Variante de Composição, Direção Coral e Formação Musical e de Direção de Orquestra de Sopros
COMPOSIÇÃO
1) Prova de Criatividade
A prova de criatividade engloba duas componentes. Uma prova escrita e a entrega de um portefólio.
1.1 - Prova escrita
A prova escrita consiste na elaboração de dois exercícios de composição estilística, escolhidos de entre quatro (Renascença, Coral Barroco, Lied Romântico, Sec. XX)
1.2 - Portefólio
No portefólio os candidatos deverão apresentar uma a três composições originais que considerem representativas da sua produção. Deverá ser entregue 1 exemplar em papel do Portefólio no início da Prova Escrita e também em formato digital, até ao dia 3 de abril, para o email - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Prova Escrita
- Domínio técnico e conhecimento do estilo - 60%
- Controlo da forma - 20%
- Capacidade para completar o exercício no tempo disponível - 20%
Portefólio
- Domínio técnico - 25%
- Controlo da forma - 25%
- Acabamento e clareza da escrita instrumental - 25%
- Criatividade/originalidade - 25%
Entrevista
É feita uma avaliação global da entrevista, tendo em conta os seguintes elementos (notados a título indicativo numa grelha de insuficiente, suficiente, bom, muito bom):
- Cultura Musical
- Preparação de base
- Questões relacionadas com a prestação na prova de Técnicas de Composição e/ou sobre a Composição Original apresentada
DIREÇÃO CORAL E FORMAÇÃO MUSICAL
1) Prova escrita
Reconhecimento auditivo de intervalos e acordes (tipo e estado), análise harmónica auditiva de funções harmónicas e classificação de cadência
Ditado rítmico
Ditado de uma melodia
Ditado de uma obra polifónica (partitura entregue com espaços para preencher)
2) Prova oral estudada
Direção de uma peça para coro e reconhecimento auditivo de erros - Partitura disponível nos Serviços Académicos.
Execução de uma peça para canto e piano estudada e escolhida pelo candidato, de entre duas possibilidades. O candidato deverá cantar a melodia em sílaba neutra e acompanhar-se ao piano - Partituras disponíveis nos Serviços Académicos.
3) Prova oral à primeira vista
Duas leituras rítmicas: uma em métrica regular e uma em métrica irregular
Duas leituras cantadas: uma melodia tonal e uma série intervalar atonal isorrítmica
NOTA: Os candidatos admitidos às Provas de Conhecimentos Gerais de Música estão dispensados da prova de Formação Auditiva.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação final da Prova Específica resulta da média aritmética das três provas que a constituem.
Nas três provas são avaliadas competências auditivas, de execução à 1ª vista e de interpretação de obras estudadas, cantando, tocando ao piano e dirigindo.
Na prova escrita avaliam-se capacidades auditivas, de análise e de escrita.
Na prova oral valorizam-se o rigor e a precisão rítmica; a qualidade vocal, a afinação, o fraseado e a interpretação expressiva e estilística na peça para canto e piano estudada e nas leituras à 1ª vista cantadas; a técnica pianística, a qualidade do som e da interpretação na execução da peça para canto e piano.
DIREÇÃO DE ORQUESTRA DE SOPROS
1) Prova de Direção
Gustav HOLST, First Suite in Eb - Um andamento à escolha (IMSLP / Boosey&Hawkes).
2) Entrevista
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Prova de Técnicas de Direção
- Domínio técnico e estilístico da obra (direção em silêncio);
- Audição interior (ritmo, harmonia);
- Controle do tempo;
- Géstica e lingaugem corporal.
Entrevista
É feita uma avaliação global da entrevista, tendo em conta os seguintes elementos:
- Experiência na área da Direção de Orquestra de Sopros;
- Motivações para a frequência do curso.
Variante de Jazz
Prova prática de instrumento
- escalas maiores e menores (melódica e harmónica) em todos os tons (bateristas executam rudimentos como descrito abaixo);
- o candidato escolherá 3 temas de carácter e tempo contrastantes, para executar a solo (melodia e improviso, comping), com play-a-long (Aebersold, band-in-a-box, ou outro), ou com um músico acompanhador (e um só). neste último caso, o candidato é responsável pela pontualidade do seu acompanhador, assim como pelo material necessário para a execução (instrumentos, cabos, etc.), com exceção de piano ou bateria e amps, que estarão disponíveis na sala.
- prova de leitura à primeira vista (melodia e cifra, com improvisação; para bateristas, estudos rítmicos e/ou peça de big band).
NOTAS:
- todos os candidatos deverão trazer partituras (3 cópias) dos temas escolhidos para execução.
- vocalistas deverão obrigatoriamente escolher pelo menos um tema com letra e outro "instrumental" (sem letra). microfone e amplificador são fornecidos pela ESML.
- bateristas deverão mostrar conhecimentos sobre rudimentos (single stroke, double stroke, paraddidle simples, duplo e triplo), swing (4/4 e 3/4), latino, bossa nova; deverão ainda trazer baquetas e vassouras.
- guitarristas e baixistas deverão trazer os cabos necessários. Amplificadores são fornecidos pela ESML.
- os candidatos deverão trazer os seus play-a-longs (em CD audio ou ipod, leitor mp3)
- os instrumentos lecionados são: voz, saxofone, trompete, trombone, piano, guitarra elétrica, contrabaixo e bateria. Candidatos a outros instrumentos deverão exibir um domínio técnico que o Júri considere suficiente, uma vez que podem vir a ter aula de instrumento com outro instrumentista.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
É realizada uma avaliação global da execução, tendo em conta os seguintes elementos (notados a título indicativo numa grelha de insuficiente, suficiente, bom, muito bom):
- qualidade de som e afinação;
- competência técnica (articulação, destreza, etc.);
- sentido rítmico;
- noção de forma/harmonia (grau de consciência harmónica no improviso); criatividade/vocabulário; expressividade/musicalidade;
- leitura à vista.
Variante de Execução
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
1) Prova prática instrumental/vocal:
- Domínio da Técnica instrumental (35%);
- Rigor na interpretação do texto musical (35%);
- Compreensão do estilo (15%);
- Interpretação musical (15%).
2) Entrevista:
- Objetivos para frequência do curso (25%);
- Formação realizada (25%);
- Justificação das opções do programa apresentado na prova (25%);
- Atividade instrumental (integração de agrupamentos, concertos, recitais, etc) (25%).
Observações
a) Os júris das provas específicas reservam-se o direito de ouvir os programas apresentados pelos candidatos integral ou parcialmente;
b) Nas provas de aptidão instrumental, os candidatos deverão executar as cadências, sempre que estas façam parte das obras;
c) O acompanhamento ao piano das provas que o exigem será da responsabilidade do candidato.
CANTO
1) Prova de Aptidão Vocal
- 1 ária de Oratória ou Cantata;
- 1 "Lied" ou 1 "Mélodie";
- 1 ária de ópera.
Nota: O candidato terá de trazer um Pianista Acompanhador.
2) Entrevista
CORDAS DEDILHADAS
Guitarra
1) Prova de Aptidão Instrumental
- A prova específica de Guitarra consistirá na apresentação de três peças contrastantes com uma duração total entre 10 a 15 minutos.
Nota: Uma ou duas das três peças poderão ser estudos.
2) Entrevista
ARCOS
Contrabaixo
1) Prova de Aptidão Instrumental
- Um Estudo;
- 2 andamentos de uma Sonata ou de um Concerto.
2) Entrevista
Viola de Arco
1) Prova de Aptidão Instrumental
a) Um Estudo à escolha do candidato de entre os seguintes ou de dificuldade igual ou superior:
- DONT | Op. 37
- J. PALASCKO | op. 36
- KREUTZER | 42 Estudos
- HOFFEMEISTER |12 Estudos- M. VIEUX | "10 Études Nouvelles"
b) J.S.BACH | Um andamento das suites para violoncelo ou das sonatas para violino solo (transc. para viola)
c) 1º andamento de um dos seguintes concertos ou de dificuldade igual ou superior:
- G. F. HÄNDEL | Concerto em si menor
- J.C. BACH | Concerto em dó menor
- K. STAMITZ | Concerto em Ré Maior
- F. A. HOFFMEISTER | Concerto em Ré Maior
- JOSEPH SCHUBERT | Concerto em Dó Maior
2) Entrevista
Violino
1) Prova de Aptidão Instrumental
a) Um Estudo à escolha do candidato de entre os seguintes ou de dificuldade igual ou superior:
- KREUTZER
- DONT
- PAGANINI
b) J. S. BACH | 1 andamento de uma Sonata ou Partita para violino solo
c) 1 andamento à escolha de um Concerto a partir do período clássico.
2) Entrevista
Violoncelo
1) Prova de Aptidão Instrumental
a) 1 Estudo à escolha entre os de:
- POPPER | Op. 76
- POPPER | 40 estudos op. 73
- DOTZAUER | Livro nº 3
- DUPORT | 21 estudos
- GRUTZMACHER | Estudos op. 38 (1º livro)
b) J. S. BACH | 1 andamento à escolha entre as três primeiras suites para violoncelo solo.
c) 1º andamento à escolha entre os seguintes concertos:
- BOCHERINNI | Concerto nº 3 em Sol Maior
- HAYDN | Concerto em Dó Maior
- SAINT-SAENS | Concerto em Lá menor
- KLENGEL | Concerto nº 3, op. 31 Pièce de Concert
- KLUGHART | Concerto em Lá menor, op. 59
- LALO | Concerto em Ré menor
- GOLTERMANN | Concerto em Sol Maior, op. 65
2) Entrevista
SOPROS E PERCUSSÃO
Clarinete
1) Prova de Aptidão Instrumental
- a) Peça Obrigatória: Capriccio para clarinete solo de Heinrich Sutermeister
- b) 1 obra (ou parte de obra) com ca 7 min., obrigatoriamente com acompanhamento de Piano, à escolha do candidato;
- c) Leitura à 1ª vista.
2) Entrevista
Fagote
1) Prova de Aptidão Instrumental
- a) Estudos de concerto opus 26 (1 estudo à escolha), L. Milde;
- b) Estudos sobre escalas e arpejos opus 24 (1 estudo à escolha), L. Milde;
- c) Uma peça à escolha do candidato.
2) Entrevista
Flauta
1) Prova de Aptidão Instrumental
- a) MOZART | Rondo em Ré, k184,versão Flauta e Piano em Ré M (ca. 6 minutos) Edição sugerida: UE 17 296
- b) Uma peça contrastante com a anterior, à escolha do candidato c/ duração de cerda de 5 minutos;
- c) MATHIEU ANDRÉ REICHERT | nº1 (completo).
2) Entrevista
Oboé
1) Prova de Aptidão Instrumental
- 48 estudos de F. Ferling, 2 estudos à escolha do candidato, 1 rápido e um lento;
- 1º andamento de um concerto do período clássico;
- Leitura à 1ª vista.
2) Entrevista
Saxofone
1) Prova de Aptidão Instrumental
- Tableaux de Provence, Paule Maurice, Ed. Lemoine
1.º, 4.º e 5.º andamentos;
- Improvisation 3, Ryo Noda, Ed. Leduc;
- Uma obra, ou partes de obras à escolha do candidato com a duração máxima de 5 minutos.
2) Entrevista
Trompa
1) Prova de Aptidão Instrumental
- MOZART | Concerto nº 3;
- 1 obra do séc. XX à escolha do candidato;
- Leitura à 1ª vista.
2) Entrevista
Trompete
1) Prova de Aptidão Instrumental
- Um estudo à escolha do candidato tipo: Paudert, Charlier, Arban
- Uma obra à escolha do candidato tipo: Bozza| "Rustiques," Arutunian "Concerto," Haydn, ”Concerto," Kennan "Sonata," Hindemith, "Sonata."
- Leitura à 1ª vista.
2) Entrevista
Trombone
1) Prova de Aptidão Instrumental
Trombone Tenor
- Prova de Aptidão Instrumental
Trombone Tenor
a) Escolher uma das seguintes obras:
- Ballade – Eugène Bozza;
- Andante et Allegro – J. Ed. Barat;
- Pièce em Mi bemol – Henri Busser;
b) Estudo:
- Douze Études – nº3 – Jacques Gallay | pdf disponível aqui;
c) Obra Solo:
- Trombone Humoresque – Palmer Traulsen | pdf disponível aqui;
TROMBONE BAIXO
1) Prova de Aptidão Instrumental
Trombone Baixo
a) Escolher uma das seguintes obras:
- New Orleans – Eugène Bozza;
- Rhapsody – Hidas Frigyes;
- Allegro Maestoso – Jan Koetsier;
b) Estudo:
- Fantasy Pieces – nº2 – Derek Bourgeois | pdf disponível aqui;
c) Obra Solo:
- Sonata Breve – Walter S. Hartley | pdf disponível aqui;
2) Entrevista
Eufónio
1) Prova de Aptidão Instrumental
- Estudo nº1 – Vladislav -Blazevich; 13 Russian Etudes | pdf disponível aqui;
- Uma obra à escolha do candidato.
2) Entrevista
Percussão
1) Prova de Aptidão instrumental
a) Tímpanos:
- Demonstrar capacidade auditiva para cantar e afinar os tímpanos.
- Um estudo à escolha (Goodman, Delecluse, Peters, Hochrainer, Krüger ou semelhante).
b) Caixa:
- Estudo à escolha (Delécluse, Cirone, Peters, Wilcoxon ou semelhante).
c) Lâminas:
- Marimba: Estudo para quatro baquetas (Musser, Stout, Burritt, Quartier ou semelhante);
- Vibrafone: Estudo para quatro baquetas (Friedman, Pérotin; Schluter, Burton ou semelhante);
- Todas as escalas maiores e menores.
2) Entrevista
MÚSICA ANTIGA
Cravo
1) Prova de Aptidão Instrumental
- Execução de um programa de 15 minutos de música dos Séc. XVI a XVIII, que inclua pelo menos duas peças de estilos contrastantes.
2) Entrevista
Flauta de Bisel
1) Prova de Aptidão Instrumental
- 1 Estudo de F. BRUGGEN ou um Capricho de QUANTZ;
- Dois andamentos contrastantes de uma Sonata de TELEMANN;
- 1 peça à escolha do candidato;
- Leitura à 1ª vista de um trecho curto.
2) Entrevista
Oboé Barroco
1) Prova de Aptidão Instrumental
- Dois andamentos contrastantes duma Sonata barroca;
- Um solo duma Ária de Bach.
NOTA: A prova poderá ser realizada em instrumento moderno
2) Entrevista
ÓRGÃO
1) Prova de Aptidão Instrumental
- Uma obra dos Séc. XVI, XVII ou XVIII, Ibérica, Italiana ou Francesa;
- J.S.Bach: Um Prelúdio e/ou Fuga;
- Uma obra da época romântica ou do séc. XX;
- Harmonização de um coral ou de qualquer outra melodia, ou uma Improvisação livre (Para a realização desta prova será dado um tempo de preparação de 10 minutos);
- Leitura à 1ª Vista
2) Entrevista
PIANO
1) Prova de Aptidão Instrumental
a) Dois estudos de virtuosidade;
b) J. S. BACH | 1 Prelúdio e Fuga de "O Cravo Bem Temperado";
c) Uma Sonata de um dos seguintes autores:
- HAYDN
- MOZART
- BEETHOVEN
d) Peça imposta - Polonaise in D major, Op.1 nº. 3 De, Clara Schumann
e) Leitura à 1ª vista.
IMPORTANTE: Todas as obras deverão ser executadas de memória
2) Entrevista