ÁREA DE COMPOSIÇÃO
1. Apresentação de um portfólio com obras que o candidato considere relevantes na sua produção, integrando, sempre que possível, gravações de execuções públicas das mesmas.
2. Prova escrita de português - em data a anunciar.
3. Entrevista, com a duração aproximada de 20 minutos, para discussão do portfólio.
ÁREA DE DIREÇÃO (CORAL/ORQUESTRAL)
- Apresentação de portfólio onde deve constar a experiência na área da Direção e gravações vídeo com obras dirigidas pelo candidato em pelo menos duas formações distintas – a título de exemplo: Orquestra de Sopros/Banda, Orquestra Cordas/Sinfónica, Coro a cappella de maior dimensão, Ensemble ou Grupo Vocal a cappella de menor dimensão, Coro e Orquestra (Sinfónica, de sopros ou de cordas), Coro e Ensemble Instrumental, Ensemble Instrumental Misto.
- Prova escrita de português – em data a anunciar.
- Direção Coral: execução da peça obrigatória – "My love dwelt in a Northern Land" (Edward Elgar).
- Direção Orquestral: a prova prática, a ter lugar no dia 16 de maio de 2024, às 11.30h, durará aproximadamente 10 minutos, e consistirá num ensaio de cerca de 3 minutos, seguindo-se o restante tempo para a execução da peça obrigatória – Abertura de "D. Giovanni", K.627 (wolfgang Amadeus Mozart).
- O júri reserva-se o direito de interromper a prova prática antes do fim dos 10 minutos.
- Entrevista, com a duração aproximada de 20 minutos, para discussão do portfólio.
ÁREA DE FORMAÇÃO MUSICAL
- Prova escrita (ca. 1 hora): reconhecimento de intervalos (sequência de sons), ditado de melodia, ditado polifónico para preenchimento de espaços, ditado de baixo e análise funcional (com melodia dada).
- Texto escrito pelo candidato: o texto, obrigatoriamente escrito em português, deverá ser enviado para o endereço de e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até três dias antes da prova escrita. Deverá incluir: uma descrição sucinta da motivação conducente à candidatura e dos objetivos esperados durante a possível frequência do ciclo de estudos; uma reflexão fundamentada em literatura à escolha do candidato sobre processos de aprendizagem musical no contexto do ensino artístico especializado. Normas: dimensão de 1300 a 2000 palavras; entrega em ficheiro PDF, formatação em Times ou Calibri, tamanho 12, espaçamento 1.5, entregue com Folha de Rosto (capa) e Bibliografia em formato APA.
- Provas de leitura à 1ª vista: leitura rítmica, leitura cantada de intervalos a partir de um qualquer som e duas melodias sem acompanhamento (uma tonal, outra atonal ou com dificuldades intervalares).
- Provas preparadas de canto e piano:
a) Uma obra para canto e piano, à escolha do candidato, para ser cantada com texto e tocada, em simultâneo por ele.
b) Execução, à escolha do candidato, do acompanhamento ao piano da obra "A Chloris" de Reynaldo Hahn, ou de "Nicolette" de Maurice Ravel ("Trois chansons", transcrição para voz e piano) - partituras disponiveis nos Serviços Académicos.
5. Entrevista.
6. Avaliação: a prova escrita é realizada em simultâneo para todos os candidatos; o texto é entregue é enviado por e-mail três dias antes da prova escrita. As provas 3, 4 e 5 são feitas individualmente e, dado incluírem provas de leitura à 1ª vista iguais para todos os candidatos, não são públicas. Todas as provas serão avaliadas numa escala de 0 a 20 valores. Os candidatos só serão aprovados se tiverem o mínimo de 10 valores em qualquer das 5 provas. A avaliação final da prova de acesso é obtida pela média aritmética das 5 provas referidas e conduz à seriação dos candidatos aprovados, que serão colocados em função do número de vagas de acesso.
ÁREA DE INSTRUMENTO/CANTO
1. Programa, à escolha do candidato, com a duração aproximada de 20 minutos e que inclua obras contrastantes.
2. Prova escrita de português - em data a anunciar
3. Entrevista.
4. O júri reserva-se o direito de não ouvir as obras na íntegra.
5. Na área de especialização de Canto, o candidato terá de trazer um pianista acompanhador.