Análise Musical A 3 |
---|
Análise Musical A 3
|
Compreender a necessidade da análise para o músico instrumentista. Desenvolver a capacidade de análise estrutural, funcional e formal a partir de observação e audição de obras. Relacionar os materiais em análise com outras obras, tendo uma perspectiva sobre a evolução das linguagem musical ao longo da Historia da cultura ocidental.
O programa incide sobre o estudo de várias obras abrangendo os períodos da transição do Séc. XIX para o Séc. XX (do Tonalismo ao Pantonalisno e Modalismo) e a primeira metade do Séc. XX – (Dodecafonismo e o Neoclassicismo)
Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.
A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão e com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo apresentações e discussão de trabalhos, outras provas, testes ou exames, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.
A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.
GRIFFITHS, Paul. A Música Moderna Uma história concisa e ilustrada de Debussy a Boulez, trad. Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda., 1987. GRIFFITHS, Paul.Modern Music and After Directions since 1945. Oxford: Oxford University Press, 1995. LESTER, Joel. Analytical Approaches to TwentiethCentury Music. New York/London: W.W.Norton & Company, 1989.
(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)