Natural de Lisboa, António Manuel Esteireiro é licenciado em Órgão pela Escola Superior de Música e Teatro de Munique, e em Música Sacra pela Escola Superior de Música Sacra de Regensburg (Órgão e Improvisação com Franz Josef Stoiber).
Posteriormente frequenta a classe de Órgão de Hans-Ola Ericsson na Escola Superior de Música de Bremen.
Tem realizado concertos tanto como solista, como integrado em várias formações corais e orquestrais, em várias cidades, tais como, Lisboa, Porto, Mafra, Leiria, Beja, Aveiro, Munique, Regensburg, Colónia, Würzburg, Aschaffenburg, Amorbach, Wiesbaden, Speyer, Metz, Bremen, São Paulo entre outras.
Professor de órgão nos Cursos Nacionais de Música Litúrgica organizados pelo Santuário de Fátima em colaboração com o Secretariado Nacional de Liturgia, é também colaborador regular do Serviço de Música Sacra da Paróquia de Santa Maria de Belém.
Entre 2000 e 2002 fez parte do corpo docente do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian em Aveiro. Actualmente lecciona no Instituto Gregoriano de Lisboa e na Escola Superior de Música de Lisboa as disciplinas de Órgão e Acompanhamento e Improvisação.