Acústica de Salas 1 |
---|
Acústica de Salas 1
|
Compreender como o som se propaga dentro de recintos fechados. Perceber o que distingue espaços fechados grandes de espaços fechados pequenos do ponto de vista acústico. Estudar e compreender os diversos fenómenos acústicos que ocorrem dentro de um recinto fechado. Conhecer os parâmetros que qualificam a acústica de salas. Saber avaliar acusticamente um recinto fechado, objectivamente e também subjectivamente. Ser capar de fazer o projecto de tratamento acústico de um recinto fechado. Estudar os fundamentos das instalações electroacústicas.
Som em espaços abertos e espaços fechados. Ondas estacionárias e ressonância. Modos próprios e frequências próprias. Tempo de reverberação. Absorção e difusão acústica. Campos sonoros próximo e afastado e distância crítica. Medições acústicas. Resposta ao impulso e primeiras reflexões. Estúdios e salas de audição crítica. Parâmetros acústicos subjectivos e objectivos. Acústica de salas grandes Instalações electroacústicas.
Atendendo aos objetivos de aprendizagem da UC qualquer especialista na matéria poderá constatar que todos os pontos dos conteúdos programáticos visam dotar os alunos com os conhecimentos e competências necessárias ao seu cumprimento e à aquisição dos referidos objetivos.
A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão e com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - Aulas com grande componente de exercícios resolvidos e aplicados a acústica de salas. Vários trabalhos de índole prática são realizados pelos alunos de modo a cimentarem os conhecimentos adquiridos nas aulas. Grupo/Turma. Esta UC é dada a uma turma em aulas de grupo. O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo apresentações e discussão de trabalhos, outras provas, testes ou exames, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C. AVALIAÇÃO CONTÍNUA AF= Tx0.5+TRABx0.4+PARTx0.1 AF - Avaliação Final TRAB – Trabalhos práticos. PART – participação nas aulas. Máximo de faltas para ter aproveitamento na avaliação contínua: 3 (exceto trabalhadores estudantes). Os estudantes que tenham reprovado no Teste Final escrito inserido na avaliação contínua podem realizar um Teste de Recuperação na Época de Exames.
A metodologia de ensino basear-se-á na transferência de conceitos teóricos e práticos através da utilização intensiva de aulas com exercícios e problemas práticos e casos de estudo (reais), bem como de aulas de realização de trabalhos experimentais. Todos os conceitos e fundamentos apresentados no programa da UC são amplamente discutidos com os alunos nas aulas procurando-se, sempre que possível, de mostrar a aplicação dos conceitos a casos reais conhecidos pelos alunos. Deste modo consegue-se satisfazer o objectivo de dar a conhecer todos os conceitos ligados à acústica de salas, em concreto. A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida através do desempenho e evolução do aluno nas aulas, e no resultado dos trabalhos práticos e dos testes ou exames.
Textos de Apoio à UC Acústica de Salas - Diogo Alarcão Fundamentals of Acoustics - Lawrence E. Kinsler, Austin R. Frey, Alan B. Coppens, James V. Sanders; Editora: John Wiley & Sons. (2000 – 4.ª edição) Room Acoustics – Heinrich Kuttruff; Editora: CRC Press, Taylor & Francis Group, Boca Raton, London, New York, 2017. ISBN 978-1-4822-6043-4. (2016 – 6.ª edição) Concert Halls and Opera Houses: Music, Acoustics and Architecture – Leo Beranek; Editora: Springer, 2004. ISBN 978-0-387-21636-2. (2004 – 2.ª edição).
(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)