Análise Musical A 3

Análise Musical A 3
Curso:
Licenciatura em Música
Variante:
Execução
Ramo:
Canto, Cordas dedilhadas, Musica Antiga, Instrumentos de sopro arco e percussão, Órgão e Piano
Tempo de Contacto/horas (semestral)
30
Area científica:
MUS
Ano curricular:
2
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
3
Tipo (1):
TP
Docente responsavel:
Carlos Caires
Carga horária do docente responsável na UC:
0
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Sérgio Azevedo 30h, José Luis Ferreira 30h
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender a necessidade da análise para o músico instrumentista. Desenvolver a capacidade de análise estrutural, funcional e formal a partir de observação e audição de obras. Relacionar os materiais em análise com outras obras, tendo uma perspectiva sobre a evolução das linguagem musical ao longo da Historia da cultura ocidental.

Conteúdos Programáticos:

O programa incide sobre o estudo de várias obras abrangendo os períodos da transição do Séc. XIX para o Séc. XX (do Tonalismo ao Pantonalisno e Modalismo) e a primeira metade do Séc. XX – (Dodecafonismo e o Neoclassicismo)

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão e com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo apresentações e discussão de trabalhos, outras provas, testes ou exames, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.

Bibliografia:

GRIFFITHS, Paul. A Música Moderna Uma história concisa e ilustrada de Debussy a Boulez, trad. Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda., 1987. GRIFFITHS, Paul.Modern Music and After Directions since 1945. Oxford: Oxford University Press, 1995. LESTER, Joel. Analytical Approaches to TwentiethCentury Music. New York/London: W.W.Norton & Company, 1989.

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)