ÁREA DE COMPOSIÇÃO
1) Apresentação de um portfólio com obras que o candidato considere relevantes na sua produção, integrando, sempre que possível, gravações de execuções públicas das mesmas.
2) Texto escrito, em português ou inglês, justificativo da escolha das obras incluídas no portfólio apresentado, a entregar no dia da realização da entrevista.
3) Entrevista, com a duração aproximada de 20 minutos, para discussão do portfólio.
ÁREA DE DIREÇÃO CORAL/DIREÇÃO DE ORQUESTRA
2) Texto escrito, em português ou inglês, justificativo da escolha das obras incluídas no portfólio apresentado, a entregar no dia da realização da entrevista.
4) Direção de Orquestra: a prova prática (aprox. 15 minutos) terá lugar no dia 20 de maio de 2025, às 11h00, e consistirá num ensaio de 5 minutos, seguindo-se o restante tempo para a execução da peça obrigatória – 1.º andamento da Sinfonia n.º 5 em Dó menor, Op. 67 (L. van Beethoven).
5) O júri reserva-se o direito de interromper a prova prática antes do fim dos 15 minutos.
6) Entrevista, com a duração aproximada de 20 minutos, para discussão do portfólio.
Nota: O júri reserva-se o direito de interromper a prova prática antes do fim dos 15 minutos.
ÁREA DE INSTRUMENTO/CANTO
1) Execução de um programa preenchido com obras contrastantes de livre escolha do candidato, com a duração aproximada de 20 minutos.
2) Texto escrito, em português ou inglês, justificativo da escolha do programa apresentado, a entregar no momento da realização da prova prática.
3) Entrevista.
4) O Júri reserva-se o direito de não ouvir as obras na íntegra.
5) Na área de especialização de Canto, o candidato terá de trazer um pianista acompanhador.
ÁREA DE JAZZ
1) Prova prática de instrumento:
a. O candidato deverá escolher 3 temas contrastantes em carácter e tempo (melodia, improviso e comping). Poderá executar cada um dos temas a solo, com um (no máximo) músico acompanhador, ou recorrendo a playalong (Aebersold, Band-in-a-Box, iReal ou outro). No caso de ser acompanhado, o candidato é responsável pela pontualidade do seu acompanhador, assim como pelo material necessário para a execução (instrumentos, cabos, pratos de bateria, baquetas, etc.). Serão disponibilizados piano, bateria, amplificador de baixo e amplificador de guitarra.
b. Prova de leitura à primeira vista (melodia e cifra, com improvisação e comping ou walking). Os candidatos de bateria farão leitura de estudos rítmicos e/ou de excertos de orquestra ou de Big Band.
2) Texto escrito, em português ou inglês, justificativo da escolha do programa apresentado, a entregar no momento da realização da prova prática de instrumento.
3) Entrevista.
Notas:
- Todos os candidatos deverão trazer partituras dos temas escolhidos para execução.
- Os candidatos de voz deverão obrigatoriamente escolher pelo menos um tema com letra e outro “instrumental” (sem letra). Microfone e amplificador para voz estarão disponíveis na sala (por questões de higiene, aconselha-se o uso de microfone próprio).
- Os candidatos de bateria deverão mostrar conhecimentos sobre rudimentos (single stroke, double stroke, paraddidle simples, duplo e triplo), swing (4/4 e 3/4), latino, bossa-nova e compassos irregulares. Os bateristas deverão trazer baquetas e vassouras.
- Os candidatos de guitarra e baixo deverão trazer os seus instrumentos, assim como os cabos necessários. Amplificadores de guitarra ou de baixo estarão disponíveis na sala.
- Os candidatos deverão trazer os seus playalongs (smartphone, leitor mp3, tablet ou computador; qualquer um deles com saída ou adaptador para mini-jack).
- Com exceção do piano, da bateria e do vibrafone, os candidatos são responsáveis por trazer o seu instrumento.
- Os instrumentos lecionados são: voz, saxofone, trompete, trombone, piano, guitarra elétrica, contrabaixo e bateria. Candidatos a outros instrumentos deverão exibir muito bom domínio técnico que o Júri considere suficiente e de desenvolvimento autónomo, uma vez que poderão vir a ter aula de instrumento com outro instrumentista.
Critérios de avaliação:
- É realizada uma avaliação global da execução, tendo em conta os seguintes elementos (notados a título indicativo numa grelha de insuficiente, suficiente, bom e muito bom): qualidade de som e afinação; competência técnica (articulação, destreza, etc.); sentido rítmico; noção de forma/harmonia (grau de consciência harmónica no improviso); criatividade/vocabulário; expressividade/musicalidade e leitura à primeira vista.