Ana Seara (1985) iniciou os seus estudos de música no Conservatório de Música de Braga. Em 2007, concluiu a Licenciatura em Composição ESML, com média final de 19 valores. Em 2006 obteve menção honrosa no Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim e em 2007 venceu o 2.º prémio da categoria “Música de Orquestra” deste mesmo concurso.
Neste ano teve encomendas da Antena2 e da OrchestrUtopica. Foi premiada no 3.º concurso composição da Póvoa de Varzim, nas categorias de música de câmara - 2.º Prémio - e música de orquestra - 1.º Prémio (2008). Terminou, em 2010, o Mestrado em Composição com prova de dissertação de 18 valores. Teve encomendas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Sinfonietta de Lisboa e Grupo de Música Contemporânea de Lisboa. Participou no 1.º Fórum Jovens Compositores do Sond’Ar- te Electric Ensemble. Em 2012 participa no Workshop de Composição para Voz com Luca Francesconi na Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito da European Network of Opera Academies onde estreou uma peça para mezzo-soprano e orquestra. Em 2012 e 2013 teve encomendas da Fondazione Adkins Chiti: Donne em Musica – Roma, foi nomeada para o 1.º Prémio Jovem Compositor do Festival de Música de Verbier e participou no Workshop de Ópera de Câmara, em Budapeste, com Peter Eötvös. Em 2014 teve uma nova obra encomendada pela Orquestra Gulbenkian. Como compositora ENOA, Ana participou em projetos em Ghent – Bélgica (2013 e 2014), no Festival Aix-en-Provence – França (2014), Munique (2016), Music Chapel – Bélgica (2016 e 2017) e Dutch National Opera - Holanda (2017). Ana foi a Jovem Compositora Residente da Casa da Música – Porto na temporada 2014, trabalhando com o Remix Ensemble e a Orquestra Sinfónica Casa da Música. Tem uma ópera imersiva e participativa para crianças em digressão, uma produção ENOA, co-produção Queen Elisabeth Music Chapel, Escuela de Musica Reina Sofia e Fundação Calouste Gulbenkian. Em Julho 2018, a convite do Festival d'Aix-en-Provence participou no workshop "Women Opera Makers", com Katie Mitchell - um painel de discussão acerca do papel das mulheres no mundo da ópera. Neste momento, tem agendadas estreias de obras encomendadas pelo MPMP (Movimento Patrimonial para a Música Portuguesa), GMCL (Grupo de Música Contemporânea de Lisboa) e TNSC (Teatro Nacional de S. Carlos - Encomenda para as comemorações dos 25 anos da Orquestra Sinfónica Português. Obra para orquestra, solistas e o Coro do TNSC). É, também, Diretora Pedagógica e Professora na Academia de Música de Lisboa e Assistente convidada na Escola Superior de Música de Lisboa, na Licenciatura em Tecnologias da Música.