1) Prova de Aptidão Instrumental
- Tableaux de Provence, Paule Maurice, Ed. Lemoine
1.º, 4.º e 5.º andamentos;
- Improvisation 3, Ryo Noda, Ed. Leduc;
- Uma obra, ou partes de obras à escolha do candidato com a duração máxima de 5 minutos.
2) Entrevista
Trompa
1) Prova de Aptidão Instrumental
- MOZART | Concerto nº 3;
- 1 obra do séc. XX à escolha do candidato;
- Leitura à 1ª vista.
2) Entrevista
Trompete
1) Prova de Aptidão Instrumental
- Um estudo à escolha do candidato tipo: Paudert, Charlier, Brandt, Sachse
- Uma obra à escolha do candidato tipo: Bozza| "Rustiques," Arutunian "Concerto," Haydn, ”Concerto," Kennan "Sonata," Hindemith, "Sonata", Böhme, "Concerto"
- Leitura à 1ª vista.
2) Entrevista
Trombone
TROMBONE TENOR
1) Prova de Aptidão Instrumental
- Uma peça à escolha do candidato: 1 andamento de um concerto/Obra concertante/Obra solo;
- Estudo: Vocalises in Every Tonality - nº1 - Ricardo Pereira | pdf disponível aqui
- Leitura à 1ª vista.
TROMBONE BAIXO
1) Prova de Aptidão Instrumental
- Uma peça à escolha do candidato: 1 andamento de um concerto/Obra concertante/Obra solo;
- Estudo: Vocalises in Every Tonality - nº1 - Ricardo Pereira | pdf disponível aqui
- Leitura à 1ª vista.
2) Entrevista
Eufónio
1) Prova de Aptidão Instrumental
- Estudo nº 1 – Transcendental Etudes; Brandon Ridenour | pdf disponível aqui
- Uma obra à escolha do candidato.
2) Entrevista
Percussão
1) Prova de Aptidão instrumental
a) Tímpanos:
- Demonstrar capacidade auditiva para cantar e afinar os tímpanos.
- Um estudo à escolha (Goodman, Delecluse, Peters, Hochrainer, Krüger ou semelhante).
b) Caixa:
- Estudo à escolha (Delécluse, Cirone, Peters, Wilcoxon ou semelhante).
c) Lâminas:
- Marimba: Estudo para quatro baquetas (Musser, Stout, Burritt, Quartier ou semelhante);
- Vibrafone: Estudo para quatro baquetas (Friedman, Pérotin; Schluter, Burton ou semelhante);
- Todas as escalas maiores e menores.
2) Entrevista
MÚSICA ANTIGA
Cravo
1) Prova de Aptidão Instrumental
- Execução de um programa de 15 minutos de música dos Séc. XVI a XVIII, que inclua pelo menos duas peças de estilos contrastantes.
2) Entrevista
Flauta de Bisel
1) Prova de Aptidão Instrumental
1 solo de entre os seguintes:
- Estudo de F. BRUGGEN;
- Capricho de QUANTZ;
- Recercada de Virgiliano;
- Primeiro andamento de uma fantasia de Telemann.
Dois andamentos contrastantes de uma Sonata de Telemann, Haendel ou Barsanti com BC;
Uma peça a escolha do candidato;
Leitura à 1ª vista de um trecho curto.
2) Entrevista
Oboé Barroco
1) Prova de Aptidão Instrumental
- Dois andamentos contrastantes duma Sonata barroca;
- Um solo de uma Ária de Bach.
NOTA: A prova poderá ser realizada em instrumento moderno
2) Entrevista
ÓRGÃO
1) Prova de Aptidão Instrumental
- Uma obra dos Séc. XVI, XVII ou XVIII, Ibérica, Italiana ou Francesa;
- J.S.Bach: Um Prelúdio e/ou Fuga;
- Uma obra da época romântica ou do séc. XX;
- Harmonização de um coral ou de qualquer outra melodia, ou uma Improvisação livre (Para a realização desta prova será dado um tempo de preparação de 10 minutos);
- Leitura à 1ª Vista
2) Entrevista
PIANO
1) Prova de Aptidão Instrumental
a) Dois estudos de virtuosidade;
b) J. S. BACH | 1 Prelúdio e Fuga de "O Cravo Bem Temperado";
c) Uma Sonata de um dos seguintes autores:
- HAYDN
- MOZART
- BEETHOVEN
d) Peça imposta - Mazurka, op. 3 nº3 de Scriabin
e) Leitura à 1ª vista.
IMPORTANTE: Todas as obras deverão ser executadas de memória
2) Entrevista