Como iniciar a Candidatura
a) Todas as candidaturas à Licenciatura em Música da ESML são realizadas exclusivamente através de um Concurso de Acesso.
b) Actualmente existem 4 concursos diferentes:
- Concurso local de acesso (também designado como Regime Geral ou Regime Normal);
- Concursos Especiais (Maiores de 23 Anos | Titulares de Outros Cursos Superiores);
- Regime de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior;
- Estudante Internacional.
c) Cada um adapta-se melhor a diferentes tipos de candidato, e o mesmo candidato pode concorrer a vários concursos.
Os interessados em candidatar-se à Licenciatura em Música na ESML deverão:
1. Ler atentamente os Regulamentos dos Concurso de Acesso;
2. Escolher o(s) Concurso(s) que melhor se adequa(m) ao seu caso único e específico;
3. Iniciar o Processo de Candidatura como indicado no Regulamento do Concurso escolhido.
Regulamentos dos Concursos de Acesso
CONCURSO LOCAL DE ACESSO (REGIME NORMAL)
1. REQUISITOS GERAIS
PROVAS DE INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS
Uma das condições de candidatura à matricula e inscrição no ensino superior em Portugal é a titularidade das provas de ingresso que permitem avaliar a capacidade para a frequência do curso pretendido. Existem três vias para a sua obtenção:
a) Como estudante do ensino secundário português
Para os estudantes titulares de um curso de ensino secundário português as provas de ingresso concretizam-se através da realização de exames finais nacionais do ensino secundário. Podem apresentar-se ao concurso de acesso à Licenciatura em Música os candidatos titulares de curso do ensino secundário (12º ano) com aprovação, em exame nacional, numa das seguintes provas:
- Filosofia
- Geometria Descritiva
- História da Cultura e das Artes
- Inglês
- Matemática
- Português
b) Como estudante do ensino profissional ou do ensino artístico especializado português
Para os alunos provenientes do ensino profissional ou dos cursos do ensino artístico especializado, as provas de ingresso concretizam-se através da realização de exames finais nacionais. Podem apresentar-se ao concurso de acesso à Licenciatura em Música os candidatos com aprovação, em exame nacional, numa das seguintes provas:
- Filosofia
- Geometria Descritiva
- História da Cultura e das Artes
- Inglês
- Matemática
- Português
ATENÇÃO: Estes estudantes deverão ainda verificar junto da Escola Secundária onde realizarem os exames nacionais se reúnem todas as condições necessárias para obterem a ficha ENES (Exames Nacionais do Ensino Secundário). Sem a Ficha ENES não é possível efectuar a candidatura ao Ensino Superior em Portugal. Recomendamos a leitura do seguinte artigo, muito breve mas explicativo de como obter a Ficha ENES: https://uniarea.com/8-coisas-que-deves-saber-sobre-a-ficha-enes/ |
c) Como estudante de cursos não portugueses equivalentes ao ensino secundário português
Para os estudante titulares de cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português, as provas de ingresso podem ser substituidas por exames finais de disciplinas daqueles cursos, no termos do disposto no artigo 20.º -A do Decreto-Lei nº 296-A/98, de 25 de setembro, na sua deliberação nº1043/2021. Para mais informações (carregue aqui).
2. REQUISITOS ESPECÍFICOS DA LICENCIATURA EM MÚSICA
Tendo em conta o carácter particular do curso de Licenciatura em Música enquanto formação ao nível de ensino superior artístico é esperado que o candidato tenha previamente adquirido um conjunto de competências e conhecimentos mínimos, específicos da área da Música onde pretende prosseguir os seus estudos. Como tal, o candidato será sujeito a uma série de provas de avaliação destas mesmas competências e conhecimentos, cujos elementos de avaliação para cada Variante/Ramo se apresentam de seguida.
2.1 - Variante de Jazz
PROVA ESPECÍFICA
A avaliação dos candidatos a qualquer Ramo da Variante de Jazz é efetuada através de uma Prova Específica. Esta consiste numa série de testes práticos e teóricos onde o candidato terá de demostrar capacidades referentes ao Ramo pretendido.
IMPORTANTE: Os candidatos com avaliação inferior a 10 (dez) valores, ou que FALTEM à Prova Específica estarão imediatamente EXCLUÍDOS do Concurso de Acesso à Licenciatura em Música. |
Conteúdos Programáticos e Critérios de Avaliação
A cada ano de candidaturas, os conteúdos e critérios de avaliação das Provas Específicas para os Ramos da Variante de Jazz são publicados no site da ESML, à data anunciada no Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música.
Datas das Provas Específicas
Para cada ano letivo é anunciada qual a semana de realização de todas as Provas Específicas, no correspondente Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música. Posteriormente são anunciadas no site da ESML a(s) data(s) da(s) Prova(s) para cada Variante/Ramo.
2.2 - Variante de Execução (todos os ramos) | Variante de Composição, Direcção e Formação Musical
Para todos os Ramos da Variante de Execução, e da Variante de Composição, Direcção e Formação Musical, a avaliação dos candidatos é efetuada através dos seguintes elementos:
2.2.1 - Prova Específica
A Prova Específica consiste numa série de testes práticos e teóricos onde o candidato terá de demostrar capacidades referentes ao Ramo pretendido.
IMPORTANTE: Os candidatos com avaliação inferior a 10 (dez) valores, ou que FALTEM à Prova Específica estarão imediatamente EXCLUÍDOS do Concurso de Acesso à Licenciatura em Música. |
Conteúdos Programáticos e Critérios de Avaliação
A cada ano de candidaturas, os conteúdos e critérios de avaliação das Provas Específicas para os Ramos da Variante de Execução, e Variante de Composição, Direcção e Formação Musical são publicados no site da ESML, à data anunciada no Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música.
Datas das Provas Específicas
Para cada ano letivo é anunciada qual a semana de realização de todas as Provas Específicas, no correspondente Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música. Posteriormente são anunciadas no site da ESML a(s) data(s) da(s) Prova(s) para cada Variante/Ramo.
2.2.2 - Prova de Conhecimentos Gerais de Música (PCGM)
A Prova de Conhecimentos Gerais de Música pretende avaliar de um modo transversal as competências e conhecimentos musicais do candidato, no sentido de garantir os mínimos necessários para a frequência da Licenciatura em Música na ESML. Consiste num teste em duas partes:
- Formação Auditiva:
- Ditado de melodia;
- Análise harmónica auditiva, escrita do baixo e cifra harmónica;
- Ditado Polifónico;
- Ditado Rítmico;
- Análise e História da Música.
NOTA: Apenas os candidatos que tenham obtido avaliação positiva na Prova Específica poderão realizar a PCGM. |
Prova Modelo
Uma prova modelo poderá ser consultada AQUI.
Classificação e aprovação na PCGM
A classificação da Prova de Conhecimentos Gerais de Música é a media aritmética simples das classificações das duas partes que a integram, arredondada às unidades, considerando como unidade a fracção não inferior às cinco décimas. São aprovados os candidatos que obtenham nesta prova classificação igual ou superior a 8 valores, desde que não obtenham nota inferior a 5 valores em nenhuma das suas partes.
IMPORTANTE: Os candidatos que REPROVEM ou FALTEM à PCGM estarão imediatamente EXCLUÍDOS do Concurso de Acesso à Licenciatura em Música. |
Condições para dispensa da PCGM
Estão em condições de ser dispensados das provas de conhecimentos gerais de música, se assim o desejarem, os candidatos que reúnam uma das seguintes condições,até ao final do ano letivo em que ocorre o concurso:
a) Terem concluído um curso secundário de Música;
b) Terem concluído um curso profissional de Música;
c) Terem frequência de um curso superior de Música;
d) O 8º grau de Formação Musical, o 3º de Análise e Técnicas de Composição e o 3º de História da Música;
O preenchimento destes critérios deverá ser demonstrado através da prova legal das habilitações que lhes permitem obter a dispensa
Os candidatos que fizerem provas específicas para DCFM estão dispensados da componente de Formação Auditiva, contudo tem de realizar a prova de Análise e História da Música.
3. NOTA DE CANDIDATURA, SERIAÇÃO E COLOCAÇÃO
A seriação dos candidatos para matrícula e inscrição no ciclo de estudos é realizada com base numa nota de candidatura. A nota de candidatura é a resultante do cálculo, até às décimas, da seguinte expressão:
NC = (0,9 x PE) + (0,1 x HA)
em que:
NC = Nota de candidatura;
PE = Nota obtida na prova específica
HA = Classificação final da habilitação com que se candidata (constante no ponto 8 da Ficha ENES)
Colocação nas vagas
A colocação dos candidatos nas vagas fixadas é feita por ordem decrescente da lista seriada elaborada. O resultado final exprime-se através de uma das seguintes situações: colocado, não colocado, excluído.
4. PROCESSO DE CANDIDATURA
4.1 - Documentos necessários
- Certificado do 12º ano ou declaração de frequência do 12º ano (só para candidatos que estão a frequentar o 12º ano);
- Cópia do cartão de cidadão (para efeitos de candidatura);
- 1 fotografia tipo passe em formato digital (jpg);
- Requerimento a solicitar a dispensa da PCGM (carregue aqui) entregar a cópia digital (pdf) no portal CSSnet, durante o processo de candidatura ;
- Ficha ENES emitida no ano de candidatura, a submeter no portal até ao dia 7 de agosto.
ENTREGA DE DOCUMENTOS EM FORMATO DIGITAL
Todos os documentos a serem entregues em formato digital deverão corresponder ao tipo requerido, habitualmente .jpg ou .pdf. Caso necessite de converter os ficheiros para o tipo correcto, aconselhamos a utilização das seguintes ferramentas:
- Conversão e união de vários documentos para um único ficheiro .pdf - topdf.com
- Converter ficheiros de vários tipos em ficheiros tipo .jpg - iloveimg.com
- Agrupar vários documentos num único ficheiro comprimido - ezyzip.com
4.2 - Iniciar o processo de candidatura
ANTES DE COMEÇAR
a) Certifique-se do Concurso de Acesso pelo qual pretende candidatar-se.
A escolha é unicamente da responsabilidade do candidato e não será possível efectuar troca de Concurso após a formalização da candidatura.
b) Prepare todos os documentos descritos no ponto 4.1.
c) Garanta que tem acesso a um computador ou dispositivo móvel com ligação à internet.
Todo o processo de candidatura é realizado online.
c) Certifique-se que tem acesso a uma conta de email funcional.
Irá receber via email os dados do seu registo no portal das candidaturas.
d) De preferência, utilize um dos seguintes browsers para aceder ao portal das candidaturas:
- Mozilla Firefox (download);
- Google Chrome (download).
PROCESSO DE CANDIDATURA
O candidato deverá realizar a sua candidatura online, dentro dos prazos estabelecidos pelo Calendário das Candidaturas correspondente a cada ano letivo.
1) Aceder ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet. O portal não estará disponível para candidaturas antes e depois do prazo estipulado.
2) Seleccionar o menu "Candidaturas".
3) Seleccionar o Concurso/Regime de Acesso pretendido.
4) Criar um novo Registo de Utilizador.
5) Ler e aceitar os Termos e Condições.
6) Preencher os campos para criação de um novo Registo.
ATENÇÃO: o Nome de Utilizador deverá ser apenas em letras minúsculas, e não deverá conter espaços nem acentos.
7) Clicar em "Submeter".
8) Entrar na conta de email que introduziu para registo. Deverá ter recebido um email com um pedido de confirmação do Registo que acabou de realizar.
9) Clicar no link de confirmação apresentado no email.
10) Regressar ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet, e clicar em "Entrar/Registar", no canto superior direito do ecrã.
11) Introduzir, na zona "Autenticação", o Nome de Utilizador e Password que escolheu.
12) Prosseguir com a candidatura cicando no link "Seleccionar regime".
13) Iniciar o preenchimento da candidatura clicando no botão "Seguinte".
14) Preencher os campos com os dados requeridos. No final clicar no botão "Seguinte".
15) Seleccione o Curso a que se pretende candidatar. Depois cique no botão "Seguinte".
15b) APENAS PARA REGIME DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR (se não escolheu candidatar-se por este Concurso de Acesso, salte para o passo 16)
Preencher os campos com a informação requerida. Depois clicar em "Seguinte"
16) Preencher os campos com os seus dados pessoais. Depois clicar em "Seguinte".
17) Seleccione a Área de Especialização a que se candidata (Variante/Ramo). Não necessitará de realizar nenhuma acção para o item "Taxa de candidatura". Depois clique no botão "Seguinte".
18) Carregue os documentos descritos no ponto 4.1, clicando no botão "Browse" do item correspondente. No final clique no botão "Seguinte".
ATENÇÃO:
a) Os documentos digitais a serem enviados deverão estar disponíveis numa pasta de ficheiros do dispositivo (computador, tablet, smartphone) a partir do qual se encontra a fazer a candidatura.
b) Para cada item só poderá carregar um ficheiro. Se necessitar de agrupar documentos com várias partes num único ficheiro, recomendamos que leia a secção "ENTREGA DE DOCUMENTOS EM FORMATO DIGITAL" no final do ponto 4.1.
c) A candidatura só poderá ser finalizada após ter entregue todos os documentos obrigatórios.
d) Se necessitar de informações adicionais sobre algum documento, passe o cursor sobre o ponto de interrogação (?) ao lado da descrição.
19) Nesta altura deverá ser-lhe apresentado um Resumo da Candidatura. Confirme que todos os dados que introduziu anteriormente estão correctos. No final clique no botão "Finalizar".
20) Neste passo deverá realizar a Formalização da Candidatura. Ser-lhe-á pedido que, uma vez mais, confirme os dados introduzidos. Se necessitar de alterar algum dos campos clique em "Alterar Dados Candidatura". Se tudo estiver correcto seleccione a opção "Formalizar Candidatura".
21) A sua candidatura terá sido formalizada. Descarregue os documentos (.pdf) para "Pagamentos de Pré-Requisitos" e o "Comprovativo Candidatura". Ambos serão necessários para as fases seguintes do processo. Deverá também receber um email com a confirmação da formalização da candidatura.
22) Poderá agora proseguir para o ponto "4.3 - Pagamento da taxa de candidatura".
4.3 - Pagamento da taxa de candidatura
O valor fixado para a Taxa de Candidatura ao Concurso Local de Acesso na Licenciatura em Música é de:
82,00 euros (oitenta e dois euros).
O pagamento da taxa de candidatura apenas poderá ser realizado após ter sido formalizada a candidatura (ver 4.2). O candidato deverá utilizar as informações facultadas no documento "Pagamentos de Pré-Requisitos", disponível para descarga no final do processo de candidatura.
A taxa de candidatura deverá ser paga através da rede de Caixas Automáticas Multibanco, seleccionando a operação "Pagamentos" -> "Pagamentos de Serviços em Euros". A Referência MB estará diponível entre 24 a 48h úteis após o momento de formalização da candidatura.
Deverá realizar o pagamento da Taxa de Candiatura no máximo até à data limite apresentada no documento "Pagamento de Pré-Requisitos". Se o pagamento não for efectuado até esta data, a candidatura será considerada como inválida.
IMPORTANTE: Em caso de desistência do candidato o pagamento da taxa de candidatura não lhe será reembolsado. |
CONCURSOS ESPECIAIS
Os regulamentos encontram-se de acordo com o Decreto de Lei n.º113/2014, de 16 de Junho, que regula os concursos especiais para acesso e ingresso no ensino superior.
MAIORES DE 23 ANOS
Regulamento do Concurso Especial Maiores de 23 Anos
Os regulamentos encontram-se de acordo com o Decreto de Lei n.º113/2014, de 16 de Junho, que regula os concursos especiais para acesso e ingresso no ensino superior.
1. REQUISITOS GERAIS
Podem apresenta-se ao concurso de acess o à Licenciatura em Música os candidatos que:
- Sejam maiores de 23 anos; (A legislação não estabelece um limite máximo de idade para a inscrição e realização das provas, mas define um limite mínimo em que, para que o estudante se possa inscrever, tem de ter 23 anos completos até 31 de dezembro do ano em que antecede essa realização).
- Não sejam titulares da habilitação de acesso ao ensino superior; (De acordo com o regulamento específico destas provas previstas no Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho e pelo despacho nº 2241/2018).
2. REQUISITOS ESPECÍFICOS DA LICENCIATURA EM MÚSICA
Tendo em conta o carácter particular do curso de Licenciatura em Música enquanto formação ao nível de ensino superior artístico é esperado que o candidato tenha previamente adquirido um conjunto de competências e conhecimentos mínimos, específicos da área da Música onde pretende prosseguir os seus estudos. Como tal, o candidato será sujeito a uma série de provas de avaliação destas mesmas competências e conhecimentos, cujos elementos de avaliação para cada Variante/Ramo se apresentam de seguida.
2.1 - Variante de Jazz
Para todos os Ramos da Variante de Jazz, a avaliação dos candidatos é efetuada através dos seguintes elementos:
2.1.1 - Prova Específica
A avaliação dos candidatos a qualquer Ramo da Variante de Jazz é compreende uma Prova Específica. Esta consiste numa série de testes práticos e teóricos onde o candidato terá de demostrar capacidades referentes ao Ramo pretendido.
IMPORTANTE: Os candidatos com avaliação inferior a 10 (dez) valores, ou que FALTEM à Prova Específica estarão imediatamente EXCLUÍDOS do Concurso de Acesso à Licenciatura em Música. |
Conteúdos Programáticos e Critérios de Avaliação
A cada ano de candidaturas, os conteúdos e critérios de avaliação das Provas Específicas para os Ramos da Variante de Jazz são publicados no site da ESML, à data anunciada no Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música.
Datas das Provas Específicas
Para cada ano lectivo é anunciada qual a semana de realização de todas as Provas Específicas, no correspondente Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música. Posteriormente são anunciadas no site da ESML a(s) data(s) da(s) Prova(s) para cada Variante/Ramo.
2.1.2 - Apreciação do currículo escolar e profissional do candidato
A apreciação do currículo escolar e profissional do candidato privilegiará a experiência profissional, tendo este critério como objetivo avaliar o nível de preparação adquirido ao longo da vida, em resultado de formação ou de experiência, para a frequência do curso superior a que o candidato concorre.
2.1.3 - Entrevista
A entrevista destina-se a esclarecer questões relativas ao currículo e à experiência profissional do candidato, bem como a sua disponibilidade para os cumprimentos das obrigações escolares. Irão ainda ser avaliadas as motivações para a escolha do curso apresentadas pelo candidato.
2.2 - Variante de Execução (todos os ramos) | Variante de Composição, Direcção e Formação Musical
Para todos os Ramos da Variante de Execução, e da Variante de Composição, Direcção e Formação Musical, a avaliação dos candidatos é efetuada através dos seguintes elementos:
2.2.1 - Prova de Avaliação de Conhecimentos e Competências
A Prova de Avaliação de Conhecimentos e Competências consiste em duas provas distintas, nomeadamente:
2.2.1.1 - Prova Específica
A Prova Específica consiste numa série de testes práticos e teóricos onde o candidato terá de demostrar capacidades referentes ao Ramo pretendido.
IMPORTANTE: Os candidatos com avaliação inferior a 10 (dez) valores, ou que FALTEM à Prova Específica estarão imediatamente EXCLUÍDOS do Concurso de Acesso à Licenciatura em Música. |
Conteúdos Programáticos e Critérios de Avaliação
A cada ano de candidaturas, os conteúdos e critérios de avaliação das Provas Específicas para os Ramos da Variante de Execução, e Variante de Composição, Direcção e Formação Musical são publicados no site da ESML, à data anunciada no Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música.
Datas das Provas Específicas
Para cada ano lectivo é anunciada qual a semana de realização de todas as Provas Específicas, no correspondente Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música. Posteriormente são anunciadas no site da ESML a(s) data(s) da(s) Prova(s) para cada Variante/Ramo.
2.2.1.2 - Prova de Conhecimentos Gerais de Música (PCGM)
A Prova de Conhecimentos Gerais de Música pretende avaliar de um modo transversal as competências e conhecimentos musicais do candidato, no sentido de garantir os mínimos necessários para a frequência da Licenciatura em Música na ESML. Consiste num teste em duas partes:
- Formação Auditiva:
- Ditado de melodia;
- Análise harmónica auditiva ? escrita do baixo e cifra harmónica;
- Ditado Polifónico;
- Ditado Rítmico;
- Análise e História da Música.
NOTA: Apenas os candidatos que tenham obtido avaliação positiva na Prova Específica poderão realizar a PCGM. |
Prova Modelo
Uma prova modelo poderá ser consultada AQUI.
Classificação e aprovação na PCGM
A classificação da Prova de Conhecimentos Gerais de Música é a media aritmética simples das classificações das duas partes que a integram, arredondada às unidades, considerando como unidade a fracção não inferior às cinco décimas. São aprovados os candidatos que obtenham nesta prova classificação igual ou superior a 8 valores, desde que não obtenham nota inferior a 5 valores em nenhuma das suas partes.
IMPORTANTE: Os candidatos que REPROVEM ou FALTEM à PCGM estarão imediatamente EXCLUÍDOS do Concurso de Acesso à Licenciatura em Música. |
Condições para dispensa da PCGM
Estarão dispensados da PCGM os candidatos que preeencham pelo menos um dos seguintes critérios.
a) tenham concluído ou estejam em condições de concluir cumulativamente o 8º grau de Formação Musical ou equivalente, o 3º ano de Análise e Técnicas de Composição ou equivalente, e o 3º ano de História da Música, História da Cultura e das Artes ou equivalente, até ao final do corrente ano lectivo;
b) tenham concluído um curso profissional de Música ou um curso de ensino articulado de Música.
O preenchimento destes critérios deverá ser demonstrado através da prova legal das habilitações que lhes permitem obter a dispensa.
2.1.2 - Apreciação do currículo escolar e profissional do candidato
A apreciação do currículo escolar e profissional do candidato privilegiará a experiência profissional, tendo este critério como objetivo avaliar o nível de preparação adquirido ao longo da vida, em resultado de formação ou de experiência, para a frequência do curso superior a que o candidato concorre.
2.1.3 - Entrevista
A entrevista destina-se a esclarecer questões relativas ao currículo e à experiência profissional do candidato, bem como a sua disponibilidade para os cumprimentos das obrigações escolares. Irão ainda ser avaliadas as motivações para a escolha do curso apresentadas pelo candidato.
3. NOTA DE CANDIDATURA, SERIAÇÃO E COLOCAÇÃO
A seriação dos candidatos à matrícula e inscrição na Licenciatura em Música é realizada com base na nota de candidatura. A nota de candidatura é a resultante do cálculo, até às décimas, da seguinte expressão:
NC = (0,80 x PE) + (0,15 x CV) + (0,05 x E)
em que:
NC = Nota de candidatura;
PE = Nota obtida na prova específica;
CV = Nota obtida na avaliação do currículo escolar e profisisonal do candidato;
E = Nota obtida na entrevista.
Colocação nas vagas
A colocação dos candidatos nas vagas fixadas é feita por ordem decrescente da lista seriada elaborada. O resultado final exprime-se através de uma das seguintes situações: colocado, não colocado, excluído.
4. PROCESSO DE CANDIDATURA
4.1 - Documentos necessários
- 1 fotografia tipo passe em formato digital (.jpg);
- Cópia digital do documento comprovativo da titularidade da habilitação com que o estudante se candidata (.pdf);
- Curriculum Profissional e Académico em formato digital (.pdf);
- Carta de motivação ao curso (1 página A4, formato .pdf).
Para os candidatos em condições de dispensa da Prova de Conhecimentos Gerais de Música (PCGM), conforme o ponto 2.2.2 do presente Regulamento
a) Se já possui o Comprovativo à data da candidatura: b) Se ainda se encontra em processo de conclusão do curso/disciplinas do Conservatório: |
ENTREGA DE DOCUMENTOS EM FORMATO DIGITAL
Todos os documentos a serem entregues em formato digital deverão corresponder ao tipo requerido, habitualmente .jpg ou .pdf. Caso necessite de converter os ficheiros para o tipo correcto, aconselhamos a utilização das seguintes ferramentas:
- Conversão e união de vários documentos para um único ficheiro .pdf - topdf.com
- Converter ficheiros de vários tipos em ficheiros tipo .jpg - iloveimg.com
- Agrupar vários documentos num único ficheiro comprimido - ezyzip.com
4.2 - Iniciar o processo de candidatura
ANTES DE COMEÇAR
a) Certifique-se do Concurso de Acesso pelo qual pretende candidatar-se.
A escolha é unicamente da responsabilidade do candidato e não será possível efectuar troca de Concurso após a formalização da candidatura.
b) Prepare todos os documentos descritos no ponto 4.1.
c) Garanta que tem acesso a um computador ou dispositivo móvel com ligação à internet.
Todo o processo de candidatura é realizado online.
c) Certifique-se que tem acesso a uma conta de email funcional.
Irá receber via email os dados do seu registo no portal das candidaturas.
d) De preferência, utilize um dos seguintes browsers para aceder ao portal das candidaturas:
- Mozilla Firefox (download);
- Google Chrome (download).
PROCESSO DE CANDIDATURA
O candidato deverá realizar a sua candidatura online, dentro dos prazos estabelecidos pelo Calendário das Candidaturas correspondente a cada ano lectivo.
1) Aceder ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet. O portal não estará disponível para candidaturas antes e depois do prazo estipulado.
2) Seleccionar o menu "Candidaturas".
3) Seleccionar o Concurso/Regime de Acesso pretendido.
4) Criar um novo Registo de Utilizador.
5) Ler e aceitar os Termos e Condições.
6) Preencher os campos para criação de um novo Registo.
ATENÇÃO: o Nome de Utilizador deverá ser apenas em letras minúsculas, e não deverá conter espaços nem acentos.
7) Clicar em "Submeter".
8) Entrar na conta de email que introduziu para registo. Deverá ter recebido um email com um pedido de confirmação do Registo que acabou de realizar.
9) Clicar no link de confirmação apresentado no email.
10) Regressar ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet, e clicar em "Entrar/Registar", no canto superior direito do ecrã.
11) Introduzir, na zona "Autenticação", o Nome de Utilizador e Password que escolheu.
12) Prosseguir com a candidatura cicando no link "Seleccionar regime".
13) Iniciar o preenchimento da candidatura clicando no botão "Seguinte".
14) Preencher os campos com os dados requeridos. No final clicar no botão "Seguinte".
15) Seleccione o Curso a que se pretende candidatar. Depois cique no botão "Seguinte".
15b) APENAS PARA REGIME DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR (se não escolheu candidatar-se por este Concurso de Acesso, salte para o passo 16)
Preencher os campos com a informação requerida. Depois clicar em "Seguinte"
16) Preencher os campos com os seus dados pessoais. Depois clicar em "Seguinte".
17) Seleccione a Área de Especialização a que se candidata (Variante/Ramo). Não necessitará de realizar nenhuma acção para o item "Taxa de candidatura". Depois clique no botão "Seguinte".
18) Carregue os documentos descritos no ponto 4.1, clicando no botão "Browse" do item correspondente. No final clique no botão "Seguinte".
ATENÇÃO:
a) Os documentos digitais a serem enviados deverão estar disponíveis numa pasta de ficheiros do dispositivo (computador, tablet, smartphone) a partir do qual se encontra a fazer a candidatura.
b) Para cada item só poderá carregar um ficheiro. Se necessitar de agrupar documentos com várias partes num único ficheiro, recomendamos que leia a secção "ENTREGA DE DOCUMENTOS EM FORMATO DIGITAL" no final do ponto 4.1.
c) A candidatura só poderá ser finalizada após ter entregue todos os documentos obrigatórios.
d) Se necessitar de informações adicionais sobre algum documento, passe o cursor sobre o ponto de interrogação (?) ao lado da descrição.
19) Nesta altura deverá ser-lhe apresentado um Resumo da Candidatura. Confirme que todos os dados que introduziu anteriormente estão correctos. No final clique no botão "Finalizar".
20) Neste passo deverá realizar a Formalização da Candidatura. Ser-lhe-á pedido que, uma vez mais, confirme os dados introduzidos. Se necessitar de alterar algum dos campos clique em "Alterar Dados Candidatura". Se tudo estiver correcto seleccione a opção "Formalizar Candidatura".
21) A sua candidatura terá sido formalizada. Descarregue os documentos (.pdf) para "Pagamentos de Pré-Requisitos" e o "Comprovativo Candidatura". Ambos serão necessários para as fases seguintes do processo. Deverá também receber um email com a confirmação da formalização da candidatura.
22) Poderá agora proseguir para o ponto "4.3 - Pagamento da taxa de candidatura".
4.3 - Pagamento da taxa de candidatura
O valor fixado para a Taxa de Candidatura ao Concurso de Acesso para Maiores de 23 Anos na Licenciatura em Música é de:
- 63,00 (sessenta e três euros).
O pagamento da taxa de candidatura apenas poderá ser realizado após ter sido formalizada a candidatura (ver 4.2). O candidato deverá utilizar as informações facultadas no documento "Pagamentos de Pré-Requisitos", disponível para descarga no final do processo de candidatura.
A taxa de candidatura deverá ser paga através da rede de Caixas Automáticas Multibanco, seleccionando a operação "Pagamentos" -> "Pagamentos de Serviços em Euros". A Referência MB estará diponível entre 24 a 48h úteis após o momento de formalização da candidatura.
Deverá realizar o pagamento da Taxa de Candiatura no máximo até à data limite apresentada no documento "Pagamento de Pré-Requisitos". Se o pagamento não for efectuado até esta data, a candidatura será considerada como inválida.
Após o pagamento poderá validar a conclusão acedendo ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet com as suas credenciais.
IMPORTANTE: Em caso de desistência do candidato o pagamento da taxa de candidatura não lhe será reembolsado. |
TITULARES DE CURSOS SUPERIORES
1. REQUISITOS GERAIS
O concurso especial abrange os estudantes que sejam titulares de pelo menos um dos seguintes graus:
- Bacharel;
- Licenciado;
- Mestre;
- Doutor;
E que, cumulativamente, reúnam as condições fixadas pela Instituição de Ensino Superior (IES).
Os titulares de habilitações estrangeiras (que não estejam abrangidos pelo Estatuto de Estudante Internacional) apenas poderão apresentar candidatura ao presente concurso, desde que, nos termos das disposições legais em vigor, sejam titulares de reconhecimento de grau académico superior.
ATENÇÃO: Os estudantes que estejam abrangidos pelo estatuto do estudante internacional regulado pelo Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto, não podem candidatar-se ao concurso. |
2. REQUISITOS ESPECÍFICOS DA LICENCIATURA EM MÚSICA
Tendo em conta o carácter particular do curso de Licenciatura em Música enquanto formação ao nível de ensino superior artístico é esperado que o candidato tenha previamente adquirido um conjunto de competências e conhecimentos mínimos, específicos da área da Música onde pretende prosseguir os seus estudos. Como tal, o candidato será sujeito a uma série de provas de avaliação destas mesmas competências e conhecimentos, cujos elementos de avaliação para cada Variante/Ramo se apresentam de seguida.
2.1 - Variante de Jazz
PROVA ESPECÍFICA
A avaliação dos candidatos a qualquer Ramo da Variante de Jazz é efetuada através de uma Prova Específica. Esta consiste numa série de testes práticos e teóricos onde o candidato terá de demostrar capacidades referentes ao Ramo pretendido.
IMPORTANTE: Os candidatos com avaliação inferior a 10 (dez) valores, ou que FALTEM à Prova Específica estarão imediatamente EXCLUÍDOS do Concurso de Acesso à Licenciatura em Música. |
Conteúdos Programáticos e Critérios de Avaliação
A cada ano de candidaturas, os conteúdos e critérios de avaliação das Provas Específicas para os Ramos da Variante de Jazz são publicados no site da ESML, à data anunciada no Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música.
Datas das Provas Específicas
Para cada ano lectivo é anunciada qual a semana de realização de todas as Provas Específicas, no correspondente Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música. Posteriormente são anunciadas no site da ESML a(s) data(s) da(s) Prova(s) para cada Variante/Ramo.
2.2 - Variante de Execução (todos os ramos) | Variante de Composição, Direcção e Formação Musical
Para todos os Ramos da Variante de Execução, e da Variante de Composição, Direcção e Formação Musical, a avaliação dos candidatos é efetuada através dos seguintes elementos:
2.2.1 - Prova Específica
A Prova Específica consiste numa série de testes práticos e teóricos onde o candidato terá de demostrar capacidades referentes ao Ramo pretendido.
IMPORTANTE: Os candidatos com avaliação inferior a 10 (dez) valores, ou que FALTEM à Prova Específica estarão imediatamente EXCLUÍDOS do Concurso de Acesso à Licenciatura em Música. |
Conteúdos Programáticos e Critérios de Avaliação
A cada ano de candidaturas, os conteúdos e critérios de avaliação das Provas Específicas para os Ramos da Variante de Execução, e Variante de Composição, Direcção e Formação Musical são publicados no site da ESML, à data anunciada no Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música.
Datas das Provas Específicas
Para cada ano letivo é anunciada qual a semana de realização de todas as Provas Específicas, no correspondente Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música. Posteriormente são anunciadas no site da ESML a(s) data(s) da(s) Prova(s) para cada Variante/Ramo.
2.2.2 - Prova de Conhecimentos Gerais de Música (PCGM)
A Prova de Conhecimentos Gerais de Música pretende avaliar de um modo transversal as competências e conhecimentos musicais do candidato, no sentido de garantir os mínimos necessários para a frequência da Licenciatura em Música na ESML. Consiste num teste em duas partes:
- Formação Auditiva:
- Ditado de melodia;
- Análise harmónica auditiva ? escrita do baixo e cifra harmónica;
- Ditado Polifónico;
- Ditado Rítmico;
- Análise e História da Música.
NOTA: Apenas os candidatos que tenham obtido avaliação positiva na Prova Específica poderão realizar a PCGM. |
Prova Modelo
Uma prova modelo poderá ser consultada AQUI.
Classificação e aprovação na PCGM
A classificação da Prova de Conhecimentos Gerais de Música é a media aritmética simples das classificações das duas partes que a integram, arredondada às unidades, considerando como unidade a fracção não inferior às cinco décimas. São aprovados os candidatos que obtenham nesta prova classificação igual ou superior a 8 valores, desde que não obtenham nota inferior a 5 valores em nenhuma das suas partes.
IMPORTANTE: Os candidatos que REPROVEM ou FALTEM à PCGM estarão imediatamente EXCLUÍDOS do Concurso de Acesso à Licenciatura em Música. |
Condições para dispensa da PCGM
Estarão dispensados da PCGM os candidatos que preeencham pelo menos um dos seguintes critérios.
a) tenham concluído ou estejam em condições de concluir cumulativamente o 8º grau de Formação Musical ou equivalente, o 3º ano de Análise e Técnicas de Composição ou equivalente, e o 3º ano de História da Música, História da Cultura e das Artes ou equivalente, até ao final do corrente ano lectivo;
b) tenham concluído ou estejam em condições de concluir o Curso Secundário de Música, ou o Curso Secundário de Canto, ou o Curso Secundário de Canto Gregoriano ou um Curso Profissional de Música, até ao final do corrente ano lectivo.
O preenchimento destes critérios deverá ser demonstrado através de um Comprovativo de Conclusão correspondente, emitido pelo Conservatório frequentado pelo candidato.
3. NOTA DE CANDIDATURA, SERIAÇÃO E COLOCAÇÃO
A seriação dos candidatos para matrícula e inscrição no ciclo de estudos é realizada com base numa nota de candidatura. A nota de candidatura é a resultante do cálculo, até às décimas, da seguinte expressão:
NC = (0,9 x PE) + (0,1 x HA)
em que:
NC = Nota de candidatura;
PE = Nota obtida na prova específica
HA = Classificação final da habilitação com que se candidata (média final do curso com o qual se candidata)
Colocação nas vagas
A colocação dos candidatos nas vagas fixadas é feita por ordem decrescente da lista seriada elaborada. O resultado final exprime-se através de uma das seguintes situações: colocado, não colocado, excluído.
4. PROCESSO DE CANDIDATURA
4.1 - Documentos necessários
- Cópia do Cartão de Cidadão (frente e verso), do Estado-membro da União Europeia, de proveniência do candidato ou passaporte com respetivo visto de estudo ou, quando aplicável, do atestado de residência temporária ou permanente, em formato digital (.pdf);
- 1 fotografia tipo passe em formato digital (.jpg ou .pdf);
- Plano de estudos com a carga horária (publicação do DR ou documento autenticado pelos serviços académicos);
- Cópia digital do Certificado de conclusão de Curso do estabelecimento de proveniência (português ou estrangeiro) com a respetiva classificação final (.pdf);
- Requerimento a solicitar a dispensa da PCGM requerimento entregar a cópia digital (pdf) no portal CSSnet, durante o processo de candidatura ;
Para os candidatos em condições de dispensa da Prova de Conhecimentos Gerais de Música (PCGM), conforme o ponto 2.2.2 do presente Regulamento
a) Se já possui o Comprovativo à data da candidatura: b) Se ainda se encontra em processo de conclusão do curso/disciplinas do Conservatório: |
ENTREGA DE DOCUMENTOS EM FORMATO DIGITAL
Todos os documentos a serem entregues em formato digital deverão corresponder ao tipo requerido, habitualmente .jpg ou .pdf. Caso necessite de converter os ficheiros para o tipo correcto, aconselhamos a utilização das seguintes ferramentas:
- Conversão e união de vários documentos para um único ficheiro .pdf - topdf.com
- Converter ficheiros de vários tipos em ficheiros tipo .jpg - iloveimg.com
- Agrupar vários documentos num único ficheiro comprimido - ezyzip.com
4.2 - Iniciar o processo de candidatura
ANTES DE COMEÇAR
a) Certifique-se do Concurso de Acesso pelo qual pretende candidatar-se.
A escolha é unicamente da responsabilidade do candidato e não será possível efectuar troca de Concurso após a formalização da candidatura.
b) Prepare todos os documentos descritos no ponto 4.1.
c) Garanta que tem acesso a um computador ou dispositivo móvel com ligação à internet.
Todo o processo de candidatura é realizado online.
c) Certifique-se que tem acesso a uma conta de email funcional.
Irá receber via email os dados do seu registo no portal das candidaturas.
d) De preferência, utilize um dos seguintes browsers para aceder ao portal das candidaturas:
- Mozilla Firefox (download);
- Google Chrome (download).
PROCESSO DE CANDIDATURA
O candidato deverá realizar a sua candidatura online, dentro dos prazos estabelecidos pelo Calendário das Candidaturas correspondente a cada ano lectivo.
1) Aceder ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet. O portal não estará disponível para candidaturas antes e depois do prazo estipulado.
2) Seleccionar o menu "Candidaturas".
3) Seleccionar o Concurso/Regime de Acesso pretendido.
4) Criar um novo Registo de Utilizador.
5) Ler e aceitar os Termos e Condições.
6) Preencher os campos para criação de um novo Registo.
ATENÇÃO: o Nome de Utilizador deverá ser apenas em letras minúsculas, e não deverá conter espaços nem acentos.
7) Clicar em "Submeter".
8) Entrar na conta de email que introduziu para registo. Deverá ter recebido um email com um pedido de confirmação do Registo que acabou de realizar.
9) Clicar no link de confirmação apresentado no email.
10) Regressar ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet, e clicar em "Entrar/Registar", no canto superior direito do ecrã.
11) Introduzir, na zona "Autenticação", o Nome de Utilizador e Password que escolheu.
12) Prosseguir com a candidatura cicando no link "Seleccionar regime".
13) Iniciar o preenchimento da candidatura clicando no botão "Seguinte".
14) Preencher os campos com os dados requeridos. No final clicar no botão "Seguinte".
15) Seleccione o Curso a que se pretende candidatar. Depois cique no botão "Seguinte".
15b) APENAS PARA REGIME DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR (se não escolheu candidatar-se por este Concurso de Acesso, salte para o passo 16)
Preencher os campos com a informação requerida. Depois clicar em "Seguinte"
16) Preencher os campos com os seus dados pessoais. Depois clicar em "Seguinte".
17) Seleccione a Área de Especialização a que se candidata (Variante/Ramo). Não necessitará de realizar nenhuma acção para o item "Taxa de candidatura". Depois clique no botão "Seguinte".
18) Carregue os documentos descritos no ponto 4.1, clicando no botão "Browse" do item correspondente. No final clique no botão "Seguinte".
ATENÇÃO:
a) Os documentos digitais a serem enviados deverão estar disponíveis numa pasta de ficheiros do dispositivo (computador, tablet, smartphone) a partir do qual se encontra a fazer a candidatura.
b) Para cada item só poderá carregar um ficheiro. Se necessitar de agrupar documentos com várias partes num único ficheiro, recomendamos que leia a secção "ENTREGA DE DOCUMENTOS EM FORMATO DIGITAL" no final do ponto 4.1.
c) A candidatura só poderá ser finalizada após ter entregue todos os documentos obrigatórios.
d) Se necessitar de informações adicionais sobre algum documento, passe o cursor sobre o ponto de interrogação (?) ao lado da descrição.
19) Nesta altura deverá ser-lhe apresentado um Resumo da Candidatura. Confirme que todos os dados que introduziu anteriormente estão correctos. No final clique no botão "Finalizar".
20) Neste passo deverá realizar a Formalização da Candidatura. Ser-lhe-á pedido que, uma vez mais, confirme os dados introduzidos. Se necessitar de alterar algum dos campos clique em "Alterar Dados Candidatura". Se tudo estiver correcto seleccione a opção "Formalizar Candidatura".
21) A sua candidatura terá sido formalizada. Descarregue os documentos (.pdf) para "Pagamentos de Pré-Requisitos" e o "Comprovativo Candidatura". Ambos serão necessários para as fases seguintes do processo. Deverá também receber um email com a confirmação da formalização da candidatura.
22) Poderá agora proseguir para o ponto "4.3 - Pagamento da taxa de candidatura".
4.3 - Pagamento da taxa de candidatura
O valor fixado para a Taxa de Candidatura ao Concurso de Acesso para Titulares de Cursos Superiores, na Licenciatura em Música é de:
- ? 63,00 (sessenta e três euros).
O pagamento da taxa de candidatura apenas poderá ser realizado após ter sido formalizada a candidatura (ver 4.2). O candidato deverá utilizar as informações facultadas no documento "Pagamentos de Pré-Requisitos", disponível para descarga no final do processo de candidatura.
A taxa de candidatura deverá ser paga através da rede de Caixas Automáticas Multibanco, seleccionando a operação "Pagamentos" -> "Pagamentos de Serviços em Euros". A Referência MB estará diponível entre 24 a 48h úteis após o momento de formalização da candidatura.
Deverá realizar o pagamento da Taxa de Candiatura no máximo até à data limite apresentada no documento "Pagamento de Pré-Requisitos". Se o pagamento não for efectuado até esta data, a candidatura será considerada como inválida.
Após o pagamento poderá validar a conclusão acedendo ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet com as suas credenciais.
IMPORTANTE: Em caso de desistência do candidato o pagamento da taxa de candidatura não lhe será reembolsado. |
REGIME DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR
REINGRESSO
O concurso de acesso à Licenciatura em Música por via de reingresso é aplicável apenas a estudantes que já frequentaram a ESML.
O reingresso é o ato pelo qual um estudante, após uma interrupção dos estudos num determinado curso e instituição de ensino superior, se matricula na mesma instituição e se inscreve no mesmo curso ou em curso que lhe tenha sucedido.
Entende-se por ?mesmo curso?, os cursos com idêntica designação e conduzindo à atribuição do mesmo grau ou os cursos com designações diferentes mas situados na mesma área científica, tendo objetivos semelhantes, ministrando uma formação científica similar e conduzindo:
a) À atribuição do mesmo grau;
b) À atribuição de grau diferente, quando tal resulte de um processo de modificação ou adequação entre um ciclo de estudos conducente ao grau de bacharel e um ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado ou entre um ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado e um ciclo de estudos integrado de mestrado.
Não tem limitações quantitativas, ou seja, não estão sujeitos a vagas.
PROCESSO DE CANDIDATURA
1. Documentos necessários
- Cópia do Cartão de Cidadão - frente e verso - em formato digital (.pdf);
- 1 fotografia tipo passe em formato digital (.jpg ou .pdf);
ENTREGA DE DOCUMENTOS EM FORMATO DIGITAL
Todos os documentos a serem entregues em formato digital deverão corresponder ao tipo requerido, habitualmente .jpg ou .pdf. Caso necessite de converter os ficheiros para o tipo correcto, aconselhamos a utilização das seguintes ferramentas:
- Conversão e união de vários documentos para um único ficheiro .pdf - topdf.com
- Converter ficheiros de vários tipos em ficheiros tipo .jpg - iloveimg.com
- Agrupar vários documentos num único ficheiro comprimido - ezyzip.com
2. Iniciar o processo de candidatura
ANTES DE COMEÇAR
a) Certifique-se do Concurso de Acesso pelo qual pretende candidatar-se.
A escolha é unicamente da responsabilidade do candidato e não será possível efectuar troca de Concurso após a formalização da candidatura.
b) Prepare todos os documentos descritos no ponto 1.
c) Garanta que tem acesso a um computador ou dispositivo móvel com ligação à internet.
Todo o processo de candidatura é realizado online.
c) Certifique-se que tem acesso a uma conta de email funcional.
Irá receber via email os dados do seu registo no portal das candidaturas.
d) De preferência, utilize um dos seguintes browsers para aceder ao portal das candidaturas:
- Mozilla Firefox (download);
- Google Chrome (download).
PROCESSO DE CANDIDATURA
O candidato deverá realizar a sua candidatura online, dentro dos prazos estabelecidos pelo Calendário das Candidaturas correspondente a cada ano lectivo.
1) Aceder ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet. O portal não estará disponível para candidaturas antes e depois do prazo estipulado.
2) Seleccionar o menu "Candidaturas".
3) Seleccionar o Concurso/Regime de Acesso pretendido.
4) Criar um novo Registo de Utilizador.
5) Ler e aceitar os Termos e Condições.
6) Preencher os campos para criação de um novo Registo.
ATENÇÃO: o Nome de Utilizador deverá ser apenas em letras minúsculas, e não deverá conter espaços nem acentos.
7) Clicar em "Submeter".
8) Entrar na conta de email que introduziu para registo. Deverá ter recebido um email com um pedido de confirmação do Registo que acabou de realizar.
9) Clicar no link de confirmação apresentado no email.
10) Regressar ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet, e clicar em "Entrar/Registar", no canto superior direito do ecrã.
11) Introduzir, na zona "Autenticação", o Nome de Utilizador e Password que escolheu.
12) Prosseguir com a candidatura cicando no link "Seleccionar regime".
13) Iniciar o preenchimento da candidatura clicando no botão "Seguinte".
14) Preencher os campos com os dados requeridos. No final clicar no botão "Seguinte".
15) Seleccione o Curso a que se pretende candidatar. Depois cique no botão "Seguinte".
15b) APENAS PARA REGIME DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR (se não escolheu candidatar-se por este Concurso de Acesso, salte para o passo 16)
Preencher os campos com a informação requerida. Depois clicar em "Seguinte"
16) Preencher os campos com os seus dados pessoais. Depois clicar em "Seguinte".
17) Seleccione a Área de Especialização a que se candidata (Variante/Ramo). Não necessitará de realizar nenhuma acção para o item "Taxa de candidatura". Depois clique no botão "Seguinte".
18) Carregue os documentos descritos no ponto 1, clicando no botão "Browse" do item correspondente. No final clique no botão "Seguinte".
ATENÇÃO:
a) Os documentos digitais a serem enviados deverão estar disponíveis numa pasta de ficheiros do dispositivo (computador, tablet, smartphone) a partir do qual se encontra a fazer a candidatura.
b) Para cada item só poderá carregar um ficheiro. Se necessitar de agrupar documentos com várias partes num único ficheiro, recomendamos que leia a secção "ENTREGA DE DOCUMENTOS EM FORMATO DIGITAL" no final do ponto 1.
c) A candidatura só poderá ser finalizada após ter entregue todos os documentos obrigatórios.
d) Se necessitar de informações adicionais sobre algum documento, passe o cursor sobre o ponto de interrogação (?) ao lado da descrição.
19) Nesta altura deverá ser-lhe apresentado um Resumo da Candidatura. Confirme que todos os dados que introduziu anteriormente estão correctos. No final clique no botão "Finalizar".
20) Neste passo deverá realizar a Formalização da Candidatura. Ser-lhe-á pedido que, uma vez mais, confirme os dados introduzidos. Se necessitar de alterar algum dos campos clique em "Alterar Dados Candidatura". Se tudo estiver correcto seleccione a opção "Formalizar Candidatura".
21) A sua candidatura terá sido formalizada. Descarregue os documentos (.pdf) para "Pagamentos de Pré-Requisitos" e o "Comprovativo Candidatura". Ambos serão necessários para as fases seguintes do processo. Deverá também receber um email com a confirmação da formalização da candidatura.
22) Poderá agora proseguir para o ponto "3. Pagamento da taxa de candidatura".
3. Pagamento da taxa de candidatura
O valor fixado para a Taxa de Candidatura ao Concurso de Acesso por Reingresso, na Licenciatura em Música é de:
- 40,00 ? (quarenta euros)
O pagamento da taxa de candidatura apenas poderá ser realizado após ter sido formalizada a candidatura (ver 2). O candidato deverá utilizar as informações facultadas no documento "Pagamentos de Pré-Requisitos", disponível para descarga no final do processo de candidatura.
A taxa de candidatura deverá ser paga através da rede de Caixas Automáticas Multibanco, seleccionando a operação "Pagamentos" -> "Pagamentos de Serviços em Euros". A Referência MB estará diponível entre 24 a 48h úteis após o momento de formalização da candidatura.
Deverá realizar o pagamento da Taxa de Candiatura no máximo até à data limite apresentada no documento "Pagamento de Pré-Requisitos". Se o pagamento não for efectuado até esta data, a candidatura será considerada como inválida.
Após o pagamento poderá validar a conclusão acedendo ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet com as suas credenciais.
IMPORTANTE: Em caso de desistência do candidato o pagamento da taxa de candidatura não lhe será reembolsado. |
MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO
1. REQUISITOS GERAIS
A mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se matricula e ou inscreve em par instituição/curso diferente daquele(s) em que, em anos letivos anteriores, realizou uma inscrição, podendo ter lugar com ou sem interrupção de matrícula e inscrição numa instituição de ensino superior.
A Portaria n.º 181-D/2015, de 19 de junho aprova o Regulamento dos Regimes Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior.
Podem requerer a mudança para um par instituição/curso os estudantes que:
a) Tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso e não o tenham concluído;
b) Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso ? os quais podem ter sido realizados em qualquer ano letivo;
c) Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso.
Este regime de mudança de par instituição/curso aplica-se igualmente aos estudantes que tenham estado matriculados e inscritos em instituição de ensino superior estrangeira em curso definido como superior pela legislação do país em causa, e não o tenham concluído.
A mudança de par instituição/curso técnico superior profissional, ou curso estrangeiro de nível correspondente não é permitida para ciclos de estudos de licenciatura ou ciclos de estudos integrados de mestrado.
No ano letivo em que o estudante tenha sido colocado em par instituição/curso de ensino superior ao abrigo de qualquer regime de acesso e ingresso e se tenha matriculado e inscrito, não é permitida a mudança de par instituição/curso.
Legislação:
- Portaria nº 181-D/2015, de 19 junho
- Regulamento da ESML (despacho 2771/2017)
2. REQUISITOS ESPECÍFICOS DA LICENCIATURA EM MÚSICA
Tendo em conta o carácter particular do curso de Licenciatura em Música enquanto formação ao nível de ensino superior artístico é esperado que o candidato tenha previamente adquirido um conjunto de competências e conhecimentos mínimos, específicos da área da Música onde pretende prosseguir os seus estudos. Como tal, o candidato será sujeito a uma série de provas de avaliação destas mesmas competências e conhecimentos, cujos elementos de avaliação para cada Variante/Ramo se apresentam de seguida.
2.1 - Variante de Jazz
PROVA ESPECÍFICA
A avaliação dos candidatos a qualquer Ramo da Variante de Jazz é efetuada através de uma Prova Específica. Esta consiste numa série de testes práticos e teóricos onde o candidato terá de demostrar capacidades referentes ao Ramo pretendido.
IMPORTANTE: Os candidatos com avaliação inferior a 10 (dez) valores, ou que FALTEM à Prova Específica estarão imediatamente EXCLUÍDOS do Concurso de Acesso à Licenciatura em Música. |
Conteúdos Programáticos e Critérios de Avaliação
A cada ano de candidaturas, os conteúdos e critérios de avaliação das Provas Específicas para os Ramos da Variante de Jazz são publicados no site da ESML, à data anunciada no Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música.
Datas das Provas Específicas
Para cada ano lectivo é anunciada qual a semana de realização de todas as Provas Específicas, no correspondente Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música. Posteriormente são anunciadas no site da ESML a(s) data(s) da(s) Prova(s) para cada Variante/Ramo.
2.2 - Variante de Execução (todos os ramos) | Variante de Composição, Direcção e Formação Musical
Para todos os Ramos da Variante de Execução, e da Variante de Composição, Direcção e Formação Musical, a avaliação dos candidatos é efetuada através dos seguintes elementos:
2.2.1 - Prova Específica
A Prova Específica consiste numa série de testes práticos e teóricos onde o candidato terá de demostrar capacidades referentes ao Ramo pretendido.
IMPORTANTE: Os candidatos com avaliação inferior a 10 (dez) valores, ou que FALTEM à Prova Específica estarão imediatamente EXCLUÍDOS do Concurso de Acesso à Licenciatura em Música. |
Conteúdos Programáticos e Critérios de Avaliação
A cada ano de candidaturas, os conteúdos e critérios de avaliação das Provas Específicas para os Ramos da Variante de Execução, e Variante de Composição, Direcção e Formação Musical são publicados no site da ESML, à data anunciada no Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música.
Datas das Provas Específicas
Para cada ano lectivo é anunciada qual a semana de realização de todas as Provas Específicas, no correspondente Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Música. Posteriormente são anunciadas no site da ESML a(s) data(s) da(s) Prova(s) para cada Variante/Ramo.
2.2.2 - Prova de Conhecimentos Gerais de Música (PCGM)
A Prova de Conhecimentos Gerais de Música pretende avaliar de um modo transversal as competências e conhecimentos musicais do candidato, no sentido de garantir os mínimos necessários para a frequência da Licenciatura em Música na ESML. Consiste num teste em duas partes:
- Formação Auditiva:
- Ditado de melodia;
- Análise harmónica auditiva ? escrita do baixo e cifra harmónica;
- Ditado Polifónico;
- Ditado Rítmico;
- Análise e História da Música.
NOTA: Apenas os candidatos que tenham obtido avaliação positiva na Prova Específica poderão realizar a PCGM. |
Prova Modelo
Uma prova modelo poderá ser consultada AQUI.
Classificação e aprovação na PCGM
A classificação da Prova de Conhecimentos Gerais de Música é a media aritmética simples das classificações das duas partes que a integram, arredondada às unidades, considerando como unidade a fracção não inferior às cinco décimas. São aprovados os candidatos que obtenham nesta prova classificação igual ou superior a 8 valores, desde que não obtenham nota inferior a 5 valores em nenhuma das suas partes.
IMPORTANTE: Os candidatos que REPROVEM ou FALTEM à PCGM estarão imediatamente EXCLUÍDOS do Concurso de Acesso à Licenciatura em Música. |
Condições para dispensa da PCGM
Estão em condições de ser dispensados das provas de conhecimnetos gerais de música, se assim o desejarem, os candidatos que reúnam uma das seguintes condições,até ao final do ano letivo em que ocorre o concurso:
a) Terem concluído um curso secundário de Música;
b) Terem concluído um curso profissional de Música;
c) Terem frequência de um curso superior de Música.
O preenchimento destes critérios deverá ser demonstrado através da prova legal das habilitações que lhes permitem obter a dispensa.
3. NOTA DE CANDIDATURA, SERIAÇÃO E COLOCAÇÃO
A seriação dos candidatos para matrícula e inscrição no ciclo de estudos é realizada com base numa nota de candidatura. A nota de candidatura é a resultante do cálculo, até às décimas, da seguinte expressão:
CF = (Ax0.75+Bx0.25)
em que:
CF = Classificação final da candidatura;
A = Classificação final obtida nas provas específicas dos concursos locais de acesso ao curso da ESML;
B = Média aritmética das notas das unidades curriculares realizadas no curso frequentado anteriormente.
Colocação nas vagas
A colocação dos candidatos nas vagas fixadas é feita por ordem decrescente da lista seriada elaborada. O resultado final exprime-se através de uma das seguintes situações: colocado, não colocado, excluído.
4. PROCESSO DE CANDIDATURA
4.1 - Documentos necessários
Para candidatos nacionais (oriundos de estabelecimentos de ensino superior nacionais):
- Documento de identificação (apenas para efeitos de candidatura e para fins académicos);
- Fotografia tipo passe (formato jpg);
- Ficha ENES (documento comprovativo das classificações obtidas nos exames nacionais das disciplinas específicas exigidas para o acesso ao curso a que se candidata);
- Certidão das unidades curriculares realizadas no curso e instituição de proveniência, com indicação das respetivas classificações e do número de créditos (ECTS) (documento oficial autenticado e carimbado pelos Serviços Académicos);
- Plano de estudos do curso superior que frequentou (publicação do Diário da República ou documento autenticado pelos Serviços Académicos);
- Declaração de não prescrição de matrícula referente ao ano letivo 2024/2025 (documento emitido pelos Serviços Académicos).
- Requerimento a solicitar a dispensa da PCGM requerimento entregar a cópia digital (pdf) no portal CSSnet, durante o processo de candidatura (apenas para os candidatos, cujo curso de origem não seja de música).
Para os candidatos em condições de dispensa da Prova de Conhecimentos Gerais de Música (PCGM), conforme o ponto 2.2.2 do presente Regulamento
a) Se já possui o Comprovativo à data da candidatura: b) Se ainda se encontra em processo de conclusão do curso/disciplinas do Conservatório: |
Para candidatos estrangeiros (oriundos de estabelecimentos de ensino superior estrangeiros):
NOTA: Estes candidatos poderão ser abrangidos pelo Estatuto do Estudante Internacional, sendo o valor da propina diferenciado.
? Documento de identificação (apenas para efeitos de candidatura e para fins académicos);
? Fotografia tipo passe (formato jpg);
? Certidão de Equivalência do Ensino Secundário em Portugal;
? Documento que comprove a habilitação de acesso ao Ensino Superior (ENEM para candidatos do ensino brasileiro);
? Certidão de conclusão do curso de Ensino Secundário, legalmente equivalente ao português, com a discriminação da média final e das classificações das disciplinas efetuadas, bem como dos exames finais de âmbito nacional, das disciplinas terminais do Ensino Secundário consideradas homólogas às provas de ingresso exigidas para o curso a que se candidatam (documento oficial devidamente autenticado pelo agente consular português no país de origem do diploma e/ou legalizados pela Apostila de Haia);
? Certidão comprovativa da inscrição em curso superior estrangeiro em, pelo menos, dois anos letivos e dois anos curriculares (documento oficial devidamente autenticado pelo agente consular português no país de origem do diploma e/ou legalizados pela Apostila de Haia);
? Certidão de disciplinas concluídas no curso e instituição de origem, com os correspondentes créditos (ECTS) e as classificações obtidas, com explicitação da escala de classificação utilizada no país de origem (documento oficial devidamente autenticado pelo agente consular português no país de origem do diploma e/ou legalizados pela Apostila de Haia);
? Plano de estudos do curso superior que frequentou (publicação oficial do Diário da República ou documento autenticado pela universidade).
NOTA: São aceites candidaturas de estudantes brasileiros que realizaram o ENEM e que detenham o diploma do Ensino Médio. É exigido um mínimo de 500 pontos na prova de redação e, pelo menos, 475 pontos em cada uma das restantes provas do Exame Nacional do Ensino Médio.
ENTREGA DE DOCUMENTOS EM FORMATO DIGITAL
Todos os documentos a serem entregues em formato digital deverão corresponder ao tipo requerido, habitualmente .jpg ou .pdf. Caso necessite de converter os ficheiros para o tipo correcto, aconselhamos a utilização das seguintes ferramentas:
- Conversão e união de vários documentos para um único ficheiro .pdf - topdf.com
- Converter ficheiros de vários tipos em ficheiros tipo .jpg - iloveimg.com
- Agrupar vários documentos num único ficheiro comprimido - ezyzip.com
4.2 - Iniciar o processo de candidatura
ANTES DE COMEÇAR
a) Certifique-se do Concurso de Acesso pelo qual pretende candidatar-se.
A escolha é unicamente da responsabilidade do candidato e não será possível efectuar troca de Concurso após a formalização da candidatura.
b) Prepare todos os documentos descritos no ponto 4.1.
c) Garanta que tem acesso a um computador ou dispositivo móvel com ligação à internet.
Todo o processo de candidatura é realizado online.
c) Certifique-se que tem acesso a uma conta de email funcional.
Irá receber via email os dados do seu registo no portal das candidaturas.
d) De preferência, utilize um dos seguintes browsers para aceder ao portal das candidaturas:
- Mozilla Firefox (download);
- Google Chrome (download).
PROCESSO DE CANDIDATURA
O candidato deverá realizar a sua candidatura online, dentro dos prazos estabelecidos pelo Calendário das Candidaturas correspondente a cada ano lectivo.
1) Aceder ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet. O portal não estará disponível para candidaturas antes e depois do prazo estipulado.
2) Seleccionar o menu "Candidaturas".
3) Seleccionar o Concurso/Regime de Acesso pretendido.
4) Criar um novo Registo de Utilizador.
5) Ler e aceitar os Termos e Condições.
6) Preencher os campos para criação de um novo Registo.
ATENÇÃO: o Nome de Utilizador deverá ser apenas em letras minúsculas, e não deverá conter espaços nem acentos.
7) Clicar em "Submeter".
8) Entrar na conta de email que introduziu para registo. Deverá ter recebido um email com um pedido de confirmação do Registo que acabou de realizar.
9) Clicar no link de confirmação apresentado no email.
10) Regressar ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet, e clicar em "Entrar/Registar", no canto superior direito do ecrã.
11) Introduzir, na zona "Autenticação", o Nome de Utilizador e Password que escolheu.
12) Prosseguir com a candidatura cicando no link "Seleccionar regime".
13) Iniciar o preenchimento da candidatura clicando no botão "Seguinte".
14) Preencher os campos com os dados requeridos. No final clicar no botão "Seguinte".
15) Seleccione o Curso a que se pretende candidatar. Depois cique no botão "Seguinte".
15b) APENAS PARA REGIME DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR (se não escolheu candidatar-se por este Concurso de Acesso, salte para o passo 16)
Preencher os campos com a informação requerida. Depois clicar em "Seguinte"
16) Preencher os campos com os seus dados pessoais. Depois clicar em "Seguinte".
17) Seleccione a Área de Especialização a que se candidata (Variante/Ramo). Não necessitará de realizar nenhuma acção para o item "Taxa de candidatura". Depois clique no botão "Seguinte".
18) Carregue os documentos descritos no ponto 4.1, clicando no botão "Browse" do item correspondente. No final clique no botão "Seguinte".
ATENÇÃO:
a) Os documentos digitais a serem enviados deverão estar disponíveis numa pasta de ficheiros do dispositivo (computador, tablet, smartphone) a partir do qual se encontra a fazer a candidatura.
b) Para cada item só poderá carregar um ficheiro. Se necessitar de agrupar documentos com várias partes num único ficheiro, recomendamos que leia a secção "ENTREGA DE DOCUMENTOS EM FORMATO DIGITAL" no final do ponto 4.1.
c) A candidatura só poderá ser finalizada após ter entregue todos os documentos obrigatórios.
d) Se necessitar de informações adicionais sobre algum documento, passe o cursor sobre o ponto de interrogação (?) ao lado da descrição.
19) Nesta altura deverá ser-lhe apresentado um Resumo da Candidatura. Confirme que todos os dados que introduziu anteriormente estão correctos. No final clique no botão "Finalizar".
20) Neste passo deverá realizar a Formalização da Candidatura. Ser-lhe-á pedido que, uma vez mais, confirme os dados introduzidos. Se necessitar de alterar algum dos campos clique em "Alterar Dados Candidatura". Se tudo estiver correcto seleccione a opção "Formalizar Candidatura".
21) A sua candidatura terá sido formalizada. Descarregue os documentos (.pdf) para "Pagamentos de Pré-Requisitos" e o "Comprovativo Candidatura". Ambos serão necessários para as fases seguintes do processo. Deverá também receber um email com a confirmação da formalização da candidatura.
22) Poderá agora proseguir para o ponto "4.3 - Pagamento da taxa de candidatura".
4.3 - Pagamento da taxa de candidatura
O valor fixado para a Taxa de Candidatura ao Concurso de Acesso por Regime de Mudança de Par Instituição/Curso, na Licenciatura em Música é de:
- ? 63,00 (sessenta e três euros).
O pagamento da taxa de candidatura apenas poderá ser realizado após ter sido formalizada a candidatura (ver 4.2). O candidato deverá utilizar as informações facultadas no documento "Pagamentos de Pré-Requisitos", disponível para descarga no final do processo de candidatura.
A taxa de candidatura deverá ser paga através da rede de Caixas Automáticas Multibanco, seleccionando a operação "Pagamentos" -> "Pagamentos de Serviços em Euros". A Referência MB estará diponível entre 24 a 48h úteis após o momento de formalização da candidatura.
Deverá realizar o pagamento da Taxa de Candiatura no máximo até à data limite apresentada no documento "Pagamento de Pré-Requisitos". Se o pagamento não for efectuado até esta data, a candidatura será considerada como inválida.
Após o pagamento poderá validar a conclusão acedendo ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet com as suas credenciais.
IMPORTANTE: Em caso de desistência do candidato o pagamento da taxa de candidatura não lhe será reembolsado. |
ESTUDANTE INTERNACIONAL
ESTATUTO DE ESTUDANTE INTERNACIONAL
O Estatuto do Estudante Internacional, aprovado em março de 2014, permite a um estudante que não tenha nacionalidade portuguesa ou da União Europeia ingressar num curso de licenciatura em instituições públicas e privadas portuguesas.
O Estatuto de Estudante Internacional aplica-se a quem:
- Não tem nacionalidade portuguesa;
- Não tem nacionalidade de qualquer estado membro da União Europeia;
- Não tenha requerido o ingresso através dos regimes especiais de acesso e ingresso regulados e organizados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES);
- Não frequente o Politécnico de Lisboa, no âmbito de qualquer programa de mobilidade internacional, acordo bilateral de intercâmbio, ou no âmbito de um ciclo de estudos em associação com uma ou mais instituições de ensino superior estrangeiras;
- Não resida legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendam ingressar no ensino superior, bem como os filhos que com eles residam, sendo que o tempo de residência para estudos não releva para este efeito;
- Não seja beneficiário, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior, do estatuto de igualdade de direitos e deveres atribuído ao abrigo qualquer tratado internacional outorgado entre o Estado Português e o Estado de nacionalidade;
- Não tenha familiares de portugueses ou de nacionais de um estado membro da União Europeia, independentemente da sua naciona
As candidaturas a este concurso especial são centralizadas nos Serviços da Presidência do Politécnico de Lisboa, no Grima - Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica.
Para mais informações, contacte: GRIMA (Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica do IPL)
E-mails
Geral: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Dr.ª Cristina Marques (coordenadora do GRIMA): Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefones: 21 046 47 62 / 64 / 61
O GRIMA situa-se nas traseiras do edifício da Escola Superior de Educação (ESELx), em frente aos Serviços de Ação Social do IPL (SAS-IPL).
CANDIDATURAS
Quem pretenda aceder à Licenciatura em Música como Estudante Internacional deverá seguir o link: https://www.ipl.pt/internacional/estudante-internacional
Decretos de Lei associados
- RegRegimedeReingeMudancaParInstituicaoCurso
- Regulamento das provas especificas para maiores de 23 | Licenciatura em Musica
- Regulamento das provas especificas para maiores de 23 | Licenciatura em Tecnologias da Musica
- Regulamentos Concursos de Acesso | Concursos Especiais
- Regulamentos Concursos de Acesso | Estudante Internacional
Calendário de Candidaturas 2024/2025
1ª Fase de Candidaturas
CANDIDATURAS de 1 de fevereiro a 1 de março
Publicação dos conteúdos programáticos até 25 de fevereiro
Provas específicas de 25 de março a 5 de abril
Publicação dos resultados da prova dia 18 de abril
Prazo de reclamações até 26 de abril
Prazo de resposta às reclamações até 9 de maio
PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS DE MÚSICA dia 10 de Maio (apenas para candidatos com avaliação positiva
(10.00 h às 12.00 h) - Formação Auditiva na PE)
(14.30 h às 17.00 h) - Análise e História da Música
Publicação da lista de candidatos aprovados na PCGM dia 24 de maio
Prazo de reclamações até 3 junho
Prazo de resposta às reclamações até 14 de junho
Prazo de entrega da ficha ENES até 7 de agosto
Publicação da lista seriada dos candidatos admitidos dia 22 de agosto
Prazo de reclamações até 28 de agosto
Prazo de resposta às reclamações até 30 de agosto
Matrículas de 2 a 6 de setembro
2ª Fase de candidaturas
(caso se verifique a existência de vagas sobrantes)
CANDIDATURAS de 16 a 18 de setembro
Provas Especificas de 23 a 25 setembro
PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS DE MÚSICA dia 26 de setembro (apenas para candidatos com avaliação positiva
(10.00 h às 12.00 h) - Formação Auditiva na PE)
(14.30 h às 17.00 h) - Análise e História da Música
Publicação da lista de candidatos admitidos dia 30 de setembro
Prazo de Reclamações até 1 de outubro
Prazo de resposta às reclamações até 2 de outubro
Matrículas dia 3 de outubro
Conteúdos Programáticos das Provas Específicas 2024/2025
Variante de Composição, Direção Coral e Formação Musical e de Direção de Orquestra de Sopros
COMPOSIÇÃO
1) Prova de Criatividade
A prova de criatividade engloba duas componentes. Uma prova escrita e a entrega de um portefólio.
1.1 - Prova escrita
A prova escrita consiste na elaboração de dois exercícios de composição estilística, escolhidos de entre quatro (Renascença, Coral Barroco, Lied Romântico, Sec. XX)
1.2 - Portefólio
No portefólio os candidatos deverão apresentar uma a três composições originais que considerem representativas da sua produção. Deverá ser entregue 1 exemplar em papel do Portefólio no início da Prova Escrita e também em formato digital, até ao dia 3 de abril, para o email - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Prova Escrita
- Domínio técnico e conhecimento do estilo - 60%
- Controlo da forma - 20%
- Capacidade para completar o exercício no tempo disponível - 20%
Portefólio
- Domínio técnico - 25%
- Controlo da forma - 25%
- Acabamento e clareza da escrita instrumental - 25%
- Criatividade/originalidade - 25%
Entrevista
É feita uma avaliação global da entrevista, tendo em conta os seguintes elementos (notados a título indicativo numa grelha de insuficiente, suficiente, bom, muito bom):
- Cultura Musical
- Preparação de base
- Questões relacionadas com a prestação na prova de Técnicas de Composição e/ou sobre a Composição Original apresentada
DIREÇÃO CORAL E FORMAÇÃO MUSICAL
1) Prova escrita
Reconhecimento auditivo de intervalos e acordes (tipo e estado), análise harmónica auditiva de funções harmónicas e classificação de cadência
Ditado rítmico
Ditado de uma melodia
Ditado de uma obra polifónica (partitura entregue com espaços para preencher)
2) Prova oral estudada
Direção de uma peça para coro e reconhecimento auditivo de erros - Partitura disponível nos Serviços Académicos.
Execução de uma peça para canto e piano estudada e escolhida pelo candidato, de entre duas possibilidades. O candidato deverá cantar a melodia em sílaba neutra e acompanhar-se ao piano - Partituras disponíveis nos Serviços Académicos.
3) Prova oral à primeira vista
Duas leituras rítmicas: uma em métrica regular e uma em métrica irregular
Duas leituras cantadas: uma melodia tonal e uma série intervalar atonal isorrítmica
NOTA: Os candidatos admitidos às Provas de Conhecimentos Gerais de Música estão dispensados da prova de Formação Auditiva.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação final da Prova Específica resulta da média aritmética das três provas que a constituem.
Nas três provas são avaliadas competências auditivas, de execução à 1ª vista e de interpretação de obras estudadas, cantando, tocando ao piano e dirigindo.
Na prova escrita avaliam-se capacidades auditivas, de análise e de escrita.
Na prova oral valorizam-se o rigor e a precisão rítmica; a qualidade vocal, a afinação, o fraseado e a interpretação expressiva e estilística na peça para canto e piano estudada e nas leituras à 1ª vista cantadas; a técnica pianística, a qualidade do som e da interpretação na execução da peça para canto e piano.
DIREÇÃO DE ORQUESTRA DE SOPROS
1) Prova de Direção
Gustav HOLST, First Suite in Eb - Um andamento à escolha (IMSLP / Boosey&Hawkes).
2) Entrevista
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Prova de Técnicas de Direção
- Domínio técnico e estilístico da obra (direção em silêncio);
- Audição interior (ritmo, harmonia);
- Controle do tempo;
- Géstica e lingaugem corporal.
Entrevista
É feita uma avaliação global da entrevista, tendo em conta os seguintes elementos:
- Experiência na área da Direção de Orquestra de Sopros;
- Motivações para a frequência do curso.
Variante de Jazz
Prova prática de instrumento
- escalas maiores e menores (melódica e harmónica) em todos os tons (bateristas executam rudimentos como descrito abaixo);
- o candidato escolherá 3 temas de carácter e tempo contrastantes, para executar a solo (melodia e improviso, comping), com play-a-long (Aebersold, band-in-a-box, ou outro), ou com um músico acompanhador (e um só). neste último caso, o candidato é responsável pela pontualidade do seu acompanhador, assim como pelo material necessário para a execução (instrumentos, cabos, etc.), com exceção de piano ou bateria e amps, que estarão disponíveis na sala.
- prova de leitura à primeira vista (melodia e cifra, com improvisação; para bateristas, estudos rítmicos e/ou peça de big band).
NOTAS:
- todos os candidatos deverão trazer partituras (3 cópias) dos temas escolhidos para execução.
- vocalistas deverão obrigatoriamente escolher pelo menos um tema com letra e outro "instrumental" (sem letra). microfone e amplificador são fornecidos pela ESML.
- bateristas deverão mostrar conhecimentos sobre rudimentos (single stroke, double stroke, paraddidle simples, duplo e triplo), swing (4/4 e 3/4), latino, bossa nova; deverão ainda trazer baquetas e vassouras.
- guitarristas e baixistas deverão trazer os cabos necessários. Amplificadores são fornecidos pela ESML.
- os candidatos deverão trazer os seus play-a-longs (em CD audio ou ipod, leitor mp3)
- os instrumentos lecionados são: voz, saxofone, trompete, trombone, piano, guitarra elétrica, contrabaixo e bateria. Candidatos a outros instrumentos deverão exibir um domínio técnico que o Júri considere suficiente, uma vez que podem vir a ter aula de instrumento com outro instrumentista.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
É realizada uma avaliação global da execução, tendo em conta os seguintes elementos (notados a título indicativo numa grelha de insuficiente, suficiente, bom, muito bom):
- qualidade de som e afinação;
- competência técnica (articulação, destreza, etc.);
- sentido rítmico;
- noção de forma/harmonia (grau de consciência harmónica no improviso); criatividade/vocabulário; expressividade/musicalidade;
- leitura à vista.
Variante de Execução
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
1) Prova prática instrumental/vocal:
- Domínio da Técnica instrumental (35%);
- Rigor na interpretação do texto musical (35%);
- Compreensão do estilo (15%);
- Interpretação musical (15%).
2) Entrevista:
- Objetivos para frequência do curso (25%);
- Formação realizada (25%);
- Justificação das opções do programa apresentado na prova (25%);
- Atividade instrumental (integração de agrupamentos, concertos, recitais, etc) (25%).
Observações
a) Os júris das provas específicas reservam-se o direito de ouvir os programas apresentados pelos candidatos integral ou parcialmente;
b) Nas provas de aptidão instrumental, os candidatos deverão executar as cadências, sempre que estas façam parte das obras;
c) O acompanhamento ao piano das provas que o exigem será da responsabilidade do candidato.
CANTO
1) Prova de Aptidão Vocal
- 1 ária de Oratória ou Cantata;
- 1 "Lied" ou 1 "Mélodie";
- 1 ária de ópera.
Nota: O candidato terá de trazer um Pianista Acompanhador.
2) Entrevista
CORDAS DEDILHADAS
Guitarra
1) Prova de Aptidão Instrumental
- A prova específica de Guitarra consistirá na apresentação de três peças contrastantes com uma duração total entre 10 a 15 minutos.
Nota: Uma ou duas das três peças poderão ser estudos.
2) Entrevista
ARCOS
Contrabaixo
1) Prova de Aptidão Instrumental
- Um Estudo;
- 2 andamentos de uma Sonata ou de um Concerto.
2) Entrevista
Viola de Arco
1) Prova de Aptidão Instrumental
a) Um Estudo à escolha do candidato de entre os seguintes ou de dificuldade igual ou superior:
- DONT | Op. 37
- J. PALASCKO | op. 36
- KREUTZER | 42 Estudos
- HOFFEMEISTER |12 Estudos- M. VIEUX | "10 Études Nouvelles"
b) J.S.BACH | Um andamento das suites para violoncelo ou das sonatas para violino solo (transc. para viola)
c) 1º andamento de um dos seguintes concertos ou de dificuldade igual ou superior:
- G. F. HÄNDEL | Concerto em si menor
- J.C. BACH | Concerto em dó menor
- K. STAMITZ | Concerto em Ré Maior
- F. A. HOFFMEISTER | Concerto em Ré Maior
- JOSEPH SCHUBERT | Concerto em Dó Maior
2) Entrevista
Violino
1) Prova de Aptidão Instrumental
a) Um Estudo à escolha do candidato de entre os seguintes ou de dificuldade igual ou superior:
- KREUTZER
- DONT
- PAGANINI
b) J. S. BACH | 1 andamento de uma Sonata ou Partita para violino solo
c) 1 andamento à escolha de um Concerto a partir do período clássico.
2) Entrevista
Violoncelo
1) Prova de Aptidão Instrumental
a) 1 Estudo à escolha entre os de:
- POPPER | Op. 76
- POPPER | 40 estudos op. 73
- DOTZAUER | Livro nº 3
- DUPORT | 21 estudos
- GRUTZMACHER | Estudos op. 38 (1º livro)
b) J. S. BACH | 1 andamento à escolha entre as três primeiras suites para violoncelo solo.
c) 1º andamento à escolha entre os seguintes concertos:
- BOCHERINNI | Concerto nº 3 em Sol Maior
- HAYDN | Concerto em Dó Maior
- SAINT-SAENS | Concerto em Lá menor
- KLENGEL | Concerto nº 3, op. 31 Pièce de Concert
- KLUGHART | Concerto em Lá menor, op. 59
- LALO | Concerto em Ré menor
- GOLTERMANN | Concerto em Sol Maior, op. 65
2) Entrevista
SOPROS E PERCUSSÃO
Clarinete
1) Prova de Aptidão Instrumental
- a) Peça Obrigatória: Capriccio para clarinete solo de Heinrich Sutermeister
- b) 1 obra (ou parte de obra) com ca 7 min., obrigatoriamente com acompanhamento de Piano, à escolha do candidato;
- c) Leitura à 1ª vista.
2) Entrevista
Fagote
1) Prova de Aptidão Instrumental
- a) Estudos de concerto opus 26 (1 estudo à escolha), L. Milde;
- b) Estudos sobre escalas e arpejos opus 24 (1 estudo à escolha), L. Milde;
- c) Uma peça à escolha do candidato.
2) Entrevista
Flauta
1) Prova de Aptidão Instrumental
- a) MOZART | Rondo em Ré, k184,versão Flauta e Piano em Ré M (ca. 6 minutos) Edição sugerida: UE 17 296
- b) Uma peça contrastante com a anterior, à escolha do candidato c/ duração de cerda de 5 minutos;
- c) MATHIEU ANDRÉ REICHERT | nº1 (completo).
2) Entrevista
Oboé
1) Prova de Aptidão Instrumental
- 48 estudos de F. Ferling, 2 estudos à escolha do candidato, 1 rápido e um lento;
- 1º andamento de um concerto do período clássico;
- Leitura à 1ª vista.
2) Entrevista
Saxofone
1) Prova de Aptidão Instrumental
- Tableaux de Provence, Paule Maurice, Ed. Lemoine
1.º, 4.º e 5.º andamentos;
- Improvisation 3, Ryo Noda, Ed. Leduc;
- Uma obra, ou partes de obras à escolha do candidato com a duração máxima de 5 minutos.
2) Entrevista
Trompa
1) Prova de Aptidão Instrumental
- MOZART | Concerto nº 3;
- 1 obra do séc. XX à escolha do candidato;
- Leitura à 1ª vista.
2) Entrevista
Trompete
1) Prova de Aptidão Instrumental
- Um estudo à escolha do candidato tipo: Paudert, Charlier, Arban
- Uma obra à escolha do candidato tipo: Bozza| "Rustiques," Arutunian "Concerto," Haydn, ?Concerto," Kennan "Sonata," Hindemith, "Sonata."
- Leitura à 1ª vista.
2) Entrevista
Trombone
1) Prova de Aptidão Instrumental
Trombone Tenor
- Prova de Aptidão Instrumental
Trombone Tenor
a) Escolher uma das seguintes obras:
- Ballade ? Eugène Bozza;
- Andante et Allegro ? J. Ed. Barat;
- Pièce em Mi bemol ? Henri Busser;
b) Estudo:
- Douze Études ? nº3 ? Jacques Gallay | pdf disponível aqui;
c) Obra Solo:
- Trombone Humoresque ? Palmer Traulsen | pdf disponível aqui;
TROMBONE BAIXO
1) Prova de Aptidão Instrumental
Trombone Baixo
a) Escolher uma das seguintes obras:
- New Orleans ? Eugène Bozza;
- Rhapsody ? Hidas Frigyes;
- Allegro Maestoso ? Jan Koetsier;
b) Estudo:
- Fantasy Pieces ? nº2 ? Derek Bourgeois | pdf disponível aqui;
c) Obra Solo:
- Sonata Breve ? Walter S. Hartley | pdf disponível aqui;
2) Entrevista
Eufónio
1) Prova de Aptidão Instrumental
- Estudo nº1 ? Vladislav -Blazevich; 13 Russian Etudes | pdf disponível aqui;
- Uma obra à escolha do candidato.
2) Entrevista
Percussão
1) Prova de Aptidão instrumental
a) Tímpanos:
- Demonstrar capacidade auditiva para cantar e afinar os tímpanos.
- Um estudo à escolha (Goodman, Delecluse, Peters, Hochrainer, Krüger ou semelhante).
b) Caixa:
- Estudo à escolha (Delécluse, Cirone, Peters, Wilcoxon ou semelhante).
c) Lâminas:
- Marimba: Estudo para quatro baquetas (Musser, Stout, Burritt, Quartier ou semelhante);
- Vibrafone: Estudo para quatro baquetas (Friedman, Pérotin; Schluter, Burton ou semelhante);
- Todas as escalas maiores e menores.
2) Entrevista
MÚSICA ANTIGA
Cravo
1) Prova de Aptidão Instrumental
- Execução de um programa de 15 minutos de música dos Séc. XVI a XVIII, que inclua pelo menos duas peças de estilos contrastantes.
2) Entrevista
Flauta de Bisel
1) Prova de Aptidão Instrumental
- 1 Estudo de F. BRUGGEN ou um Capricho de QUANTZ;
- Dois andamentos contrastantes de uma Sonata de TELEMANN;
- 1 peça à escolha do candidato;
- Leitura à 1ª vista de um trecho curto.
2) Entrevista
Oboé Barroco
1) Prova de Aptidão Instrumental
- Dois andamentos contrastantes duma Sonata barroca;
- Um solo duma Ária de Bach.
NOTA: A prova poderá ser realizada em instrumento moderno
2) Entrevista
ÓRGÃO
1) Prova de Aptidão Instrumental
- Uma obra dos Séc. XVI, XVII ou XVIII, Ibérica, Italiana ou Francesa;
- J.S.Bach: Um Prelúdio e/ou Fuga;
- Uma obra da época romântica ou do séc. XX;
- Harmonização de um coral ou de qualquer outra melodia, ou uma Improvisação livre (Para a realização desta prova será dado um tempo de preparação de 10 minutos);
- Leitura à 1ª Vista
2) Entrevista
PIANO
1) Prova de Aptidão Instrumental
a) Dois estudos de virtuosidade;
b) J. S. BACH | 1 Prelúdio e Fuga de "O Cravo Bem Temperado";
c) Uma Sonata de um dos seguintes autores:
- HAYDN
- MOZART
- BEETHOVEN
d) Peça imposta - Polonaise in D major, Op.1 nº. 3 De, Clara Schumann
e) Leitura à 1ª vista.
IMPORTANTE: Todas as obras deverão ser executadas de memória
2) Entrevista
Resultados Finais 2024/2025
* Excluído por falta de documentação.
*Excluído por falta de documentação.
*Excluído por falta de documentação.
VARIANTE DE EXECUÇÃO
Concurso Local de Acesso (Regime Normal)
REGIME GERAL
Ramo
NOTA PE
Class. Hab. Candid.
Class. Final
Seriação
Colocado / Não Colocado
Maria Inês Pestana Freitas Correia Moura
Canto
17
17,4
17,04
1º
Colocado
Rita da Costa Madeira Vagos Martins
Canto
16
17,2
16,12
2º
Colocado
Matilde de Meira e Cruz
Canto
13
19
13,60
3º
Colocado
Maria Leonor Pisco Leite e Abreu Alves
Canto
13
16
13,30
4º
Colocado
Leonor Gouveia Carriço de Sequeira Serra
Canto
13
14,2
13,12
5º
Colocado
Rodrigo Plácido Tejo da Silva
Canto
12
14,2
12,22
6º
Colocado
Inês Catarina Duque Pinto
Canto
11
19
11,80
7º
Colocado
Diogo Gaio Chaves
Canto
11
15,4
11,44
8º
Colocado
Maria Eduarda dos Prazeres Correia de Matos
Canto
10
18,6
10,86
9º
Não colocado
Nádia Silva Oliveira
Canto
10
16,2
10,62
10º
Não colocado
Ana Luísa Lima Pereira Costa
Canto
14
*
______
______
______
Carolina Cabral Raimundo
Canto
14
*
______
______
______
Leonor Oliveira Eiras
Canto
16
*
______
______
______
Maria Eduarda de Sá Ribeiro Montenegro Lira
Canto
15
*
______
______
______
Matilde Ladeiras da Silva de Sousa
Canto
13
*
______
______
______
Rita Simplício da Silveira Madruga Carvão
Canto
15
*
______
______
______
REGIME GERAL
Ramo
NOTA PE
Class. Hab. Candid.
Class. Final
Seriação
Colocado / Não Colocado
Francisca Matias Prior
Clarinete
17
18,4
17,14
1º
Colocado
Matilde Pimentel Sardo
Clarinete
17
17,6
17,06
2º
Colocado
Guilherme de Sousa Rocha
Clarinete
16
15,2
15,92
3º
Colocado
Mariana do Nascimento Gaudêncio da Costa
Clarinete
15
17,2
15,22
4º
Colocado
Ana Isabel Rego Ferreira
Clarinete
15
17,1
15,21
5º
Colocado
Diana Isabel Alves Machado
Clarinete
14
18,3
14,43
6º
Colocado
Carolina Afonso Cardoso Candeias Ferreira
Clarinete
14
17,4
14,34
7º
Colocado
José Henrique Miranda Cerqueira
Clarinete
14
12,7
13,87
8º
Colocado
Margarida Sofia Martins Teixeira
Clarinete
13
17,2
13,42
9º
Não colocado
Bianca Filipa Correia Santos
Clarinete
13
13,5
13,05
10º
Não colocado
Tiago Nuno Pereira Mourato
Clarinete
12
16
12,40
11º
Não colocado
Leonor Cruz Estêvão
Clarinete
10
*
______
______
______
Margarida Xavier Garcia
Clarinete
13
*
______
______
______
Mário Henrique Rosa Monteiro
Clarinete
12
*
______
______
______
Matilde Carrilho Costa
Clarinete
13
*
______
______
______
Sofia dos Santos Sequeira
Clarinete
12
*
______
______
______
Óscar Barroso dos Reis Simão
Clarinete
11
*
______
______
______
REGIME GERAL
Ramo
NOTA PE
Class. Hab. Candid.
Class. Final
Seriação
Colocado / Não Colocado
Mário António Pinto de Almeida dos Santos Ferreira
Contrabaixo
15
16,6
15,16
1º
Colocado
Arianna Gabriella Zanutta
Contrabaixo
15
14,4
14,94
2º
Colocado
Eduardo Alcântara dos Santos
Contrabaixo
17
*
______
______
______
Marco André do Rego Sousa
Contrabaixo
18
*
______
______
______
REGIME GERAL
Ramo
NOTA PE
Class. Hab. Candid.
Class. Final
Seriação
Colocado / Não Colocado
Pedro Dinis Marques Borges
Cravo
19
*
______
______
______
REGIME GERAL
Ramo
NOTA PE
Class. Hab. Candid.
Class. Final
Seriação
Colocado / Não Colocado
Guilherme Cúrdia Freitas
Eufónio
17
17,8
17,08
1º
Colocado
Rodrigo Micael da Graça Moreira
Eufónio
16
16,5
16,05
2º
Não colocado
António Mateus Anacleto Pinto da Silva
Eufónio
16
14,6
15,86
3º
Não colocado
Rafael de Jesus Mourão Tavares Martins
Eufónio
14
13,5
13,95
4º
Não colocado
João Gabriel Teixeira da Silva
Eufónio
13
*
______
______
______
Ricardo José Sousa Abreu
Eufónio
15
*
______
______
______
REGIME GERAL
Ramo
Class. Hab. Candid.
Class. Final
Seriação
Colocado / Não Colocado
Diogo Miguel Novais Baptista
Fagote
17
17,6
17,06
1º
Colocado
Inês Alves Lopes
Fagote
13
16,3
13,33
2º
Colocado
Pedro Miguel Cristina de Magalhães
Fagote
14
*
______
______
______
REGIME GERAL
Ramo
NOTA PE
Class. Hab. Candid.
Class. Final
Seriação
Colocado / Não Colocado
Ana Maria da Costa Bernardino
Flauta
16
17,3
16,13
1º
Colocado
Ana Leonor Meireles Carvalheira
Flauta
16
16,4
16,04
2º
Colocado
Maria João Ferreira da Silva
Flauta
16
16,4
16,04
2º
Colocado
Simão Sabino Viegas
Flauta
15
18,4
15,34
4º
Colocado
Laura Filipa Luis Guedes
Flauta
14
16,4
14,24
5º
Colocado
Diana Carolina Seco Ferrão
Flauta
13
16,4
13,34
6º
Não colocado
Margarida Alves Santejo
Flauta
11
15
11,40
7º
Não colocado
Leonor Ribeiro Ferreira Gomes
Flauta
10
18,6
10,86
8º
Não colocado
Inês Maria Bernardo Cardina
Flauta
10
17
10,70
9º
Não colocado
Ana Catarina Carneiro Dias
Flauta
17
*
______
______
______
Ana Martins Miranda
Flauta
15
*
______
______
______
Catarina Alves
Flauta
14
*
______
______
______
Helena do Patrocínio Cunha Amorim Silva
Flauta
19
*
______
______
______
Leonor Isabel Ferreira Monteiro
Flauta
16
*
______
______
______
Lídia Alexandra Rodrigues Paixão
Flauta
19
*
______
______
______
Madalena Nunes Frazão
Flauta
11
*
______
______
______
Maria de Oliveira da Cruz
Flauta
15
*
______
______
______
Martim Miguel Tapadinhas Ricardo
Flauta
19
*
______
______
______
REGIME GERAL
Ramo
NOTA PE
Class. Hab. Candid.
Class. Final
Seriação
Colocado / Não Colocado
Nicole da Silva Castro
Guitarra
17
19
17,20
1º
Colocado
Simão Pedro Dias Pereira
Guitarra
16
15,2
15,92
2º
Colocado
Hugo Rafael Lopes Pereira
Guitarra
14
*
______
______
______
REGIME GERAL
Ramo
NOTA PE
Class. Hab. Candid.
Class. Final
Seriação
Colocado / Não Colocado
Maria Portugal Azevedo Torres Lima
Harpa
18
*
______
REGIME GERAL
Ramo
NOTA PE
Class. Hab. Candid.
Class. Final
Seriação
Colocado / Não Colocado
Mariana Guimarães Lopes Oliveira Flores
Oboé
14
18,4
14,44
1º
Colocado
Miguel Henrique Tallone Flecha
Oboé
18
*
______
______
______
Miguel Monteiro Martins
Oboé
14
*
______
______
______
Ricardo Marujo Magalhães
Oboé
19
*
______
______
______
Simão Silva Lêdo
Oboé
13
*
______
______
______
REGIME GERAL
Ramo
NOTA PE
Class. Hab. Candid.
Class. Final
Seriação
Colocado / Não Colocado
Gustavo Dias Joaquim da Silva
Percussão
16
15,6
15,96
1º
Colocado
Mafalda Sofia Silveiro Vizinha
Percussão
15
18,2
15,32
2º
Colocado
Diogo Miguel da Eira Martins Figueiredo
Percussão
12
13,6
12,16
3º
Colocado
Francisco Ferreira da Franca
Percussão
10
16,8
10,68
4º
Colocado
Afonso Viola da Mata
Percussão
19
*
______
______
______
Alexandre Mota Andrade
Percussão
15
*
______
______
______
Amadeu Imaginário Lança
Percussão
17
*
______
______
______
António Manuel Lopes Marinho
Percussão
11
*
______
______
______
João José Franco Fialho
Percussão
18
*
______
______
______
Manuel João Gomes Machado Ferreirinho Dias
Percussão
18
*
______
______
______
REGIME GERAL
Ramo
NOTA PE
Class. Hab. Candid.
Class. Final
Seriação
Colocado / Não Colocado
Gonçalo de Brito Cabrita Oliveira Perdigão
Piano
17
17,4
17,04
1º
Colocado
Luís André de Abreu Ribeiro
Piano
16
18,4
16,24
2º
Colocado
Matilde Carapito Conceição
Piano
14
18,6
14,46
3º
Colocado
Margarida Maria Sassetti Costa de Almeida Gonçalves
Piano
13
15,3
13,23
4º
Não colocado
Samuel Bulcão da Silveira Dutra
Piano
10
18
10,80
5º
Não colocado
Gabriel Ferreira Picado Rodrigues Ganhão
Piano
10
*
______
______
______
Joana Mestre Pereira
Piano
15
*
______
______
______
REGIME GERAL
RAMO
NOTA PE
Class. Hab. Candid.
Class. Final
Seriação
Colocado / Não Colocado
Rodrigo Rochate Martins
Saxofone
19
17,4
18,84
1º
Colocado
Viktor Juno Gândara Leiria Gama Lopes
Saxofone
19
17,3
18,83
2º
Colocado
Gonçalo Raposo Romãozinho de Almeida
Saxofone
19
13,6
18,46
3º
Colocado
Afonso Ferreira Fernandes Leal
Saxofone
18
15,8
17,78
4º
Não colocado
Rúben Miguel Lobo Duarte
Saxofone
18
14,7
17,67
5º
Não colocado
Alexandra Isabela Coelho Pereira
Saxofone
18
*
______
______
______
Inês Nogueira Dias
Saxofone
18
*
______
______
______
João Paulo Pinheiro Crispim
Saxofone
17
*
______
______
______
REGIME GERAL
Ramo
NOTA PE
Class. Hab. Candid.
Class. Final
Seriação
Colocado / Não Colocado
Laura Filipe Luis Guedes
Traverso
15
16,4
15,14
1º
Colocado
REGIME GERAL
Ramo
NOTA PE
Class. Hab. Candid.
Class. Final
Seriação
Colocado / Não Colocado
Henrique Louçã Silva de Almeida
Tuba
16
16,8
16,08
1º
Colocado
Pedro Daniel Ribeiro dos Santos
Tuba
15
*
______
______
______
REGIME GERAL
Ramo
NOTA PE
Class. Hab. Candid.
Class. Final
Seriação
Colocado / Não Colocado
Tomás Rodrigues Lima
Trombone
17
18,2
17,12
1º
Colocado
César Arezes Miranda
Trombone
17
15,9
16,89
2º
Colocado
Maria Novais Vieira Brites
Trombone
15
16
15,10
3º
Colocado
Gonçalo Rangel Barbosa de Jesus Silva
Trombone
15
15,6
15,06
4º
Não colocado
André Miguel Cabral de Melo
Trombone
13
*
______
______
______
Carolina da Cunha Barbosa
Trombone
15
*
______
______
______
REGIME GERAL
Ramo
NOTA PE
Class. Hab. Candid.
Class. Final
Seriação
Colocado / Não Colocado
Georgi Danielov Yordanov
Trompa
18
17,2
17,92
1º
Colocado
Gaspar Manuel Neto Inácio
Trompa
17
17,4
17,04
2º
Colocado
Diogo Alexandre da Silva Bernardino
Trompa
17
16,3
16,93
3º
Colocado
Rodrigo Madureira Carvalho
Trompa
16
16,4
16,04
4º
Colocado
Ruben Esteves Nascimento
Trompa
16
14,8
15,88
5º
Colocado
Sofia Maria Subtil Saturnino
Trompa
15
18
15,30
6º
Não colocado
Catarina da Costa Carvalho
Trompa
15
14,8
14,98
7º
Não colocado
David de Oliveira Barros
Trompa
12
*
______
______
______
Diogo Natal da Luz Matos
Trompa
12
*
______
______
______
Francisco Borges Barbosa
Trompa
15
*
______
______
______
Guilherme Filipe Silva Lopes
Trompa
11
*
______
______
______
Leonor Nunes Marinho
Trompa
18
*
______
______
______
Pedro Afonso Ribeiro Guimarães
Trompa
13
*
______
______
______
Catarina Ferreira Sousa
Trompa
11
*
______
______
______
REGIME GERAL
Ramo
NOTA PE
Class. Hab. Candid.
Class. Final
Seriação
Colocado / Não Colocado
Daniela Dourado da Cruz Amorim
Trompete
17
17,8
17,08
1º
Colocado
Diogo Cabrita Santos
Trompete
17
16,1
16,91
2º
Colocado
Abel Filipe Domingos Mendes
Trompete
17
14,6
16,76
3º
Colocado
Diogo Sousa Aguiar
Trompete
17
12,3
16,53
4º
Colocado
Francisca Victorino Almeida Dos Santos Fernandes
Trompete
16
15,3
15,93
5º
Colocado
Guilherme Januário da Guia
Trompete
16
14,7
15,87
6º
Não colocado
Sebastião Belchior Costa
Trompete
14
15,8
14,18
7º
Não colocado
Pedro de Sá Marques
Trompete
14
15,4
14,14
8º
Não colocado
Francisco José Lopes Castelhano
Trompete
13
18,8
13,58
9º
Não colocado
António Costa Joaquim
Trompete
13
*
______
______
______
Carolina Martinho da Silva
Trompete
13
*
______
______
______
Diogo Pinto Ribeiro
Trompete
13
*
______
______
______
Gabriel Neto Simões
Trompete
14
*
______
______
______
Miguel Ângelo Vidal Rodrigues da Silva
Trompete
14
*
______
______
______
Rafael Teixeira Ribeiro
Trompete
17
*
______
______
______
REGIME GERAL
Ramo
NOTA PE
Class. Hab. Candid.
Class. Final
Seriação
Colocado / Não Colocado
Márcia Almeida Furtado
Viola de Arco
16
16,5
16,05
1º
Colocado
Cláudia Beatriz Fortes Correia
Viola de Arco
14
14,2
14,02
2º
Colocado
Sofia Amaral Nunes dos Santos
Viola de Arco
14
12,5
13,85
3º
Colocado
Nicole do Livramento Dias
Viola de Arco
13
14,9
13,19
4º
Colocado
Daniel Cardoso da Silva Maia
Viola de Arco
17
*
______
______
______
Luisa da Silva Torres
Viola de Arco
15
*
______
______
______
REGIME GERAL
Ramo
NOTA PE
Class. Hab. Candid.
Class. Final
Seriação
Colocado / Não Colocado
Carolina de Brito Coelho
Violino
16
18,2
16,22
1º
Colocado
Tiago Lozano Chagas
Violino
16
16,8
16,08
2º
Colocado
Júlia Atamas Silva
Violino
15
18,5
15,35
3º
Colocado
Amanda Gonsalves Rodrigues
Violino
15
18,4
15,34
4º
Colocado
Matilde Alexandra Pereira Gonçalves
Violino
15
17,7
15,27
5º
Colocado
Afonso Miguel Martins Ferreira Pinto de Figueiredo
Violino
15
13
14,80
6º
Colocado
João Lourenço Correia Bastos
Violino
14
18,1
14,41
7º
Colocado
Catarina Beatriz Carvalho Ferreira
Violino
14
17
14,30
8º
Não colocado
Maria Miguel Gonçalves Cutiño
Violino
11
16,7
11,57
9º
Não colocado
Afonso Miguel Campos da Silva Pessoa Santana
Violino
16
*
______
______
______
Carolina Baptista da Silva Mota
Violino
17
*
______
______
______
Clara Lourenço Martins dos Santos
Violino
17
*
______
______
______
Guilherme Demétrio Charneca Vieira Vinhas
Violino
15
*
______
______
______
Lara Inês Freitas Martins
Violino
12
*
______
______
______
Madalena Loureiro Paredes de Abreu
Violino
13
*
______
______
______
Mercedes Salomé Sarabando Canhoto Neves de Almeida
Violino
13
*
______
______
______
Rogério Aresta Marques da Silva
Violino
16
*
______
______
______
Zitong Liu
Violino
17
*
______
______
______
REGIME GERAL
Ramo
NOTA PE
Class. Hab. Candid.
Class. Final
Seriação
Colocado / Não Colocado
Ester de Sena Santos
Violoncelo
18
17,3
17,93
1º
Colocado
Joana Sofia Macedo Santos
Violoncelo
14
17,9
14,39
2º
Colocado
Maria Gomes
Violoncelo
12
16,4
12,44
3º
Colocado
André Siroruca
Violoncelo
12
15,2
12,32
4º
Colocado
Artur Santos Pereira da Cunha Alexandre
Violoncelo
11
15,2
11,42
5º
Colocado
Catarina Mason de Freitas Branco Alves
Violoncelo
16
*
______
______
______
Leonardo Soares Vieira
Violoncelo
13
*
______
______
______
Maria Beatriz Azevedo Lopes
Violoncelo
15
*
______
______
______
Pedro Manuel Freitas de Oliveira
Violoncelo
13
*
______
______
______
Concursos Especiais
Maiores de 23 anos
Maiores de 23 anos
Variante/Ramo
Nota PE
CV
Entrev.
PCGM
Final
Seriação
Colocado / Não Colocado
Vagas
Tiago Luís Sepanas Mileu
Execução/Piano
19
19
19
Aprovado
19
1º
Colocado
2
Daniel Lima Afonso
Execução/IASP/Tuba
18
12
18
Dispensado
17
2º
Colocado
Gonçalo Pais Mota
Execução/IASP/Trompete
16
16
15
Dispensado
16
3º
Não colocado
Títulos de Cursos Superiores
Titulares de Cursos Superiores
Variante/Ramo
Nota PE
Class.F. Cand.
Class. Final
Seriação
Colocado/ Não Colocado
3 vagas
Rita Simplício da Silveira Madruga Carvão
Canto
15
15
15,00
1º
Colocado
Kateryna Lidnova
Viola de Arco
13
16
13,30
2º
Colocado
José Miguel Chichorro Ferreira de Almeida
Canto
13
14
13,10
3º
Colocado
Haidé Roboredo Ribeiro
Canto
11
16
11,50
4º
Não Colocado
Diogo Gaio Chaves
Canto
11
15
11,40
5º
Não Colocado
VARIANTE DE COMPOSIÇÃO, DIREÇÃO E FORMAÇÃO MUSICAL
Concurso Local de Acesso (Regime Normal)
VARIANTE DE COMPOSIÇÃO, DIREÇÃO E FORMAÇÃO MUSICAL
REGIME GERAL
Ramo
NOTA PE
Class. Hab. Candid.
Class. Final
Seriação
Colocado / Não Colocado
Pedro Moura Nogueira Mansilha Branco
Composição
15
17,4
15,24
1º
Colocado
Pedro Pádua Rodrigues
Composição
13
17,2
13,42
2º
Colocado
António Girão dos Santos Gervásio Fonseca
Composição
13
15,4
13,24
3º
Colocado
Samuel Bulcão da Silveira Dutra
Composição
12
18
12,60
4º
Colocado
Alexandre Lebre Vü
Composição
12
15,4
12,34
5º
Colocado
Tomás Rosa Duarte
Composição
12
15,2
12,32
6º
Colocado
Vera Sofia Ribeiro Carvalho
Composição
11
18,5
11,75
7º
Colocado
Mário Coutinho Tina
Composição
14
*
______
______
______
REGIME GERAL
Ramo
NOTA PE
Class. Hab. Candid.
Class. Final
Seriação
Colocado / Não Colocado
Alexandre de Almeida Castro Coelho
DCFM
19
15,5
18,65
1º
Colocado
Diogo Moura de Almeida Pinho Lopes
DCFM
18
16,8
17,88
2º
Colocado
Leonor Santos Morais
DCFM
14
17,4
14,34
3º
Colocado
Matilde de Meira e Cruz
DCFM
12
19
12,70
4º
Colocado
Lucas Emanuel Moreira Thaumaturgo
DCFM
10
13,3
10,33
5º
Colocado
REGIME GERAL
Ramo
NOTA PE
Class. Hab. Candid.
Class. Final
Seriação
Colocado / Não Colocado
Cristiana Verissimo Pouseiro
DOS
16
*
______
______
______
Concursos Especiais
Maiores de 23 anos
Maiores de 23 anos
Variante/Ramo
Nota PE
CV
Entrev.
PCGM
Final
Seriação
Colocado / Não Colocado
Vagas
Tiago Luís Sepanas Mileu
Direção Coral e Formação Musical
20
17
17
Aprovado
19
1º
Colocado
1
Marisa João Beirão Caraça Gaikwad
Direção de Orquestra de Sopros
18
17
14
Dispensado
18
2º
Não colocado
VARIANTE DE JAZZ
Concurso Local de Acesso (Regime Normal)
VARIANTE DE JAZZ
JAZZ - BAIXO/CONTRABAIXO
JAZZ
PE
Class. Hab. Candidatura
Class. Final
Seriação
Colocado/Não Colocado
Constança Canuto da Costa e Courela Peres
Contrabaixo
18
13,4
17,54
1º
Colocado
Lara Rodrigues Pereira
Contrabaixo
17
16,7
16,97
2º
Colocado
Telmo Baptista Lopes
Contrabaixo
16
14,6
15,86
3º
Colocado
João Sobral Pereira dos Reis Curado
Baixo
15
13,2
14,82
4º
Não colocado
Olívia Bento Pinto
Baixo
12
*
______
______
______
Tiago Emanuel Marques Fernandes
Baixo
14
*
______
______
______
JAZZ - BATERIA
JAZZ
Class. Hab. Candidatura
Class. Final
Seriação
Colocado/Não Colocado
Tomás de Figueiredo Baptista
Bateria
19
14,7
18,57
1º
Colocado
Lucas Ré Cardoso
Bateria
18
14,9
17,69
2º
Colocado
João António Nunes Ventura
Bateria
16
13,6
15,76
3º
Colocado
Ricardo Manuel Dias Ramos
Bateria
15
16,6
15,16
4º
Não colocado
Rui Pedro Pacheco Teixeira
Bateria
11
14,4
11,34
5º
Não colocado
Gonçalo Alves de Figueiredo
Bateria
17
*
______
______
______
Rodrigo Miguel de Faria Augusto
Bateria
14
*
______
______
______
Santiago Oliveira Monteiro da Cunha
Bateria
12
*
______
______
______
JAZZ - GUITARRA
JAZZ
PE
Class. Hab. Candidatura
Class. Final
Seriação
Colocado/Não Colocado
Marcelo Cantarinhas Ferreira
Guitarra
19
16,6
18,76
1º
Colocado
Susana Canelo de Sousa
Guitarra
18
18,1
18,01
2º
Colocado
Francisco de Medeiros Moz Carrapa
Guitarra
17
16,1
16,91
3º
Não colocado
Gustavo Antunes
Guitarra
17
16,0
16,9
4º
Não colocado
André Goulart Azevedo
Guitarra
13
19,1
13,61
5º
Não colocado
Gonçalo Jorge da Costa Salema
Guitarra
13
16,0
13,3
6º
Não colocado
Luís Miguel Ascenso da Silva
Guitarra
13
14,0
13,1
7º
Não colocado
João Francisco Ramos Alegrio
Guitarra
10
16,3
10,63
8º
Não colocado
António Luís Parreira Holtreman Roquette
Guitarra
12
*
______
______
______
Daniel Pardo Cerván
Guitarra
10
*
______
______
______
David Duarte Elias Conchinha da Conceição
Guitarra
16
*
______
______
______
Duarte Rodrigues Canaverde Vieira Espinha
Guitarra
12
*
______
______
______
Filipe Gentil Chambel Gonçalves
Guitarra
15
*
______
______
______
Francisco Coelho Antunes
Guitarra
16
*
______
______
______
Miguel Ângelo Alves Martins de Nascimento
Guitarra
12
*
______
______
______
Philippe Emmanuel Monteiro Paymal
Guitarra
13
*
______
______
______
JAZZ - ACORDEÃO / PIANO
JAZZ
PE
Class. Hab. Candidatura
Class. Final
Seriação
Colocado/Não Colocado
João da Silva Nogueira
Piano
18
15,8
17,78
1º
Colocado
Tomás Neves Toscano
Piano
17
18,3
17,13
2º
Colocado
Francisca Alexandre Antunes Leite Duarte González
Piano
16
16,6
16,06
3º
Colocado
Vasco Robert Pinto Nogueira
Piano
15
16
15,1
4º
Não colocado
Filipe Casinhas Mascarenhas
Piano
13
14,5
13,15
5º
Não Colocado
João Pedro Bueno Pereira
Piano
12
15,0
12,3
6º
Não colocado
Carlos Rodrigo Gonçalves
Acordeão
10
*
______
______
______
Ana Flor Varela Múrias
Piano
14
*
______
______
______
Vicente de Carvalho e Almeida
Piano
16
*
______
______
______
JAZZ - SAXOFONE / FLAUTA / VIOLINO
JAZZ
PE
Class. Hab. Candidatura
Class. Final
Seriação
Colocado/Não Colocado
Duarte Coelho Sá
Saxofone
16
16,4
16,04
1º
Colocado
Salvador Monteiro Virott da Costa
Saxofone
15
16,0
15,1
2º
Colocado
Gabriel Afonso Neves
Saxofone
14
13,4
13,94
3º
Não colocado
Ricardo Filipe Mendes Cardoso
Flauta
13
16,0
13,3
4º
Não Colocado
Tiago Duarte Jacques
Saxofone
13
15,8
13,28
5º
Não Colocado
Rita Maria Soares e Aparo
Saxofone
10
14,6
10,46
6º
Não Colocado
Hernâni Filipe Martins Almeida
Saxofone
14
*
______
______
______
João Vítor da Fonseca Heliodoro
Saxofone
11
*
______
______
______
Bruno Miguel Damasio Tavares
Saxofone
10
*
______
______
______
JAZZ - TROMBONE
JAZZ
PE
Class. Hab. Candidatura
Class. Final
Seriação
Colocado/Não Colocado
José Maria Sentieiro Marques Rodrigues
Trombone
14
13,8
13,98
1º
Colocado
Afonso Dias Valente
Trombone
13
13,2
13,02
2º
Colocado
JAZZ - TROMPETE
JAZZ
PE
Class. Hab. Candidatura
Class. Final
Seriação
Colocado/Não Colocado
Henrique Correia Pinto
Trompete
19
15,2
18,62
1º
Colocado
Renato da Silva Duarte Mendes
Trompete
14
16,0
14,2
2º
Colocado
JAZZ - VOZ
JAZZ
PE
Class. Hab. Candidatura
Class. Final
Seriação
Colocado/Não Colocado
Mariana Novais da Silveira Ramos
Voz
18
12,3
17,43
1º
Colocado
André Goulart Azevedo
Voz
17
19,1
17,21
2º
Não Colocado
Alícia Taís Pereira Tavares
Voz
17
14,6
16,76
3º
Não Colocado
Francisca Machado e Costa Maia dos Santos
Voz
15
14,6
14,96
4º
Não Colocado
João Guilherme Pinheiro de Abreu Fonseca
Voz
13
16,4
13,34
5º
Não Colocado
Beatriz Maria Almeida D' Eça Ribeiro Gomes
Voz
13
15,8
13,28
6º
Não Colocado
Carolina José Estrela Pilão
Voz
13
14,6
13,16
7º
Não Colocado
Matilde Motta Veiga
Voz
11
14,5
11,35
8º
Não Colocado
Beatriz de Sousa Alves
Voz
13
*
______
______
______
Eva Maria Moniz Bonacho
Voz
12
*
______
______
______
Filipa Peixoto Ferreira
Voz
12
*
______
______
______
Laura Nataly Rúa García
Voz
12
*
______
______
______
Sophie Moura Reis
Voz
12
*
______
______
______
Concursos Especiais
Maiores de 23 anos
Maiores de 23 anos
Variante/Ramo
Nota PE
CV
Entrev.
Final
Seriação
Colocado / Não Colocado
1 Vaga
Ruben Miguel Lourenço de Almeida
Jazz / Piano
16
14
17
16
1º
Colocado
Roberto Cebola Matos
Jazz / Guitarra
12
14
15
13
2º
Não Colocado
João Francisco Lopes
Jazz / Saxofone
11
14
15
12
3º
Não Colocado
Títulos de Cursos Superiores
Titulares de Cursos Superiores
Variante
Nota PE
Class.F. Cand.
Class. Final
Seriação
Colocado/ Não Colocado
Gabriela Guerra Figueiredo
Jazz - Saxofone
15
17
15,20
1º
Colocado
João Monteiro Lopes
Jazz - Guitarra
13
12
12,90
2º
Não colocado
Chiara Picotto
Jazz - Voz
11
18
11,70
3º
Não colocado
Regime de Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior
Mudança de Par Instituição / Curso
Prova Especifica
Média UC' s
Class.F. Cand.
Seriação
Colocado /Não Colocado
1 vaga
Said Fernandes Bouhamara (Jazz - Bateria)
16
16,72
16,18
1º
Colocado
Oriana Júlia Lopes Carvalho Neto (Jazz - Voz)
15
12,5
14,38
2º
Não colocado
João Sobral Pereira dos Reis Curado (Jazz - Baixo)
13
13,55
13,14
3º
Não colocado
Francisco Coelho Antunes (Jazz - Guitarra)
11
19,5
13,13
4º
Não colocado
Ainda tem dúvidas?
Não se preocupe. Os Serviços Académicos encontram-se ao seu total dispor.