Diogo Alarcão (n. 1970, Lisboa) licenciou-se em Engenharia Física Tecnológica e doutorou-se em Engenharia Electrotécnica e Computadores, na área da Acústica de Salas e Acústica Virtual, no Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa.
Exerce actualmente funções de docência na Escola Superior de Música de Lisboa, na área das Tecnologias da Música, sendo membro do Conselho de Representantes e do Conselho Pedagógico da Escola. Integra ainda o Grupo de Acústica e Controlo de Ruído do CAPS – IST, onde foi investigador principal, a par de funções docentes no Mestrado Integrado em Eng.ª do Ambiente, no Mestrado em Arquitectura e no DFA em Acústica do IST.
A sua área de especialização são os modelos matemático-físicos da acústica em espaços fechados e espaços abertos, tendo sido responsável pelo projecto “Virtusound” (simulação e auralização sonora de espaços virtuais em tempo real). Presentemente é responsável pelos projectos IDICA “ACUSVMOTTA – Determinação da qualidade acústica objectiva do Auditório Vianna da Motta da ESML” e “AURA3D – Auralização 3D”.
É Coordenador adjunto da Especialização em Engenharia Acústica da Ordem dos Engenheiros, Coordenador da Subcomissão de normalização técnica “Acústica Física e Psicoacústica, membro da Direcção da Sociedade Portuguesa de Acústica (SPA), e membro do Expert Panel da EGC da Comissão Europeia.