Acústica Musical 1 |
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Acústica Musical 1
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Compreender o funcionamento dos sistemas oscilatórios simples e complexos com aplicação aos instrumentos musicais. Conhecer as características acústicas mais relevantes dos diferentes instrumentos musicais, bem como os principais métodos de análise das mesmas.
Oscilador harmónico, ressoador de Helmholtz. Regime forçado, frequências de ressonância. Cordofones: Equação de onda e soluções gerais ondulatórias. Reflexão numa extremidade fixa e livre. Regime forçado. Número de onda. Relação fundamental ondas. Relações de potência. Frequências de ressonância e de anti-ressonância. Modos e frequências de vibração naturais: Frequência, intensidade, timbre, espectro, fundamental, harmónicos, parciais. Energia de vibração dos modos próprios. Análise de Fourier. Aerofones: Extremidade aberta e extremidade fechada de tubos. Modos próprios e frequências próprias. Membranofones: membranas rectangulares e circulares. Modos próprios e frequências próprias. Conceitos musicais: Loudness, altura e timbre. Escala dó maior. Consonância, dissonância, interferência e batimentos. Oitavas contidas num intervalo. Intervalos, afinação, escalas e temperamentos. Escala Pitagórica, natural e de igual temperamento. Intervalos naturais e intervalos temperados. Temperamento natural.
Atendendo aos objetivos de aprendizagem da UC qualquer especialista na matéria poderá constatar que todos os pontos dos conteúdos programáticos visam dotar os alunos com os conhecimentos e competências necessárias ao seu cumprimento e à aquisição dos referidos objetivos.
A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação pelo docente, complementada com o seu estudo e abordagem dos exercícios e actividades realizadas na aula, com vista à aquisição dos conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. Aulas com grande componente de exercícios resolvidos e aplicados a instrumentos musicais concretos. Vários trabalhos de índole prática são realizados pelos alunos de modo a cimentarem os conhecimentos adquiridos nas aulas. Turma. O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas atividades desenvolvidas em aula, incluindo trabalhos e testes, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C. AVALIAÇÃO CONTÍNUA AF= Tx0.5+TRABx0.4+PARTx0.1 AF - Avaliação Final; T - Teste; TRAB – Trabalhos práticos. PART – participação nas aulas. Máximo de faltas para ter aproveitamento na avaliação contínua: 3 (exceto trabalhadores estudantes). Os estudantes que tenham reprovado no Teste Final escrito inserido na avaliação contínua podem realizar um Teste de Recuperação na Época de Exames.
A metodologia de ensino basear-se-á na transferência de conceitos teóricos e práticos através da utilização intensiva de aulas com exercícios e problemas práticos e casos de estudo (reais), bem como de aulas de realização de trabalhos experimentais. Todos os conceitos e fundamentos apresentados no programa da UC são amplamente discutidos com os alunos nas aulas procurando-se, sempre que possível, de mostrar a aplicação dos conceitos a casos reais conhecidos pelos alunos. Deste modo consegue-se satisfazer o objectivo de dar a conhecer todos os conceitos ligados à acústica musical, em concreto. A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida através do desempenho e evolução do aluno nas aulas, e no resultado dos trabalhos práticos e dos testes ou exames.
Textos de Apoio à UC Acústica Musical - Diogo Alarcão Fundamentals of Acoustics - Lawrence E. Kinsler, Austin R. Frey, Alan B. Coppens, James V. Sanders; Editora: John Wiley & Sons. (2000 – 4.ª edição) Acústica Musical – Luís L. Henrique; Editora: Fundação Calouste Gulbenkian (2011 – 4.ª edição)
(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)